terça-feira, 22 de novembro de 2011

Expansão da UENF na pauta do Conselho Curador

Da ASCOM/UENF:
A necessidade de expansão da UENF foi um dos assuntos abordados sexta-feira, 18/11, durante a última reunião do Conselho Curador da Universidade, que congrega membros da própria comunidade universitária e representantes das Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Fazenda (Sefaz) e Planejamento (Seplag). Durante a reunião, realizada na UENF, os conselheiros receberam um documento no qual estão elencados dez motivos para a expansão da UENF. Um dos itens do documento chama a atenção para a carência do Estado, lembrando que “os investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia são basilares para o desenvolvimento sustentável”.
Além do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, e do vice-reitor, Edson Correa da Silva, estiveram presentes o subsecretário de Estado de Educação Profissional e Ensino Superior, Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite (representante da Sect), o subsecretário de Fazenda, Paulo Sérgio Braga Tafner (representante da Sefaz) e Cristina Lucia de Barros Vianna (representante da Seplag). Pela UENF estiveram ainda presentes Arnoldo Rocha Façanha (representante dos docentes) e Maurício Falcão Aguiar (representante dos técnicos).
Após a reunião, os membros do Conselho Curador visitaram o Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV), a Centrífuga Geotécnica e o Laboratório de Ciências Físicas, onde receberam informações sobre as pesquisas em andamento. No LAMAV, foram recebidos pela professora Ana Lúcia Diegues Skury; na Centrífuga, pelo professor Fernando Saboya; e no LCFIS, pelos professores Helion Vargas e Marcelo Gomes da Silva.
Veja, na íntegra, os dez motivos expostos no documento divulgado na reunião do Conselho Curador:
1- Preceito constitucional – Conforme estabelecido no artigo 49 das Disposições Transitórias da Constituição de 1989 do Estado do Rio de Janeiro;
2- Plano Orientador de Darcy Ribeiro – Conforme desenvolvido no primeiro volume da Revista Terceiro Milênio (1993)
3- Preceito estatutário – conforme previsto no artigo 1º do Estatuto da UENF (Decreto nº 30.672/2002)
4- Garantia Legal para aumento da força de trabalho – A Lei 4.800/2006 prevê um quantitativo de professores e técnico-administrativos muito superior ao existente hoje. No caso de docentes, por exemplo, o quadro atual representa menos da metade do previsto por Lei;
5- Papel da UENF no Desenvolvimento Regional – As propostas de expansão da UENF são congruentes com o atual Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro patrocinado pelo Governo Estadual e que está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-RJ);
6- Demanda da Região e apoio da sociedade – Sendo a mais carente do nosso Estado, esta região clama por iniciativas do Governo que levem a dias melhores, havendo já a consciência de que investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia são basilares para o desenvolvimento sustentável. Os setores mais expressivos da sociedade da região estão reivindicando a instalação de campi da UENF por meio de mobilizações de várias naturezas. Está mais do que na hora do nosso Governo Estadual responder PRESENTE a este chamamento da sociedade.
7-Papel social específico – Instalada no interior do nosso Estado, a UENF forma recursos humanos qualificados e de alto nível, facilitando o acesso da população à formação superior, oferecendo um leque abrangente de cursos de graduação e garantindo um numero expressivo de vagas na formação de docentes para o Ensino Básico. Esta grande tarefa precisa ser ampliada significativamente diante do tamanho do desafio.
8- Compromissos assumidos em público – Os clamores populares têm sido respondidos pelos dirigentes eleitos (Governador, Prefeitos e Parlamentares), de forma até entusiasta, pela instalação de campi da UENF em locais estratégicos da região. Esses compromissos precisam ser honrados. A consolidação e ampliação da UENF constitui uma ação efetiva da participação do Poder Público na solução dos problemas mais candentes da região.
9- Missão diante dos grandes empreendimentos – A região tem sido alvo de grandes projetos econômico-industriais tais como o Complexo Portuário do Açu, o Complexo Logístico Naval Farol / Barra do Furado, além das empreitadas da Exploração do Petróleo atual e Projetos do Pré-Sal. Nestas circunstâncias, a Universidade é a instituição chamada para intervir, por exemplo, na qualificação dos profissionais necessários, nos estudos de impactos socioambientais e,sobretudo, na perenidade e sustentabilidade do desenvolvimento humano/ambiental desejado nos dias de hoje.
10 – A UENF está fazendo a sua parte – Concebida por Darcy Ribeiro, criada por Leonel Brizola e projetada por Oscar Niemeyer, esta jovem Universidade tem mostrado a que veio. Seus cursos de graduação e programas de pós-graduação têm sido bem avaliados. Em 18 anos já foram produzidas mais de 2.200 teses de mestrado e doutorado, a maioria abordando soluções de problemas da região. Seus pesquisadores ocupam posições de destaque em publicações em revistas internacionais; alguns dos quais são laureados com comendas da maior expressão científica. São vários os prêmios já recebidos, decorrentes de avaliações externas nacionais e internacionais das mais credenciadas. Por estas razões, a UENF está sendo bem cotada com vistas à celebração de parcerias, como por exemplo, no Programa Federal “Ciência sem Fronteiras”, dentro do Projeto de Internacionalização.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tém bucha de canhão, chegando amarrotada na " Alerj "para dar aquela força para os docentes da Uenf.

Anônimo disse...

Á " titica do cavalo do bandido " está chegando na Alerj ".

Professor Pardal disse...

Notcia muito triste, foi declarada de FRANKENSTEIN á Nova Tabela do " P.C.C. " ( Plano de Cargos e Carreiras ) da Uerj.
É pelo o visto o olho GRANDE, teve influência lá na Uerj também, tal como aqui na Uenf : aqui atrapalharam os três niveis e la na Uerj á bola da vez foi os " TNSs " que barato tá todo mundo querendo tirar uma casquinha nas costas alheias.

Professor Pardal.

Professor Pardal disse...

Governo do Rio pode, rejeitar proposta de implantação de Plano de Saúde da Uenf.

Professor Pardal.

Professor Pardal disse...

Devido ao aumento dos auxilios : alimentação e creche na Uerj, governo pode reajustar os da Uenf.

Professor Pardal.

Anônimo disse...

E assim caminha a humanidade. Lembro-me muito bem das críticas dos intelectuais contra os militares na época da ditadura: "eles (os militares)só pensam em obras monumentais...", diziam. Tempos se passaram e vejam só: expansão da UENF. Não seria essa idéia algo "monumental" ? Senão vejamos: e se tivéssemos mais cursos, principalmente noturnos, aqui no campus Leonel Brizola ? E se o bandejão funcionasse ? E se abrissem concurso público para técnicos e professores ? Não ! Preferem o glamour de expandir a universidade - uma prova de que os militares não eram os únicos com idéias e propostas "monumentais"...

Anônimo disse...

É, pensam em expansão mas o bandejão que é bom = nada !

Gastaram dinheiro público com a obra que não serve pra nada e não atende ninguém.

Queremos o bandejão FUNCIONANDO !

Professor Pardal disse...

Mais uma vez, os docentes da Uenf ficam haver navios pela a D.E. . Esse governo deste Estado ( Rio )quer mesmo acabar com as Instituições`Públicas de ensino Superior: sucateamento, más condições de trabalhos, baixos sálarios, diminuição e cortes bruscos de orçamentos é a meta deste Governo que inlucidamente e inesclupulosamente, determina o fim, drástico de um patrimonio pluritariamente sólido que foi edificado, por grandes Mestres para formar outros, grandes pensadores e elevar á nação a um pais de primeiro mundo.

Professor Pardal.

Professor Pardal disse...

É triste e é calamitoso, á situação do ensino Superior.
É preciso, lutar pela a " AUTONOMIA FINANCEIRA "ou do contrário, o poder privado vai tomar conta ou vai ser dono.
Num orçamento previsto para 2012 da Uenf da ordem de R$ 256.ooo.ooo,oo e o Governo determina R$ 141.000.000.000,00 para 2012, aonde fica a expansão que o Secretário de Ciências e Tecnologias quer aplicar. É Dr. Alexandre Cardoso, Vossa Excelência está querendo expansão de clatera tipo de grandes chuvas, torências.

Professor Pardal.

Sambishão disse...

Estou vendo que o Máguinifico " Silver ", vai ter muito trabalho : orçamento apertado, promessas não cumpridas, possivél rompimento com a Delegacia do Sintuperj que não faz nada da Uenf. Bom delegacia do sintuperj da Uenf de agora em diante não vale mais bater com as " ROSAS VERMELHAS " é preciso tirar as rosas, e bater com os " ESPINHOS " ou á Categoria vão " dispensar " esta delegacia de sindicos para fora e fora mesmo.

Ass. Sambishão, ou vai pra' luta ou sai, bater com " amor " é em quatro paredes com uma " bela mulher ".

DATAVENIA JUSTO disse...

CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICOS JÁ !

JÁ PASSOU DA HORA !

ESTÃO TERCEIRIZANDO A UNIVERSIDADE !

ACORDE SINDICATO !

TUIUIÚ disse...

Megalômanos !

O bandejão não funciona mas estãoi querendo expandir !