sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA ?


UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA (texto by Sintuperj/UENF)

Somos sabedores de todos os problemas que nos atingem: a questão da reposição salarial, das perdas salariais, do êxodo de servidores da Uenf para outras entidades por conta dos baixos salários praticados em nossa universidade, a precarização dos serviços, da terceirização, da falta de condições de trabalho em vários setores. Enfim, poderíamos falar de vários problemas que nos atingem durante o cotidiano. Lutar para que estes problemas sejam sanados é dever de cada servidor desta instituição, principalmente no que diz respeito a reposição salarial (82% já). Esta não é uma luta solitária de um só segmento, mas do conjunto de servidores, e visa tão somente o fortalecimento da categoria e da própria instituição. Esta sempre foi e será a nossa luta.

Como a nossa visão é de igualdade e justiça em todos os níveis, temos o dever moral e ético de corrigir algumas distorções que foram praticadas em nosso PCV, pois não dá para tapar o sol com a peneira. Os índices praticados para cada categoria prejudicaram visivelmente as categorias dos níveis elementar, fundamental e médio, portanto, não falem em divisionismo. Reparar este erro também é um dever de todos, não podendo ter uma luta somente das três categorias que foram prejudicadas. Queremos contar com a solidariedade e o senso de justiça de todos, afinal tudo o que conseguimos foi através da soma de esforços de todas as categorias que souberam dar respostas certas, fazendo prevalecer a autonomia frente aos governos intransigentes e autoritários.

Temos condições sim de lutar pela reposição salarial e pela correção da tabela do PCV para os níveis elementar, fundamental e médio ( e não venham com a conversa de que uma luta sobrepõe a outra ou de que queremos dividir a categoria). A nossa luta não pode ser solitária, mas sim uma luta solidária, como foram todas as outras. Solidária sim, porque a categoria soube somar, portanto, não há motivos para divisionismo.

Queremos justiça! Queremos 82% de perdas salariais e 149% para os níveis elementar, fundamental e médio.

Estamos juntos em todas as frentes que envolvam o conjunto de servidores da UENF, sejam eles técnico-administrativos ou professores, pois estas categorias formam um só corpo de servidores públicos estaduais.


Delegacia Sindical Sintuperj Uenf

_________________________________

Algumas oberervações:

Os membros do "sindicato" que exercem suas funções numa Instituição de Ensino Superior esqueceram (propositalmente ?) os técnicos de nível superior da UENF. Pelo documento enviado ao CONSUNI NÃO HÁ PROPOSTA DE REAJUSTE PARA OS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DA UENF.
POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA, MEMBROS DO SINDICATO, REFAÇAM O DOCUMENTO ENVIADO À REITORIA E INCLUAM REAJUSTES LINEARES PARA TODOS OS NÍVEIS. SEM DEMAGOGIAS E SEM CLIENTELISMO.

4 comentários:

Anônimo disse...

Propondo 0% de reajuste salarial para os técnicos de nível superior os sindicalistas da UENF não estão propondo a divisão da categoria. Estão propondo a DESVALORIZAÇÃO DOS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR.

Uenfezado disse...

O "nosso" sindicato já morreu!Faz tempo! Devemos ignorar as contradições ditas e as feitas pelo Sintuperj (falam uma coisa e fazem outra).
O verdadeiro problema da massa de servidores técnicos e administrativos da UENF é definir qual entidade vai nos representar DE FATO. É isso que interessa! Isso que precisa ser resolvido já, porque estamos a vários anos sem uma verdadeira representação política.
Quanto a tabela salarial, a proposta absurda do "nosso" sindicato pode até ser apreciada no Conselho Universitário, porém, ali não existem débeis mentais que levem a diante tal disparate.

Anônimo disse...

Realmente, tal disparate não passará pélo Consuni, tampouco pelo TCE. Resta saber qual será o posicionamento de nosso representante na reunião do Consuni.

Anônimo disse...

Calma pessoal!
Antes de ficar fofocando sobre isto ou aquilo, procurem saber o que está sendo feito, apareça nas reuniões, dê sua contribuição. Até mesmo pq. muitos já fizeram parte do sindicato ou mesmo da associação e não fizeram nada muito diferente do que está sendo feito hoje... É ou não é?
Três tabelas foram apresentadas, uma que dá os 149% de correção e depois iguala em 28% a diferença entre níveis (proposta aprovada pelo CCTA), outra aumenta faixas e valores (enviada pelo CBB) e outra que respeitando o limite do teto salarial do governador, vem dando reajustes do professor titular até o nível elementar (vai pelo CCH).
Como podem ver tem bastante coisa e feito, como sempre por uma minoria...
Fora com a rádio tamanco!