segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prof da Uenf lança livro sobre economia local


Da Ascom/Uenf:

Economia regional em livro: Professor da UENF analisa desenvolvimento econômico dos municípios da região

O livro "A economia Norte Fluminense: Análise da Conjuntura e Perspectivas", do professor Alcimar das Chagas Ribeiro (LEPROD/UENF), será lançado no dia 05/05, às 17h, no Teatro Municipal Trianon. O livro aborda temas que poderão subsidiar e auxiliar a execução de trabalhos de gestão tanto no setor público quanto privado.

Publicado através de uma parceria entre a UENF e o Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), com apoio financeiro da Prefeitura de Campos, o livro aborda o nível de investimento e a dependência da receita dos royalties para os nove municípios da região: Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco e São João da Barra.

- Com a instalação do Complexo Portuário do Açu, que tornará a região alvo de ambição de empresas de fora, há uma necessidade de se estabelecer uma estrutura e análises estratégicas dos processos econômicos de todos os municípios da região, beneficiando a administração de gastos e investimentos - diz Alcimar, que analisa tecnicamente a riqueza gerada a partir dos diversos setores econômicos regionais. Questões relativas a admissões, demissões e ocupações mais relevantes no setor trabalhistas, operações financeiras e gestão orçamentárias também são contempladas.

Durante o lançamento do livro, haverá uma mesa redonda para discutir a conjuntura e as perspectivas relacionadas à economia regional. Além de Alcimar, a mesa será formada pelos seguintes debatedores: Eduardo Crespo (Fundecam), Ranulfo Vidigal (Cidac), Geraldo Coutinho (Firjam), Gilberto Soares Reis (Sebrae), Silvério de Paiva Freitas (pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF), Romeu Neto (IFF), José Luis Viana (UFF). O evento será aberto ao público.

- Iniciativas como esta, do Cidac e da Prefeitura, são muito importantes, dada a possibilidade de discutir o tema de forma técnica, aproximando o poder público das universidades e seus pesquisadores - afirma Alcimar, lembrando que existem poucos registros literários sobre a economia regional.

Nenhum comentário: