segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Feirinha Agroecológica toda terça

Da ASCOM/UENF:
A Feirinha Agroecológica da UENF, que acontece todas as terças-feiras, existe há aproximadamente cinco anos. Antes localizada em frente ao Colégio Salesiano, a feirinha vem crescendo cada vez mais. Depois de ser convidada pela UENF, que se interessou pelos seus métodos de produção e cultivo, mudou o seu local para o prédio P5 da Universidade. Os seus produtos são famosos por não utilizarem agrotóxicos em seu processo de produção.
Clemilda Graça França e Edison Gomes França são agricultores do assentamento Zumbi dos Palmares e vendedores da Feira Agroecológica desde o seu início. Dividem o assentamento com mais 534 famílias, e muitas delas não utilizam produtos químicos para produzir. O projeto orientado e coordenado pelo professor Fábio Coelho, do Laboratório de Fitotecnia da UENF, visa melhorar a qualidade dos produtos agrícolas, a qualidade de vida do consumidor e também dos trabalhadores, que são expostos a este trabalho todos os dias.
O projeto conta com a participação de professores e agrônomos bolsistas que visitam os assentamentos e ajudam na parte técnica, fazendo levantamento de pragas e propondo melhorias no cultivo dos produtos. Segundo Clemilda, os professores utilizam aparelhos que detectam qualquer tipo de contaminação química existente na área.
- Esta interação proporciona um mútuo aprendizado: os agricultores aprendem, mas também nos ensinam – conta o professor Fábio Coelho.
Segundo Janete Carla Felipe, bolsista Universidade Aberta da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF, que também colabora com o projeto, é grande a variedade de produtos cultivados e vendidos na feirinha:
- Eles produzem de tudo: banana, arroz, laranja, hortaliças, mostarda, aipim, jiló, doces, couve, ovos da roça, feijão e muitos outros.
Edison se orgulha de suas plantações:
- Temos plantações de cana, goiaba, aipim, limão, coco… Temos 175 pés de coco!
O movimento da feira já foi fraco, mas depois de divulgações a feira cresceu e se tornou bastante conhecida entre os alunos e funcionários da UENF.
- No período de férias não temos os alunos, mas os professores e funcionários estão sempre comprando.
A feirinha também tem suas sacolas ecológicas, confeccionadas para diminuir o uso das sacolas plásticas, que são prejudiciais ao meio ambiente. A feira acontece toda terça-feira, no P5 da UENF, e está aberta para quem ainda não experimentou seus produtos.

4 comentários:

Sambishão disse...

Extra,Extra,Extra delegacia sindical do SINTUPERJ - Uenf " capenga " não CONVOCOU á CATEGORIA para á primeira discussão do " ORÇAMENTO " no dia 23 de Novembro de 2011.
Será que faltou grana para, fretar uma " VAN "???????
Será que á discussão do " ORÇAMENTO da UENF " não vale " NADA " ???????
Engraçado, teve dinheiro para pagar uma " VAN ", para " DIVIDIR " á Categoria no dia 17 deste mês para ir ao Rio de Janeiro para vê uma prestação de contas, coisa que para nós isto não importa, até porque e á respeito do Sintuperj do Rio.
Aproposito quando vai ter aquela prestaçãozinha de contas daqui desta delegacia da Uenf ??????? Isso eu pago pra ver, vai ser dificil, macacos me mordam se isso vai haver !!!!! KKKKKKKKKKK.

Ass. Sambishão, á verdade " DOI, DOI "...

Anônimo disse...

"Segundo Clemilda, os professores utilizam aparelhos que detectam qualquer tipo de contaminação química existente na área."

ISSO MAIS PARECE COISA DE FICÇÃO CIENTÍFICA...

CADÊ O DR. SPOCK ?

Anônimo disse...

Onde está Wally ?

Cadê Almy ?

Cadê a FENORTE/TECNORTE e suas mirabolantres parcerias com a UENF e mudanças ?

Cadê o bandejão ?

Anônimo disse...

Pessoas e produtos maravilhosos!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!