sexta-feira, 25 de setembro de 2009

No país dos banqueiros, bancários em greve.


A greve nacional dos bancários entrou em seu segundo dia nesta sexta 25 com a paralisação de agências e concentrações de bancos públicos e privados por todo o país.


Após assembleias realizadas durante a última quarta-feira, os bancários decidiram confirmar a decisão do sindicato da categoria de rejeitar a proposta salarial apresentada pelos bancos e decretar greve geral por tempo indeterminado a partir da quinta-feira. A paralisação está afetando todo o País, em especial capitais das regiões Sul e Sudeste.


De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), concordaram com a greve os empregados das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre (no Banco do Brasil, Caixa e privados).

A paralisação foi aceita ainda nos seguintes Estados: Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Espírito Santo, Acre, Piauí, Rondônia, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Roraima, Goiás, Amazonas e Tocantins.

Na sexta-feira da semana passada, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região recusou proposta de reajuste de 4,5 por cento sobre os salários de 31 de agosto de 2009, o que corresponde à inflação acumulada em 12 meses. Os bancários pleiteiam dez por cento de aumento.

Fontes:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/24/bancarios+iniciam+greve+nacional+nesta+quinta+feira+8620901.html

http://www.spbancarios.com.br/

Nenhum comentário: