quinta-feira, 24 de novembro de 2011

II Festival de Economia Solidária de 08 a 10 de dezembro

Da Ascom UENF:
Organizado pelo Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, o II Festival de Economia Solidária acontece de 08 a 10/12, na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O Festival terá artesanato, exposições, apresentações culturais e culinária afro-brasileira.
O evento conta com a participação da Rede de Economia Solidária, que envolve 25 grupos autogestionários ligados ao Fórum Local de Economia Solidária. O Festival terá cozinhas Quilombé (inserção dos quilombos do Imbé), dança, canto, teatro, cinema e outras manifestações culturais, além da Exposição “Arte Ofício”, com trabalhos da Fundação Cultural Oswaldo Lima.
A realização do Festival envolve a participação de vários parceiros, como Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF).
Política pública – Na visão dos organizadores, a economia solidária como política pública de inserção de grupos sociais mais vulnerabilizados é estratégica para o Brasil vencer a pobreza e experimentar um novo modelo de economia sustentável. O pilar do modelo está na primazia do trabalhador sobre o lucro. Os empreendimentos solidários e populares surgem como alternativa ao trabalho informal e precário, baseando-se na valorização da cooperação entre os indivíduos no desenvolvimento de atividades coletivas para a geração de renda e na construção da cidadania.

Nenhum comentário: