quinta-feira, 15 de julho de 2010

Acidente no CCT desperta Reitoria

O acidente com um aluno (teve a testa, braço e mãos feridas) no Centro de Ciência e Tecnologia na última segunda feira parece que despertou a atenção da Reitoria sobre procedimentos a serem adotados em situações como essa. Vejam a nota que foi divulgada na ASCOM nessa quarta-feira:
O Ambulatório da UENF, instalado na sala 12 do prédio da Prefeitura, no Campus Leonel Brizola, passa a funcionar no período da manhã, das 8h às 12h. Em casos de acidente de baixa e média complexidade no período da tarde deve-se solicitar o transporte (Astran), para encaminhamento da vítima ao hospital mais próximo. Já em caso de acidentes graves, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A orientação é da Prefeitura da UENF.

Essa questão de procedimentos em caso de acidentes é uma coisa desprezada em nossa universidade. Estamos cercados por laboratórios, que manipulam produtos tóxicos e inflamáveis e nunca recebemos qualquer tipo de treinamento de como proceder em caso de acidente, vazamentos ou incêndio. Os prédios até possuem equipamentos de combate (extintores e mangueiras) e lavatórios de emergência, porém ninguém foi treinado para usá-los.
Será que irão esperar acontecer alguma coisa grave para que se tomem iniciativas de segurança para os servidores e alunos? Vai ser preciso mais um aluno ou servidor se acidentar para que haja treinamento do pessoal? Quando a Uenf terá uma equipe de segurança do trabalho?

6 comentários:

Anônimo disse...

Se nem na parte administrativa tem treinamento! Imagine na laboratorial...

Cadê o mapa de risco da UENF?

Anônimo disse...

Enfermeiros não, técnicos em enfermagem.

Anônimo disse...

Não são dois enfermeiros da UENF ? Por quê atendimento somente no período da manhã ?

Anônimo disse...

Quais os atendimentos feitos no ambulatório da UENF ? De vítimas de qeuimaduras ? Inalação de químicos ? Perfuração ou cortes superficiais ? Desmaios e mal estar ? Se em casos de acidentes de baixa e média complexidade devem ser encaminhados a ASTRAN e para acidentes graves devemos acionar o corpo de bombeiros, para que serve o ambulatório da UENF ?

Anônimo disse...

O ambulatório serve para justificar os profissionais que foram contratados para o hospital veterinario e se recusam de trabalhar com animais, apesar do edital prever tal atividade.

Anônimo disse...

Cadê o serviço de engenharia e segurança do trabalho,isto é, os docentes não admitem um grupo de técnicos fiscalizando as atividades que eles desenvolvem em suas pesquisas, sendo assim, nunca vai existir, mesmo sendo obrigado por lei.