sábado, 31 de julho de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
IMPERMANÊNCIA

Um software proprietário transforma as informações intradiárias dos ativos negociados na bovespa em comandos para os softwares de vídeo e som. A cada instante, em função das variações do mercado financeiro, o visitante poderá se deparar com uma montagem nova do filme. Com um caráter experimental, o projeto abre infinitas possibilidades de resultado estético. A exposição estará aberta ao público de 03 agosto a 03 de outubro de 2010 no Oi Futuro do Flamengo.
Criação e realização: Luisa Friese e Ricardo Cutz. Filme: performer – Luisa Friese. Direção e som – Ricardo Cutz. Direção de fotografia e montagem – Fernando Coimbra. Softwares – Leonardo Póvoa. Designer gráfico – Iano Coimbra
Ciclistas em risco
quarta-feira, 28 de julho de 2010
terça-feira, 27 de julho de 2010
Hoje é dia de feira
segunda-feira, 26 de julho de 2010
O corpo é o espelho da mente
[A medicina se rende a práticas antes consideradas alternativas.
Está provado que meditação, ioga e técnicas de relaxamento previnem e ajudam a curar doenças. Ou seja, a medicina preventiva agora prescreve não só dieta e ginástica, como também o cultivo das emoções e dos pensamentos positivos.]
"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo, cantava Walter Franco nos anos 70, no que era uma síntese do modo de vida hippie. Hoje, esses versos caberiam num relatório médico. Pesquisas recentes dão respaldo científico a uma crença que, divulgada no Ocidente pelo pessoal do paz-e-amor, está na base de filosofias orientais milenares – a de que uma mente apaziguada ajuda a prevenir doenças, acelera a recuperação física e até cura. O contrário também se revelou verdadeiro. Pensamentos e sentimentos negativos contribuem para o surgimento de moléstias e atrapalham o restabelecimento de um doente. Rancor, hostilidade, ressentimento e angústia podem estar na origem de distúrbios cardíacos, hipertensão, depressão, ansiedade, insônia, enxaqueca e infertilidade. Além disso, o peso dos sentimentos ruins debilita o sistema imunológico, fazendo com que o organismo se torne um alvo fácil de infecções, alergias e doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide. A partir dessa constatação, os pesquisadores resolveram examinar a fundo métodos de aprimoramento mental que, há pouco mais de duas décadas, vinham embalados numa aura de puro misticismo. Ioga, meditação e relaxamento viraram objeto de inúmeros estudos a respeito de sua eficácia terapêutica. As conclusões, até o momento, são bastante positivas. "Depois de analisarmos com rigor o alcance dessas técnicas, passamos a utilizar tais métodos como linha auxiliar de alguns tratamentos", diz o psicólogo José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo.
Um dos maiores investigadores do poder da mente sobre a saúde é o cardiologista americano Herbert Benson, da Universidade Harvard, autor do livro Medicina Espiritual. Pesquisas conduzidas por ele mostram que, em média, 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas, caso as pessoas usassem sua capacidade mental para combater naturalmente tensões que são causadoras de problemas físicos. A meditação, demonstra Benson, figura entre as maneiras mais efetivas de fortalecer a mente. Num de seus estudos, Benson acompanhou durante cinco anos pacientes que aprenderam a meditar, para tentar controlar doenças coronárias crônicas e outros problemas. Ele notou que os que meditavam de maneira disciplinada, todos os dias, tiveram taxas de recuperação superiores às do grupo de doentes que não levavam a sério a prescrição. O médico americano também verificou que, graças à técnica, metade dos homens com baixo número de espermatozóides por efeito de stress havia melhorado sua produção. Outro dado impressionante é que quase 50% das mulheres com infertilidade associada a dificuldades psicológicas conseguiram engravidar.
Não há nada de transcendental nisso. Usando imagens de ressonância magnética funcional, associadas a um aparelho de eletroencefalograma , uma equipe da Universidade de Wisconsin-Madison comprovou que a meditação produz efeitos concretos no cérebro. Nesse estudo, os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro praticou-a uma hora por dia, seis dias por semana, ao longo de dois meses. O segundo não meditou. A atividade no cérebro das pessoas de cada grupo foi medida e comparada. Os dados mostraram que, entre os que meditavam, houve um aumento na ativação do córtex pré-frontal esquerdo, a área que concentra as emoções positivas. Os pesquisadores também testaram se o pessoal da meditação teve a função imunológica melhorada. Para chegar a uma resposta, os integrantes de ambos os grupos tomaram vacina contra gripe. De quatro a oito semanas depois da administração da vacina, os participantes do estudo fizeram exames de sangue para medir o nível de anticorpos que produziram contra a vacina. No grupo da meditação, houve um aumento mais significativo.
Foi a demanda pela prática indiana que despertou nos pesquisadores o interesse em checar quais são exatamente os benefícios que a ioga traz. Descobriram que ela ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, a regular o funcionamento do sistema respiratório, a reduzir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Isso porque seus exercícios físico-mentais ativam a parte do sistema nervoso responsável pelo relaxamento. Ou seja, fazem um bem enorme para o coração e, não menos importante, para o que se convencionou chamar de alma – ansiosos e deprimidos encontram alívio em seus sintomas. Para não falar daquele efeito mais visível que é o de melhorar a postura, minorando as dores causadas por desvios de coluna. Os pesquisadores verificaram que a ioga pode ser de grande valia no tratamento de mulheres na pós-menopausa. Ao auxiliar no equilíbrio da produção hormonal, diminui as alterações de humor tão típicas dessa fase da vida. Comprovou-se, por fim, que a ioga faz uma espécie de massagem no sistema linfático, responsável pelo transporte das células de defesa do corpo e pela limpeza dos dejetos produzidos pela atividade celular e outras impurezas. Com isso, fortalece o sistema imunológico e mantém o interior do organismo livre de agentes patogênicos.
Do ponto de vista médico, uma das grandes vantagens das técnicas que trabalham a mente é que não há contra-indicação. "Mas é importante deixar claro que nenhum especialista sério minimizaria a importância dos remédios", diz o cardiologista Herbert Benson. Segundo ele, a longevidade e o bem-estar das pessoas estão baseados num tripé: remédios (não há substituto para a penicilina, por exemplo), cirurgias (a única saída para uma grande quantidade de problemas) e os cuidados pessoais (que incluem exercícios para o corpo e para a mente). Ou seja, a medicina preventiva agora prescreve não só dieta e ginástica, como também o cultivo das emoções e dos pensamentos positivos."
“O que for da natureza do seu ser assim será teu desejo, o que for seu desejo assim será sua vontade, o que for sua vontade assim serão seus atos, o que forem teus atos assim será o seu destino”
domingo, 25 de julho de 2010
Simplesmente pensando...
Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga?
Geralmente me perguntam: “Qual seria a pronúncia e escrita correta? Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga? Esta palavra é feminina ou masculina?”
Antes de avançarmos na resposta, podemos ir direto às suas fontes e verificarmos as definições desta prática. Como é de origem oriental, mais especificamente da Índia, consultaremos estas fontes de origem. Existem textos como os Puranas, os Vedas, os Upanisads, o Shiva Samhitá. Também a Bhagavad Gita, o Yoga Sutra, o Hatha Yoga Pradípiká, o Gheranda Samhitá.
Na Bhagavad Gita:
"...Yoga é equanimidade da mente". (II, 48) "Yoga é a excelência, a arte de todas as ações". (II, 50)
No Yoga Sutra:
"Yoga é o recolhimento das atividades da mente" (I, 2)
Comentários de Vyasa (grande sábio da Índia) aos Sutras de Patanjali:
"Yoga é Samadhi (liberação)". (I, 1)
Nos Upanishads:
"Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder." Upanishad Shvetashvatara (II:12-13).
"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga." Upanishad Maitri, VI:25
"Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai." Upanishad Katha, VI
Tendo referência base, o Yoga Sutra (aforismos do yoga datado por volta de 200 a.C.) do sábio indiano Patañjali, sobressai das demais por ser um tratado que ele copilou dos conhecimentos narrados por escrituras anteriores e que sistematiza a prática do yoga. Devido a esta forma organizada, Patañjali é conhecido por alguns como o fundador do Yoga, o que não é verdade, pois há aproximadamente 7.000 anos atrás apareceu muito antes de Patañjali o senhor Siva, dotado de conhecimento extremamente refinado sobre práticas de Yoga e profundos conhecimentos filosóficos. O Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga (yoga Real), baseado na escola Samkhya e nas escrituras Hindus especialmente o Bhagavad Gita. O Yoga também utiliza os conhecimentos dos Puranas, Vedas e Upanishads...
Inquestionavelmente trata-se de um trabalho que auxiliou e simplificou o entendimento das práticas, os ensinamentos e os propósitos do Yoga. O Raja Yoga ficou conhecido por Ashtanga Yoga (astha=oito e anga=passos, ramos) que é a espinha dorsal dos Sutras de Patañjali. São eles:
Yama- Códigos morais
Niyama- Purificação e estudo
Asana- Postura
Pranayama- Controle da respiração
Pratyahara- Controle dos sentidos
Dharana- Concentração
Dhyana- Meditação
Samadhi– Contemplação – liberação
Os principais mestres que surgiram no século passado foram: Krishnamacharya, Swami Sivananda, Gurudeva, Swami Vivekananda e Sri Aurobindo. Estes mestres ou os seus discípulos disseminaram a prática e ensinamentos das suas respectivas linhas de Yoga, tal qual conhecemos atualmente no oriente e ocidente e sempre tendo como base os ensinamentos do Yoga Sutra. No entanto o de maior destaque é inquestionavelmente Krishnamacharya, de técnica e ensinamento singular que incentivava os seus discípulos que mais se destacavam ( B.K.S. Iyengar, Pattabhi Jois e Desikachar) a desenvolver o estilo de Yoga que mais adaptava a sua natureza e realização de prática.
Os principais ramos do Yoga são a Raja Yoga, Karma Yoga, Janana Yoga, Hata Yoga e Bhakti Yoga.
Afinal o certo é Yoga, Yôga, Yóga, Ioga, Ióga ou Iôga? Feminina ou masculina?
‘Yoga’ é uma palavra sânscrita masculina e no sânscrito a letra “o” tem um som fechado, então podemos descartar Yóga e Ióga, mais ainda ficaremos com quatro opções que por usualidade do ambiente eu ficaria com “Yoga”, mas em nossos dicionários é mais comum encontrar “Ioga”. Oportunamente, abro um ‘parêntese’ para as acepções de alguns dicionários que trazem informações lamentavelmente equivocadas, distorcidas, incompletas e tendenciosas sobre o verdadeiro significado e objetivo do Yoga.
Vou deixar a resposta final para o querido mestre brasileiro, profesor Hermógenes que este ano completou 89 anos de idade e quase 50 anos de prática de Yoga. Quando perguntam a ele sobre qual seria a correta pronuncia e o correto significado da palavra ‘Yoga’ ele responde que o importante não é a pronúncia mas manter-se na prática. Ressaltando assim a importância desta milenar prática na vida de todos.
Posso garantir ao leitor que falar sobre uma arte milenar como o Yoga e de seus benefícios para o corpo, a mente e emoções e para a alma é extremamente complexo, não só por se tratar da limitação de tão poucas linhas, mas também pela variedade de matizes e aplicações neste vasto universo do Yoga.
Pense sobre isto ...
Prática de Yoga
"Não quero dar qualquer outra prova da verdade que não esteja apoiada na experiência pessoal. Quanto mais alguém pratica Yoga com paciência e regularidade, tanto mais sente, intensa e demoradamente, que está fixo na Bem aventurança ou Deus."
Paramahansa Yogananda, “The Science of Religion”
sábado, 24 de julho de 2010
Docentes sem aumento x Expansão
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Contra números os argumentos ficam frágeis
Enquanto alguns levantam a bandeira do "perigo vermelho", outros estão dando uma pelota para o terrorismo jornalístico! No governo "esquerdista pró-terrorista" a indústria cresceu e lucrou. Para os empresários, não importou a cor da camisa do governo e sim suas ações positivas.
Vejam alguns números da indústria brasileira e a confiança na estabilidade do país:
Lixo Requentado

quarta-feira, 21 de julho de 2010
Doação de sangue
Servidores estaduais da saúde protestam

Rio - Aproximadamente 100 servidores fizeram um protesto, nesta quarta-feira, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Os trabalhadores querem reajuste salarial.
O pobrema é nóis!

terça-feira, 20 de julho de 2010
Curso de informática na Vila Maria

segunda-feira, 19 de julho de 2010
Campos no buraco
Será que é o fim!!!!???
Que nada!
Em se tratando de Campos nada pode estar tão ruim que não possa ser piorado!