domingo, 20 de junho de 2010

Simplesmente pensando...


Sabedoria.

Conta a lenda que havia três homes caminhando por dias numa região muito árida: Um deles tinha o caráter otimista, o segundo tinha tendências pessimista e o terceiro era um sábio.

Um dia antes de chegarem ao destino, uma das moringas que eles carregavam caiu acidentalmente no pedregoso chão quebrando-se. Naquele momento o suprimento de água findou. Mas eles sabiam que existia uma cabana próxima e, como de costume, os viajantes que faziam aquele trajeto mantinham pelo menos uma moringa com quantidade de água fresca o suficiente para uma emergência como a deles.

Apressaram-se e chegando lá, para a surpresa de todos, perceberam que na base da velha moringa havia um pequeno furo. Ao colocar a água restante em um copo, constataram que a mal foi suficiente para chegar à metade de um copo.

O homem que tinha tendências pessimistas apressou-se e disse: “Que azar! Com tanta sede e o que temos é um copo d’água quase vazio. Isto não é o suficiente. E prosseguiu lamentando-se.”

O homem de caráter otimista comentou: “Vejo que temos um copo d’água quase cheio. E prossegui na tentativa de consolar o pessimista.”

O sábio nada falou. Enquanto os dois ficaram neste diálogo, ele colocou a terça parte daquela água em um segundo copo, bebeu e sentou-se na fresca em silêncio, poupando sua garganta e aguardando o sol baixar para prosseguir viagem...

Percebe-se que a característica marcante de um sábio, como já foi dito no texto aqui publicado (06/06/10), é a da visão de grupo. Podemos também acrescer a assertividade, não importando a quão crítica possam ser as circunstânicas, o verdadeiro sábio busca a correta fluidez da ação.

Pensem nisto ...

Expansão
“Eu vôo no plano da consciência, acima, abaixo, à esquerda, à direita, dentro, fora, em todos os lugares, para descobrir que, em cada recanto do meu lar espacial, sempre estive na sagrada presença do meu Pai.” Paramahansa Yogananda, "Meditações Metafísicas"

Nenhum comentário: