segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nota da Reitoria da Uenf

*Nota da Reitoria - 05/07/2010*

A Reitoria se dirige à comunidade universitária para informar que, a exemplo do que fez até o último momento na semana passada, continuará a atuar junto ao governo do Estado no sentido de demonstrar e reverter o equívoco que foi o reajuste salarial concedido a apenas parte dos servidores da nossa Universidade. Além de deformar ainda mais o Plano de Cargos e Vencimentos (Lei 4.800/2006), a medida cria distorções cujas consequências ainda não foram suficientemente aquilatadas.
Gastamos muita energia nos últimos meses tentando desfazer nas áreas pertinentes do Governo Estadual uma concepção que não foi capaz de perceber as diferenças fundamentais entre os quadros da UENF e da nossa coirmã Uerj. Esta concepção, à qual as autoridades foram induzidas pelo próprio rumo adotado pela reivindicação corporativa, refere-se especialmente à dedicação exclusiva - que vigora compulsoriamente para todo o corpo docente da UENF, mas não tem sua contrapartida financeira definida.
A necessidade institucional da reposição salarial tem sido tratada insistentemente pela Administração da UENF em suas negociações com o Estado. Ela tem sido colocada em todos os momentos e fóruns. Recentemente abordamos esta questão em entrevista do reitor à última edição da revista 'Rio Pesquisa', da Faperj (número 11, junho 2010). Sem perder a serenidade e o equilíbrio, a Reitoria atuará no limite de suas prerrogativas em defesa da correção de rumos e da remoção de obstáculos ao desenvolvimento da nossa Universidade. 
Brevemente convocaremos o Conselho Universitário para discutir os encaminhamentos para esta questão.

Almy Junior Cordeiro de Carvalho
Reitor da UENF

Antonio Abel Gonzalez Carrasquilla
Vice-reitor da UENF

9 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo nenhuma "deformação" no atual Plano de Cargos e Vencimentos da UENF (lei 4.800/2006). Muito pelo contrário: trata-se de um plano linear, justo e que se prende a qualificação profissional.
É óbvio que tem muita gente aqui e acolá querendo sim distorcer o plano atual, seja gerando tabelas milagrosas que beneficiam X e Y, seja gerando discussões acaloradas mas sem fundamento sobre diferenças salariais, atuação da reitoria, etc etc etc.
O que importa é que a universidade alcançou parte dos seus anseios nesse momento, ou seja, parte do corpo de trabalhadores da universidade conseguiu reajustar seus salários, uma Vitória incompleta, mas uma Vitória, digamos... preliminar. Afinal de contas, não é porque os professores AINDA não conseguiram seu reajuste que a comunidade toda vai se voltar contra aqueles que conseguiram, muito pelo contrário, trata-se, repito, de uma vitória parcial, preliminar.
É notório o conhecimento das diferenças salariais dos professores da UENF em relação aos salários praticados nas IES Federais e isso tem que ser reparado urgentemente, pelo bem do ensino, pesquisa e extensão na UENF. Sabemos também que hoje, os salários pagos aos técnicos administrativos nas universidades paulistas é bem maior que os pagos aqui no estado (um técnico de nível superior chega a receber 7.500 Reais).
Quais os mecanismos de defesa ? Criticar as categorias que receberam o reajuste ? Óbvio que não ! Criticar desmedidamente a reitoria ou os sindicatos ? Também não ! Os profs. da UENF têm que provar o quanto são importantes para a sociedade, suas pesquisas, seus projetos, os resultados obtidos nesses 16 anos de UENF. A luta continua !

Anônimo disse...

Parabéns à Reitoria que se manifestou... e bem!

Anônimo disse...

Mas o Reitor não era tão amigo do Cabral? Por que essa amizade toda não ajudou a corrigir essa tal indução criada pela unificação dos sindicatos? Ora, com amigo um desses, quem precisa de inimigo? Acorda Almy, que sua batata está assando! Desse jeito você não faz sucessor! Afinal, os professores controlam 70% do colégio eleitoral... dai que professor com salário congelado normalmente vota na oposição.

Anônimo disse...

Depende da "oposição", pois os professores não são burros, muito pelo contrário, sabem que não adianta votar em baderneiro e gente ardilosa. Os profs. PENSAM !

Anônimo disse...

E daí?... nosso problema continua - sem reajuste!

Anônimo disse...

Bom, então o candidato do Almy está mesmo em maus lençóis. Quer gente mais baderneira e ardilosa do que os que estão hoje controlando a Reitoria? A UENF está uma verdadeira baderna e contaminada pelos ardis que o pessoal do Almy faz todo dia. Só não vê quem não quer. Com certeza, os professores estão de olho e não vão querer continuar esse modelo de gestão que só causou desastres.

Anônimo disse...

É o velho DUALISMO TUPINIQUIM, "opisição boazinha" versus "situação má". Vão plantar batatas com todo respeito ! Quem irá operar o "milagre uenfiano" ? Um carrancudo metido e besta de plantão ? Um baderneiro marxista que não brincou quando era criança ? Um cara estúpido e arrogante com o rei momo na barriga ? (e que barriga hein ?). Senhores, senhores. A reitoria fez (faz) o que está a seu alcançe e vcs sabem disso, sabem muito bem quantas visitas do reitor foram feitas ao governador Cabral. Parem com essa mentalidade infantil de querer achar um "salvador da pátria bonzinho" nesse dualismo macabro que infecta as mentes menos esclarecidas. Deixem o dual de lado e raciocinem que ninguém, mas ningém mesmo fará milagres aconteceram e que somente o diálogo abrirá novas oportunidades para a reposição salarial dos professores (reposição essa URGENTÍSSIMA !).
A reitoria da UENF está indo muito bem até o momento e fará seu sucessor fácil, por uma questão de coerência.

Anônimo disse...

REITORIA 4 X CRÍTICOS MAXISTAS INVEJOSOS DE PLANTÃO 0

Anônimo disse...

Pois é... tantas acusações para condenar maniqueísmo está parecendo coisa de esquizofrênico mal resolvido ou seria mal resolvida. Mas fala a verdade, essa Reitoria só fará sucessor colocando todo o seu exército de cargos gratificados para fazer campanha. Mesmo assim com 70% dos votos sendo dos professores fica difícil.

Finalmente, o que o Reitor andou fazendo foi subir em palanque com o Sérgio Cabral para prometer expansão da UENF. Tem gente que viu e fotografou! Só falta essas fotos aparecerem na campanha para a Reitoria em 2011!