domingo, 22 de agosto de 2010

Simplesmente pensando...

--A Humildade, a Mente e a Sabedoria.

--"Conta um conto que havia um mestre e guerreiro samurai já idoso que vivia para ensinar sua filosofia para os jovens.
--Apesar da sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação; esperava que o seu adversário fizesse o primeiro movimento e dotado d
e uma agilidade privilegiada contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta e conhecendo a reputação do velho samurai estava ali para desafiá-lo, aumentando a sua fama de vencedor.

--Todos os estudantes manifestaram-se contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade e o jovem começou a insultar o mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos.
--Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado o impetuoso guerreiro se retirou.

--Desapontados pelo fato do mestre não ter reagido a tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
– Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?
Perguntou o velho samurai aos seus discípulos.
– A quem tentou entregá-lo, senhor! – responderam.
O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos! – disse o mestre.
Quando mantemos firmes na humildade não são aceitos, continua pertencendo a quem os carrega consigo!----
Autor desconhecido.

--O conto acima narra uma passagem onde demonstra um dos efeitos do poder da prática e da inclusão permanente da humildade em nosso coração que é a paz duradoura. Uma pergunta que podemos nos fazer sobre este conto é: Quem de fato foi o mais forte, aquele que possuía as técnicas das armas, a força física, a força do status de melhor guerreiro ou aquele que tinha o controle da perfeita virtude. Se utilizarmos em nossas relações diárias a prática da humildade, poderemos ver claramente o quanto ela equilibra nossas emoções, apazigua nosso coração e acalma nossa mente. O homem que de fato inunda o seu coração com a paz constante, possui um poder sem igual, a humildade.

--Em nossa convivência diária estamos sujeitos a diversas situações, as quais nós precisamos enfrentar e empreender determinada luta para que sejamos bem sucedidos. Então como lutar e ao mesmo tempo ter paz no coração? A luta e a humildade parecem ser coisas contraditórias?

--Quando deparamos com enigmas, precisamos fazer pergunta após pergunta e buscarmos os sujeitos envolvidos nas questões, até que começamos a conectar as peças do quebra-cabeça: Então, se ocorrem lutas em nossas rotinas diárias, então nós precisamos primeiro identificar quem é que vamos enfrentar. Quem são as personagens destas batalhas diárias? Temos a tendência de atribuir a outra pessoa, os problemas de nossas vidas e raramente conseguimos identificar o nosso verdadeiro adversário. Este nosso verdadeiro adversário é nada menos do que a nossa própria mente descontrolada. No Bhagavad Gita Krishna instrui ao seu discípulo Arjuna que em uma mente descontrolada não existe sabedoria, não sendo possível meditar nestas circunstâncias e com esta mente descontrolada não há paz e nem felicidade.

--Então já sabemos a importância da humildade e sua potência de ação em nossos corações. Agora nos resta perguntar; como poderemos chegar a este estágio de humildade? O que precisamos fazer? Qual a prática necessária recomendada para nos tornarmos suficientemente humildes?

Certa vez um santo cristão disse:

"A humildade é para as virtudes o que a corrente é para o rosário. Remova a corrente e todas as contas escaparão. Tire a humildade e todas as outras virtudes desaparecerão". (Gurumayi, “Meu Senhor Ama um Coração Puro”)

--Muitos processos de avanço de consciência trazem a virtude da humildade como uma das metas do equilíbrio interior. Mas não é tarefa fácil, nem para o mais puro daqueles que procuram a comunhão com o divino, alcançar e manter-se no patamar consciente da humildade. A sabedoria nos faz pensar e desejar o controle da mente, com a mente controlada pode-se meditar e esforçar-se ainda mais para obter o avanço da consciência e, quem sabe, através da misericórdia divina nós poderemos encher nossa consciência de humildade e nossos corações de bem aventurança.


--Pense sobre isto ...


--Meditação:
--“Pela meditação, nós conectamos o pequeno gozo da alma com o grande gozo do Espírito. A meditação não deve ser confundida com a concentração comum. A concentração consiste em retirar a atenção de distrações e focalizá-la em qualquer pensamento em que se possa estar interessado. A meditação é forma especial de concentração na qual a atenção é libertada da inquietude e focalizada em Deus. A meditação é, portanto, a concentração que se emprega para conhecer Deus.” Paramahansa Yogananda, Lições da SRF


Nenhum comentário: