domingo, 25 de julho de 2010

Simplesmente pensando...


Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga?


Geralmente me perguntam: “Qual seria a pronúncia e escrita correta? Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga? Esta palavra é feminina ou masculina?”

Antes de avançarmos na resposta, podemos ir direto às suas fontes e verificarmos as definições desta prática. Como é de origem oriental, mais especificamente da Índia, consultaremos estas fontes de origem. Existem textos como os Puranas, os Vedas, os Upanisads, o Shiva Samhitá. Também a Bhagavad Gita, o Yoga Sutra, o Hatha Yoga Pradípiká, o Gheranda Samhitá.

Na Bhagavad Gita:

"...Yoga é equanimidade da mente". (II, 48) "Yoga é a excelência, a arte de todas as ações". (II, 50)

No Yoga Sutra:

"Yoga é o recolhimento das atividades da mente" (I, 2)

Comentários de Vyasa (grande sábio da Índia) aos Sutras de Patanjali:

"Yoga é Samadhi (liberação)". (I, 1)

Nos Upanishads:

"Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder." Upanishad Shvetashvatara (II:12-13).

"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga." Upanishad Maitri, VI:25

"Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai." Upanishad Katha, VI

Tendo referência base, o Yoga Sutra (aforismos do yoga datado por volta de 200 a.C.) do sábio indiano Patañjali, sobressai das demais por ser um tratado que ele copilou dos conhecimentos narrados por escrituras anteriores e que sistematiza a prática do yoga. Devido a esta forma organizada, Patañjali é conhecido por alguns como o fundador do Yoga, o que não é verdade, pois há aproximadamente 7.000 anos atrás apareceu muito antes de Patañjali o senhor Siva, dotado de conhecimento extremamente refinado sobre práticas de Yoga e profundos conhecimentos filosóficos. O Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga (yoga Real), baseado na escola Samkhya e nas escrituras Hindus especialmente o Bhagavad Gita. O Yoga também utiliza os conhecimentos dos Puranas, Vedas e Upanishads...

Inquestionavelmente trata-se de um trabalho que auxiliou e simplificou o entendimento das práticas, os ensinamentos e os propósitos do Yoga. O Raja Yoga ficou conhecido por Ashtanga Yoga (astha=oito e anga=passos, ramos) que é a espinha dorsal dos Sutras de Patañjali. São eles:

Yama- Códigos morais
Niyama- Purificação e estudo
Asana- Postura
Pranayama- Controle da respiração
Pratyahara- Controle dos sentidos
Dharana- Concentração
Dhyana- Meditação
Samadhi– Contemplação – liberação

Os principais mestres que surgiram no século passado foram: Krishnamacharya, Swami Sivananda, Gurudeva, Swami Vivekananda e Sri Aurobindo. Estes mestres ou os seus discípulos disseminaram a prática e ensinamentos das suas respectivas linhas de Yoga, tal qual conhecemos atualmente no oriente e ocidente e sempre tendo como base os ensinamentos do Yoga Sutra. No entanto o de maior destaque é inquestionavelmente Krishnamacharya, de técnica e ensinamento singular que incentivava os seus discípulos que mais se destacavam ( B.K.S. Iyengar, Pattabhi Jois e Desikachar) a desenvolver o estilo de Yoga que mais adaptava a sua natureza e realização de prática.

Os principais ramos do Yoga são a Raja Yoga, Karma Yoga, Janana Yoga, Hata Yoga e Bhakti Yoga.

Afinal o certo é Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga? Feminina ou masculina?

‘Yoga’ é uma palavra sânscrita masculina e no sânscrito a letra “o” tem um som fechado, então podemos descartar Yóga e Ióga, mais ainda ficaremos com quatro opções que por usualidade do ambiente eu ficaria com “Yoga”, mas em nossos dicionários é mais comum encontrar “Ioga”. Oportunamente, abro um ‘parêntese’ para as acepções de alguns dicionários que trazem informações lamentavelmente equivocadas, distorcidas, incompletas e tendenciosas sobre o verdadeiro significado e objetivo do Yoga.

Vou deixar a resposta final para o querido mestre brasileiro, profesor Hermógenes que este ano completou 89 anos de idade e quase 50 anos de prática de Yoga. Quando perguntam a ele sobre qual seria a correta pronuncia e o correto significado da palavra ‘Yoga’ ele responde que o importante não é a pronúncia mas manter-se na prática. Ressaltando assim a importância desta milenar prática na vida de todos.

Posso garantir ao leitor que falar sobre uma arte milenar como o Yoga e de seus benefícios para o corpo, a mente e emoções e para a alma é extremamente complexo, não só por se tratar da limitação de tão poucas linhas, mas também pela variedade de matizes e aplicações neste vasto universo do Yoga.


Pense sobre isto ...


Prática de Yoga

"Não quero dar qualquer outra prova da verdade que não esteja apoiada na experiência pessoal. Quanto mais alguém pratica Yoga com paciência e regularidade, tanto mais sente, intensa e demoradamente, que está fixo na Bem aventurança ou Deus."

Paramahansa Yogananda, “The Science of Religion”


Um comentário:

thiago kerzer disse...

Maravilhoso texto Kripa!
Como sinto saudades dos tempos em que eu fazia Yoga!