quinta-feira, 4 de março de 2010

Reitor se manifesta

O Reitor Almy se manifestou hoje em carta aberta a comunidade universitária, possivelmente, em reação as faixas colocadas na entrada da uenf pelos sindicatos:

À Comunidade Universitária

Todos estamos cientes da necessidade de reposição salarial e das negociações em curso entre a Reitoria da Uenf e o governo do Estado, o que vem sendo informado claramente nos diferentes Colegiados na nossa Universidade. Temos sólidos fundamentos para vislumbrar um resultado positivo para nossa instituição, a começar pela inédita abertura que o atual governador — o primeiro a receber periodicamente um reitor desta Casa em audiência — tem dado para as demandas da Uenf.

O orçamento cresceu, as cotas de custeio se ampliaram, tivemos avanços importantes na área de pessoal. Entre eles, o pagamento de todas as dívidas trabalhistas, a implementação dos adicionais de insalubridade e periculosidade e a efetivação, sem nenhum impedimento ou dificuldade por parte dos órgãos de governo, dos enquadramentos e progressões. Ao evitar se imiscuir ou interferir no varejo da execução orçamentária da Uenf, o governo sinaliza por gestos práticos o respeito pela nossa instituição e a compreensão quanto a sua importância e especificidade, um caminho fundamental para nossa tão desejada autonomia financeira.

Temos, portanto, canais fluentes de interlocução e uma negociação bem encaminhada. Mas é preciso dizer que, neste cenário, joga contra os interesses da instituição e dos servidores quem adota um discurso baseado na ofensa e na agressão gratuita. Para dizer o mínimo, este tipo de atitude fere a ética de um diálogo honesto.

É hora de conjugar respeito com habilidade. E de pensar na Uenf e nos servidores.

Almy Junior Cordeiro de Carvalho
Reitor da Uenf

4 comentários:

Anônimo disse...

Se a Reitoria divulgou nota por intermédio da ASCOM dizendo: "Governador Garante Reposição", acho inútil e até mesmo desagradável as faixas agressivas colocadas na frente do campus Leonel Brizola.
Sabem que o reitor já conseguiu o reajuste e agora querem bancar os atores coadjuvantes.
Tolos !

Anônimo disse...

Certamente existem aqui dentro da UENF os mais varidos matizes comportamentais: desde personalidades extravagantes até os descontentes per si e ainda os invejosos de plantão.
Acontece que, mais uma vez, sindicatos e associações não souberam "sentar à mesa" e, para infelicidade de alguns poucos opositores e descontentes com a vida, mais uma vez a REITORIA, de modo inteligente, conseguirá mais uma vitória, mais um avanço.
Almy talvez seja o melhor Reitor de todos os tempose fará seu sucessor com ampla vantagem. Só não enxerga a competência quem não quer ou quem está moído de inveja.

Uenfezado disse...

Pessoal, por enquanto o que há é uma promessa de reajuste para todos os servidores do estado, feito pelo governo.
De quanto será para uenf, só saberemos dia 25/03.
Provavelmente, não será o desejamos. Aí, precisamos nos unir e decidir o que fazer.

Anônimo disse...

Devemos saber se as tais faixas foram ali colocadas após assembléia das entidades em questão, ADUENF e SINTUPERJ, se professores e técnicos aprovaram esta atitude ou se, caso contrário, tal ação foi feita à revelia, sem o conhecimento e o consentimento (por votação) dos associados. Se isso aconteceu, mostra o total despreparo ético e moral dos dirigentes das entidades envolvidas no que tange às questões institucionais.