segunda-feira, 26 de abril de 2010

II Encontro de Economia Solidária

Da ASCOM/UENF:

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF, através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/PROEX), abre espaço para a reflexão sobre avanços e desafios ligados à política de economia solidária, com ênfase na análise da política nacional e estadual da economia solidária. Além de debater a importância do crédito e de inovação tecnológica para a área, haverá exposição de produtos de tecnologias sociais, experiências bem sucedidas de crédito e microcrédito e a organização da primeira Feira de Trocas Solidárias dentro da Universidade.

A I Aldeia de Experiências Solidárias e Tecnologias Sociais é um espaço que se propõe a refletir criticamente a relação entre tecnologias sociais, difusão e inclusão social de grupos ligados à economia solidária. Outra meta é mostrar produtos de tecnologias sociais já incorporadas pelos usuários da política de economia solidária e ampliar o engajamento de pesquisadoras nesta área.

A Feira de Trocas Solidárias busca aproximar pequenos produtores do campo, artesãos, catadores, costureiras, bordadeiras e outros trabalhadores autônomos com novas práticas de comercialização. Será utilizada uma moeda social que poderá ser adquirida com a troca de óleo de cozinha usado, latinha de alumínio, Tetra Pak e pet.

O II Encontro de Economia Solidária estará voltado a discutir o momento da economia solidária no país e a importância da ampliação dos investimentos em tecnologias sociais como suporte à economia solidária. Fazem parte da programação diversas palestras, mesas-redondas, comunicações orais e banners. Com este evento a Universidade busca aproximação de outras instituições que estão com resultados mais avançados e que possuem propostas que envolvem desde a difusão de soluções que melhorem a vida das camadas marginalizadas, a participação dessas camadas no desenvolvimento das tecnologias e uma abordagem não-capitalista da tecnologia.

Veja mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Economia não anda nada solidária comigo.

REAJUSTE SALARIAL JÁ !