terça-feira, 30 de março de 2010

UENF e UERJ unificam campanha salarial


Da página da ASDUERJ:


Pela primeira vez, os trabalhadores das universidades do Estado atuarão juntos pelo reajuste.
Os docentes da Uerj discutiram na última quarta-feira, dia 25/03, a campanha salarial de 2010. O debate partiu do consenso de que há uma conjuntura adversa para negociações com o governo do Estado. Para reverter este quadro, a assembleia acatou a proposta da Asduerj de unificar as ações da campanha, englobando, além do Sintuperj, a Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), como um mecanismo fundamental de luta.
A perspectiva é a construção, num futuro próximo, de um fórum que reúna as entidades representativas dos trabalhadores e estudantes das instituições de ensino superior do Estado.
O presidente da Aduenf, Marcos Pedlowski, e diretores do Sintuperj estiveram na assembleia para ratificar a proposta de união.
Uma assembleia conjunta de técnico-administrativos e docentes da Uerj foi agendada para o dia 7 de abril. Para a semana seguinte (14/04), há a indicação de um ato conjunto, desta vez com a participação dos técnicos e docentes da Uenf. Neste dia, as entidades das duas universidades farão um convite público ao governador, aos parlamentares e à sociedade fluminense para discutir os problemas do ensino superior, em evento a ser agendado na Uerj. O convite também será publicado em jornais de grande circulação, outdoors e busdoors).
A assembleia docente aprovou, ainda, o levantamento junto à SRH do número de professores que se exoneraram nos últimos três anos. Ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico) será solicitado um estudo sobre a receita orçamentária do Estado.
Durante a assembleia, o presidente da Aduenf, Marcos Pedlowski, afirmou que a situação de evasão de docentes é semelhante a que ocorre na Uerj. “O problema é que lá éramos cerca de 300 professores e já perdemos 50 para as instituições federais”, afirmou o dirigente sindical.

2 comentários:

Anônimo disse...

ATÉ QUE ENFIM !

Uenfezado disse...

Deveriam ter feito isso ano passado! Agora estamos a 41 do segundo tempo!