quinta-feira, 8 de abril de 2010

QUANDO A FALA FALHA, O SUJEITO SE ATRAPALHA !

Corujão, nosso repórter cinco olhos, que andava meio sumido envia um texto que nos dá uma idéia de com o andam as relações entre os servidores da Uenf.

Impressionante como mesmo as pessoas mais estudadas se atrapalham no momento em que desejam colocar seus pontos de vista. Numa reunião acontecida recentemente dentro da universidade, ao ser perguntado por um servidor sobre o tão desejado (será ?) reajuste salarial, seu chefe, um professor da UENF, respondeu que os salários pagos pela UENF são bem melhores do que os salários pagos em Campos.
Isso nos fez refletir sobre o quão falho e perigoso é o caminho entre o pensamento e a fala. Sim, porque, de certa forma, o professor não estava errado, se pensarmos que o salário predominante em Campos é o salário mínimo – fora as conhecidas exceções dos ricos invejados com suas camionetas HyLux e seus imóveis de luxo no Flamboyant. Mas... e se pensarmos que, os salários que recebemos são fruto de nossa qualificação profissional, se pensarmos que fizemos concurso público (muito concorrido, diga-se de passagem) e que nossos atuais salários estão aquém dos salários praticados em muitas empresas públicas ou privadas, a frase propagada pelo professor foi extremamente infeliz. Isso sem contar que são seis anos sem um reajuste sequer.
Comparar a condição intelectual e a situação salarial de um servidor público com a maioria da população analfabeta, semi ou pseudo instruída desses nossos rincões tupiniquins aonde se fala “bicicreta” ao invés de bicicleta, é, deveras algo de muito mal gosto. Mas preferimos acreditar que, “quando a fala falha, o sujeito se atrapalha” e na boa fé das pessoas. Afinal de contas, ao comparar a situação dos servidores da UENF com a situação dos trabalhadores em geral da cidade de Campos, o prof. estava falando (também) da sua própria situação profissional atual. Cada cabeça uma sentença...
Tem um ditado que diz: “o pior cego á aquele que não quer ver”... ou que finge não ver. Quem acha que estamos em vantagem atualmente em relação a quem quer que seja, sabe pouco acerca do serviço público. Somente pelo fato de termos descontados em nossos contra-cheques impostos exorbitantes, seríamos dignos de reajustes salariais anuais, com toda certeza. E digo mais: somos qualificados, o que grande parte de população, infelizmente, ainda não é.
Reajuste salarial SIM ! Pois são seis anos sem qualquer tipo de REAJUSTE.


2 comentários:

Anônimo disse...

Discrepâncias acontecem...por conta dos Royalts...das chuvas ...tudo são desculpas

Anônimo disse...

Esse cara deve ter bebido algo antes de falar tamanha ASNEIRA.