domingo, 15 de agosto de 2010

Simplesmente pensando...

A Verdade, a Fé, os Sentidos e a Verdade Flexível.


Somente mais uma simples palavra, mais uma unidade da língua escrita, mas, mais que uma simples palavra a “Verdade” pode assumir outro aspecto no campo da ação. Se observarmos, um pouco melhor o caráter que pode assumir a verdade por determinado ser, nos diversos grupos, na gama das instituições, nas nações..., veremos que a obtenção da verdade para si pode trazer, na prática de sua validação, efeitos diversos e que merecem estudos atentos.
__Para que possamos avançar no pensamento, vejamos algumas definições gerais da palavra “verdade”:
__Segundo o dicionário Aurélio: É a identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica. / O que é certo, verdadeiro: quer saber a verdade. / Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática. / Boa-fé; sinceridade: falar com verdade. / Bs-art. Expressão fiel da natureza: retrato de grande verdade;
Segundo o dicionário Houaiss: É a propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade; exatidão, autenticidade, veracidade/ a fidelidade de uma representação em relação ao modelo ou original; exatidão, rigor, precisão/ coisa, fato ou evento real, verdadeiro, certo/ qualquer idéia, proposição, princípio ou julgamento que se aceita como autêntico, digno de fé; axioma, máxima/ procedimento sincero, retidão ou pureza de intenções; boa-fé.
__Em nosso dia-a-dia trabalhamos constantemente com a “verdade”; a “verdade científica”, a “verdade matemática”, a “verdade religiosa”, os conceitos, as definições, os axiomas..., podemos nos sentir mais fortes vivendo na garantia da verdade, alguém pode dizer: “O mundo da verdade é o mundo dos honestos, dos dignos, dos probos”. No entanto, a que verdade nós estamos nos referindo? Podemos tratar a verdade como um fato estanque e acabado em si, seria um fenômeno pleno?
__Para Friedrich Wilhelm Nietzsche (filósofo alemão do final do século XIX - The Stanford Encyclopedia of Philosophy), não se define nem se aceita definições da verdade, pois não teríamos certeza sobre a definição do oposto. Nietzsche dizia que a verdade era um ponto de vista, daí sua composição, "como filosofar com o martelo", que traz as multifacetas da verdade.
__O dicionário Houaiss traz, em uma de suas definições da verdade, como sendo a boa-fé, a sinceridade, mas a boa-fé de uma pessoa ou um grupo de pessoas, garante em si a verdade? Então podemos perguntar: Qual foi o padrão, a base utilizada como modelo para aferir a verdade que se tem em mãos? Poderemos fazer uma pergunta após a outra e sempre perceberemos incertezas nas respostas, o sentimento é que a verdade pode escoar pelos nossos dedos, como um líquido que tentamos aprisionar nas mãos. Seguindo este pensamento, ficaríamos com o sentimento de análise do interlocutor. Se a verdade depende da percepção de alguém sobre a descrição de um determinado fenômeno, poderíamos então avançar na investigação e supor que a verdade depende de determinado ponto vista e para isto o interlocutor utilizaria os seus “sentidos”. Então como poderíamos garantir a infalibilidade dos sentidos humanos, para podermos assegurar o nível de certeza confiável sobre a verdade dita?
__Um dos pensamentos que a palavra verdade pode nos trazer é o sentimento do pleno, do completo e do absoluto. Pensando no absoluto, surge a conexão com a palavra “fé”. Seja por persuasão ou convencimento, chega-se a crença, ao crédito que se deposita, a “fé” que se afirma em determinado fato e fenômeno, chega-se a na “verdade” que determinada pessoa ou grupo de pessoas passam para outras e estas validam esta “verdade absoluta”. Este é um padrão de comportamento usual, principalmente em instituições religiosas onde é necessária a confiança absoluta e a “fé” em determinados dogmas, para que o religioso possa enquadrar-se na devoção própria daquela instituição e, na maioria dos casos, seguido da negação da devoção ou crenças alheias. Neste caso o “portador da verdade”, por necessidade material, de reforço mental interno, ou até uma busca espiritual sincera, aceita os dogmas, por mais insensatos que possam parecer, como uma verdade absoluta.
__Então o que é “verdade” de fato?
__Como vimos, a verdade não estaria fora, mas sim dentro de cada um e ela ganha vida e forma dia após dia, através da captação dos sentidos e da elaborada máquina mental. Neste caso, o mais sensato em qualquer debate filosófico é enquadrar a verdade como se faz, por exemplo, nas convenções dos nomes das coisas e dos objetos. Trata-se de um acerto entre os grupos, ou quem teve determinada idéia do que será uma determinada “verdade”, uma combinação, uma união de pensamentos afins para aquele determinado grupo que, em comum acordo a respeito de determinado fato, aceitam em fim esta determinada “verdade”. Nesta análise, parece-me que a “Verdade Flexível” é a forma mais adequada de resolver este impasse filosófico, devido às limitações da verdade.
__Agora, podemos estender este raciocínio para a “Verdade Flexível Plena”, onde os membros do grupo da “Verdade Flexível” atingem um nível de consciência mais elevado e, de uma forma natural, aceitam e englobam este sub-grupo da “Verdade Flexível” em um grupo mais abrangente. A “Verdade Flexível Plena” deriva de um estado de consciência dito nos Upanisads( literatura filosófica indiana) como uttama (estado elevado de consciência). Embora seja um estado de consciência muito elevado e raro de se alcançar, não é impossível. Todos nós podemos alcançar este estado de elevada purificação, através da prática diária da elevação de pensamentos pela meditação e no foco da vida em Bhakti, em devoção a Deus.


__Pensem sobre isto...

__Purificação:
__“Renuncie à escravidão dos desejos da matéria. Enquanto você não tiver estabelecido seu domínio espiritual sobre o corpo, este será seu inimigo. Lembre-se sempre disto! Não tenha outro desejo senão o de proclamar o nome do Senhor, pensar nEle e cantá-Lo todo o tempo.
__Que alegria!
__Poderá o dinheiro proporcionar-nos tal alegria? Não! Essa alegria vem somente de Deus.” Paramahansa Yogananda, "The Divine Romance".

Um comentário:

Anônimo disse...

Jornal O Dia - 11/08/2010
Reajuste para servidor e militar
Lei de Diretrizes Orçamentárias é sancionada com ganhos acima da inflação também para o salário mínimo nacional

Rio - Servidores civis e militares terão reajustes salariais garantidos no ano que vem. A autorização está prevista nos Artigos 83 e 84 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2011, sancionada segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem no Diário Oficial da União. A medida vale para ativos, inativos e pensionistas.

A revisão geral das remunerações também está prevista para os Poderes Legislativo e Judiciário, assim como para o Ministério Público da União, além de autarquias e fundações públicas. O percentual é que ainda não está definido e deverá ser especificado em lei a ser sancionada pelo próximo presidente da República, que tomará posse em janeiro. A LDO também condiciona o aumento à disponibilidade orçamentária do ano vigente.

Segundo o texto publicado no DO, o Poder Executivo, por intermédio do órgão central do Sistema de Pessoal Civil (Sipec), deverá publicar, até 15 de setembro deste ano, uma tabela com informações funcionais dos servidores públicos, tomando como base os dados fechados até o próximo dia 31.

A tabela será divulgada em alguns sites do governo federal. O quadro deverá conter remunerações, níveis, cargos efetivos, comissionados e funções de confiança integrantes do quadro geral de pessoal civil. É necessário que esteja prevista ainda comparação com o ano anterior e indicação de variações percentuais por órgão, autarquia e fundação.

Lula vetou ontem reajuste com percentual superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no exercício 2011, de auxílio-alimentação ou refeição e assistência pré-escolar quando for superior ao valor médio da União, para cada um dos benefícios praticados em março deste ano. O presidente justificou que poderia haver desequilíbrio entre os Três Poderes. Hoje, servidores do Judiciário recebem o maior valor do benefício entre os poderes.

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/8/reajuste_para_servidor_e_militar_102333.html