quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 485 milhões para o Rio

Deu no O Globo:

O Banco Mundial aprovou nesta terça-feira um empréstimo de US$ 485 milhões ao Rio de Janeiro para compensar o impacto negativo da crise financeira mundial sobre a economia do estado.

Os recursos serão destinados para o Projeto de Políticas de Sustentabilidade Fiscal, Desenvolvimento Humano e Competitividade, que consiste em esforços para melhorar a qualidade da educação, do sistema de saúde e das finanças do estado.

"O projeto, que não exige contrapartida, sinaliza o reconhecimento pelo Banco Mundial do nosso modelo de gestão por resultados", afirmou, em nota, o governador Sérgio Cabral, que está na Europa em Missão Oficial.

"Os problemas do Rio são complexos e exigem soluções inovadoras. Este empréstimo faz parte de uma iniciativa pioneira de apoio para os governos do estado e da cidade do Rio", disse Makhtar Diop, diretor do Banco Mundial para o Brasil.

Entre os objetivos anunciados do empréstimo estão o fortalecimento da gestão fiscal; melhorias no processo de registro de empresas; aumento da eficiência do sistema de educação básica; e maior acesso aos serviços públicos de saúde.

O Rio foi afetado pela acentuada redução de receitas durante a crise financeira global. Quase 44% das oportunidades de emprego existentes no estado não são formais. Na capital, a população das favelas tem crescido três vezes mais rápido do que a população da cidade.

Nenhum comentário: