quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resultado da reunião da SECT - Nota da Reitoria

Docentes: secretário vai negociar reajuste e bolsa com governador
Dez dias para negociar com o governador a extensão do reajuste de 22% aos professores e uma bolsa com vigência de até 12 meses para remunerar provisoriamente a dedicação exclusiva, até que o problema salarial dos docentes seja definitivamente solucionado. Esta foi a proposta do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, para solucionar o impasse em torno dos salários dos docentes da UENF durante a reunião com o reitor Almy Junior, representantes sindicais e outras autoridades na tarde desta terça, 23/11. O secretário, no entanto, disse que só poderá levar adiante a negociação se a UENF estiver funcionando normalmente.
A reunião teve a participação do secretário Alexandre Cardoso; do reitor Almy Junior; do representante dos docentes no Conselho Curador da UENF, José Geraldo de Araújo Carneiro; e dos representantes da ADUENF, Marcos Pedlowski e Carlos Eduardo de Rezende, além do subsecretário de Educação Profissional e Ensino Superior, Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite, e do superintendente João Regazzi Gerk.
O percentual sobre os salários dos professores a ser concedido a título de adicional provisório (bolsa) não foi definido. O secretário declarou que, se tiver o aval do governador, estará na UENF no início de dezembro para anunciar o desfecho da negociação.
Os representantes da ADUENF esclareceram que neste momento os professores não estão em greve por tempo indeterminado, mas sim em paralisação, e que a retomada ou não da greve dependerá da decisão da categoria, em assembleia. Por sua vez, o secretário lembrou que já foi dirigente sindical e que o indicativo da liderança costuma ser decisivo neste tipo de situação.
O reitor Almy Junior acredita que as condições para a solução do problema salarial dos professores se encaminham para um desfecho positivo e que o secretário Alexandre Cardoso demonstrou conhecer o problema e disponibilidade para resolvê-lo com alguma solução momentânea e, nos próximos meses, de maneira definitiva.
Informou a ASCOM UENF.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que vamos ficar nesse 22% pinga-pinga? É inaceitável, quando totalizar o reajuste estaremos defasados ainda mais.Vamos aprender com os alunos como se faz greve de verdade e lutar por nossos direitos. Não sou a favor de aceitar essa afronta.

João Luiz disse...

então não estamos em greve, mas sim em paralisação?
A..., espera ai um pouco. Só falta agora vocês voltarem a dar aula em quanto não se resolve o problema. E mais uma vez os alunos vão ficando cada vez mais perdido, não sabendo que rumo tomar, vai chegar uma hora que quem vai abandonar a UENF não será mais o professor e sim o aluno.

Anônimo disse...

Em época de Natal, acredita em Papi Noel quem quiser

João disse...

Eu particularmente entendo e apoio os professores quanto a greve. As paralisações que é o problema. Realmente ficamos perdidos. Hoje mesmo teria uma prova. Não sei se o professor vai aplicar ou não. Não consigo me programar para estudar. Semana que vêm terá ou não provas aulas etc etc etc... Eu aposto em reunir 5 vezes mais estudantes e fechar a UENF por mais 2 Dias. Já que é pra parar, vamos parar tudo! Aulas de graduação, pós, e pesquisas! Isso sim será uma paralisação JUSTA!