terça-feira, 3 de agosto de 2010

Para quem ainda não entendeu o espírito da coisa


Para os colegas que ainda não visualizaram o futuro de incertezas com a divisão do nosso PCV (leia-se ficar vários anos sem aumento e aumento menor que os docentes):

Por que será que os técnicos da Uerj ganham menos que os da Uenf?

19 comentários:

Anônimo disse...

O PCV VIGENTE NÃO ESTÁ DIVIDIDO. QUEM PROPAGA TAL AFIRMAÇÃO ESTÁ COMETENDO UM GRAVE ERRO. TALVEZ, NO FUTURO, SEJA DIVIDIDO MAS ATUALMENTE NÃO ESTÁ DIVIDIDO. CASO ISSO ACONTEÇA, NÃO VEJO, EM ABSOLUTO, NENHUM PREJUÍZO AOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS POIS, QUANDO OS PROFESSORES REIVINDICAREM AUMENTO NÓS TAMBÉM IREMOS REIVINDICAR E, QUALQUER TENTATIVA DO GOVERNO DO ESTADO EM DAR AUMENTO PARA OS PROFESSORES SEM DAR AUMENTO PARA OS TÉCNICOS SERÁ RECHAÇADA. PODEM, NO FUTURO, ATÉ DAR REAJUSTES DIFERENCIADOS MAS DAR PARA PROFESSORES SEM DAR PARA OS TÉCNICOS... ISSO NÃO EXISTE.
VOCÊS ESTÃO TRABALHANDO COM CONJECTURAS, ESTÃO AGINDO COMO VIDENTES DE ARAQUE E ACABAM CRIANDO UMA INSTABILIDADE SEM LIMITES NAS MENTES DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS.
REPUDIAMOS SIM, O NÃO REAJUSTAMENTO DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA UENF AGORA, FAZER GREVE APÓS RECEBER A PRIMEIRA PARCELA DE 22% DE REAJUSTE AÍ JÁ É SACANAGEM E POLITICAGEM.

GREVE ? TÔ FORA !

Sérgio Xavier Manhães disse...

A meu ver, é tão claro quanto o dia a divisão do PCV. Mas o cerne da questão não é essa; e sim, o modo como tal coisa aconteceu. Acho muito perigoso a forma como se deu o nosso “reajuste” . O Governador descobriu um meio de quebrar a unidade entre os trabalhadores na Uenf. Se concordarmos passivamente com tal expediente, estaremos fragilizando nossos ideais enquanto categoria. Amanha, pode o governador fazer qualquer alteração nos moldes como fez para mexer na nossa tabela de vencimentos para beneficiar um determinado seguimento e aí sim, quando despertarmos será tarde, não teremos argumento pois já estaria configurado nossa anuência. Por derradeiro, quero registrar aqui o meu reconhecimento a luta dos colegas docentes que - lamentavelmente – foram os destinatários dessa a ingerência maldosa por parte do Governador. Cada um sabe o seu preço. O meu – assim como o de muitos na nossa Uenf – é muito maior que 22%.

Uenfezado disse...

Muito bem Sérgio! É isso aí!
Dividir para conquistar!
Essa estratégia é usada desde o período de colonização de nossa nação!

Uenfezado disse...

Prezado anônimo ou prezado Joe!

Claro que vc tem o direito de pensar e fazer o que quiser! Quem somos nós para recriminá-lo!
Porém, vou responder algumas de suas afirmações:
1-"O PCV VIGENTE NÃO ESTÁ DIVIDIDO": não estamos cometendo um "erro" meu caro, o PCV já foi dividido ilegalmente - pois feriu a lei que o criou, dando aumento apenas para algumas categorias da tabela (que deveria ser única). É fato!
2-"NÃO VEJO, EM ABSOLUTO, NENHUM PREJUÍZO AOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS": não há agora, mas vc não está pensando no futuro! E daqui a 4 anos?Daqui a 8 anos? E na hora da aposentadoria?
3-"QUANDO OS PROFESSORES REIVINDICAREM AUMENTO NÓS TAMBÉM IREMOS REIVINDICAR": vc quer comparar a força dos docentes com a dos técnicos? Acorda para vida fio! Em qualquer universidade do Brasil e do mundo docente é docente! Por favor! Em que mundo vc vive!?
4-"QUALQUER TENTATIVA... RECHAÇADA": experimente fazer uma greve sozinho, sem os docentes, para ver quem vai ser rechaçado!
5- “DAR PARA PROFESSORES SEM DAR PARA OS TÉCNICOS... ISSO NÃO EXISTE”: vc não sabia que a tabela da Uerj é dividida e lá o governo do estado fez isso! ISSO EXISTE SIM!
6-"VOCÊS ESTÃO TRABALHANDO COM CONJECTURAS, ESTÃO AGINDO COMO VIDENTES DE ARAQUE E ACABAM CRIANDO UMA INSTABILIDADE SEM LIMITES NAS MENTES DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS": videntes de araque? É melhor guardar sua ira (ou energia) para quem está nos sacaneando! Não estamos aqui para perder tempo ou aterrorizar quem quer que seja! Alertar os demais colegas para o que está acontecendo nessa universidade é o mínimo que se pode fazer! Agora, se vc acha que está tudo certo, Ok, a vida é sua! Mas, nós temos família que depende da nossa vida profissional, do nosso FUTURO! E, pelo menos eu, brigarei até onde puder para garantir os meus direitos ou para não permitir que seja passado para trás!
7-"SACANAGEM E POLITICAGEM": fizeram alguns colegas quando propuseram aumento apenas para ELES! SACANAGEM E POLITICAGEM foi o governo do estado não dar aumento para os docentes! SACANAGEM E PÓLITICAGEM seria receber o meu pinga pinga mensal e não me solidarizar com aqueles que não estão recebendo nada! Más, aqui na terra do meu pirão primeiro... esperar o que né!?
8-"GREVE?": sim! Greve já!

Anônimo disse...

E alguém pode nos informar se ainda é possível dar aumento?
Acho que não, logo a greve não terá sentido ou impacto na reivindicação de aumento.

Anônimo disse...

Bem, senhores doutores em conjecturas: temos então uma situação sui generis em toda história da universidade. Por uma lado um fato que NINGUÉM, mas NINGUÉM mesmo tem coragem de ESCLARECER O QUE REALMENTE ACONTECEU, ou seja, se o governo, por intermédio da Secretaria de Planejamento concedeu reajuste apenas para parte do funcionalismo das universidades UERJ e UENF, o fez por algum motivo. Qual o motivo ? Bem, além das conjecturas político-esquerdistas que se porpalam na Academia por anos e anos, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA DE CONCRETO, NENHUMA RESPOSTA PLAUSÍVEL, TANTO POR PARTE DA REITORIA QUANTO POR PARTE DOS SINDICATOS nos foi dada.
Querem por que querem os senhores propagadores de factóides e conjecturas, dizer que o PCV ESTÁ DIVIDIDO mas legalmente, por lei, NÃO ESTÁ até a presente data.
O medo é irmão da covardia. Muitos servidores da UENF propalam a política do medo. Medo de que um dia ficaremos sem os queridos professores para nos encostar numa negociação salarial ? POR ACASO NÓS, SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NÃO SOMOS ÚTEIS ? NÃO TEMOS OS NOSSOS AFAZERES A CUMPRIR ? NÃO OPINAMOS EM RELAÇÃO ÀS MELHORIAS QUE POSSAM SEI FEITAS EM PROL DA UNIVERSIDADE ? Ora ora, amigos, não façam dessa discussão uma celeuma infindável na qual ganha quem gritar e amedrontar mais. Isso faz parte do passado. Dizer que nós técnicos sairemos prejudicados e que jamais teremos um reajuste caso o PCV venha a ser dividido é colocar-nos na categoria de meros "serviçais de doutos", e isso não somos.
Sabemos todos que os professores da UENF necessitam de, no mínimo, 33% de reajuste para que seus salários se equiparem aos salários praticados nas federais. Ora, obviamente os professores receberão ano que vem algo mais que 22% de reajuste salarial. Por questões que não me cabe questionar, alguém do governo decidiu prorrogar por mais alguns meses o reajuste dos professores.
Óbvio que o reajuste deveria ser geral mas, infelizmente não foi.
Isso não é hora de se fazer GREVE, tampouco nada conseguirão com esse tipo de atitude insana. Fechem o semestre e greve, só no final do ano quando aí sim, existe a possibilidade real de negociações para o reajuste dos professores.
Continuo na mesma tecla: isso tudo não passa de conjecturas maldosas, maléficas para a vida acadêmica, na tentativa de arquitetarem um caos que não existe pois a universidade vai bem, e muito bem mesmo.
Volto a dizer: é uma injustiça os professores AINDA não terem seu reajuste mas fazer greve e incitar técnicos e administrativos a tal insaninada é colocar a corda no pescoço.
GREVE DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS = TÔ FORA !

Uenfezado disse...

Ao mesmo tempo que vc afirma que o reajuste não foi geral e reconhece que os docentes terão um aumento superior ao dos técnicos, insiste em dizer que a tabela não foi dividida!????
E acha que temos a mesma importância que os docentes!???
Se continua achando que alerta é terrorismo! Ok! Não discuto mais com vc!
Porém, não respondeu o por que dos técnicos da Uerj ganham menos que os da Uenf.

Anônimo disse...

Minha questão continua - é possível ainda uma negociação com o Governo para reajuste ainda neste ano? ... então, praquê greve?!

Uenfezado disse...

Acho difícil que Cabralzinho dê o aumento para os docentes ainda em 2010.
Pessoalmente, acho que essa greve deveria ter acontecido no ano passado. Mas...são as estratégias (erradas!).
Entretanto, é justo sim que os docentes façam greve agora, afinal, como trabalhar em paz com uma defasagem salarial dessas!?

Anônimo disse...

por quê o ticket alimentação da UERJ é maior que o da UENF ?

Anônimo disse...

Acho, tenho 99% de certeza, que, depois do segundo turno das eleições o governo pode conceder reajustes salariais.

Anônimo disse...

"E acha que temos a mesma importância que os docentes!???"

UENFEZADO... Jamais poderia imaginar que uma pergunta dessa saísse da tua boca (dos teus dedos, melhor dizendo).

Óbvio que penso que meu serviço é importante como os demais serviços que existem na sociedade. Imagine uma cidade sem lixeiros, sem médicos, sem juristas, sem padeiros. Imagine também uma universidade sem técnicos e administrativos. Quem faria a limpeza dos tubos de ensaio ? Quem alimentaria os animais nos experimentos de campo ? Quem atualizaria nossos dados e encaminharia nossas folhas de ponto para fins de pagamento ? Quem iria dirigir para os professores ? Quem iria auxiliar nas técnicas de laboratório ? Ora caro AMIGO, TODOS SOMOS IMPORTANTES, SEM TIRAR NEM POR.

Esse negócio de "quem é mais importante" é coisa ultrapassada e classista. Depende do ponto de vista e da situação: quem é mais importante para vc, um professor universitário ou um bombeiro ? Se teu imóvel estiver em chamas, garanto, elejerás o bombeiro.

Um forte abraço, meu AMIGO.

Anônimo disse...

A sociedade brasileira tem que parar com esse negócio de endeusar professores de universidades. Eles se acham mas, quando comparados à sociedade em geral ficam por baixo. Médicos, Dentistas, Advogados, Engenheiros, Empresários, todos recebem melhores salários que os professores e muitos trabalham bem mais que os professores. Quer comparar a "vida" de um médico com a boa vida de um prof. universitário ? Qual é !

Uenfezado disse...

Tá vendo! Depois, o comuna sou eu!
Saudações camarada Joe!

Anônimo disse...

Porque o TÍQUET PIPOCA NÃO AUMENTA?

SUGESTÃO DE R$20,00... O QUE ACHAM?
ISTO O NOSSO REITOR PODE COLOCAR NO ORÇAMENTO!

Anônimo disse...

URGENTE

ASSEMBLÉIA SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

DIA 12 DE AGOSTO, (quinta-feira)

14:00 horas

Auditório 02 do P5


PAUTA:

· Informes gerais;

· Indicativo de greve para o dia 16/08;

· Homologação da Comissão Eleitoral Sintuperj Uenf

_________________________

RECEBÍ ESTE CONVITE POR E-MAIL E NÃO ENTENDI O POR QUÊ DO 'INDICATIVO DE GREVE' SE JÁ RECEBEMOS A PRIMEIRA PARCELA DOS 22% DE REAJUSTE SALARIAL. DE DUAS UMA: OU QUEREM SACANEAR COM TUDO E COM TODOS OU FICARAM LOUCOS, POIS EU NUNCA VI ALGUÉM FAZER GREVE SEM UM MOTIVO JUSTO. SE OS PROFESSOPRES ENTRAREM DE GREVE, TUDO BEM, ELES AINDA NÃO RECEBERAM O REAJUSTE E FORAM DEIXADOS DE LADO. AGORA: SERVIDOR TÉCCNICO E ADMINISTRATIVO FAZER GREVE POR QUÊ ? QUAL(AIS) O(S) MOTIVO(S) ? É... PELO QUE VEJO E PRESSINTO, UM DIA (QUE NÃO ESTÁ MUITO DISTANTE) VÃO PRIVATIZAR AS UNIVERSIDADES E AÍ SIM, QUERO VER OS CARINHAS FAZEREM GREVES APÓS RECEBER REAJUSTES. É TANTA BANDALHEIRA, TANTO ESQUERDISMO TORPE, TAMANHA FALTA DE BOM SENSO MAS UM DIA ISSO TUDO ACABA, ACABA SIM.

Anônimo disse...

É comédia mesmo, funcionário querendo entrar em greve com seus 22% garantidos e professor que vai entrar em greve sabendo que não pode ter aumento neste ano...
E uma dica pros funcionários - galinha que acompanha pato, morre afogada!

Anônimo disse...

Ainda vivemos em uma democracia! Todos na assembléia e votem pela greve ou não. Punto e basta!
É simples, é só votar.
Se o resultado for diferente do que cada um deseja, discordem, mas cumpram o que foi acordado.
É simples!

Anônimo disse...

É O DESMANDO TOTAL, A ORGIA INSTITUCIONAL, CASO OS TÉCNICOS ENTREM EM GREVE.