quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"POUVO BRASILERO": VEM AÍ MAIS UM IMPOSTO !


MEU POUVO, MINHA PÓVA. CUPANHERUS TRABAIADORES:


Será de 22,5% a alíquota que incidirá sobre a rentabilidade dos depósitos de cadernetas de poupança acima de R$ 50 mil, em 2010.

A informação foi dada há pouco pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele informou que o governo enviará projeto de lei ao Congresso, com as mudanças para a poupança, ainda nesta semana.

Mantega explicou que a incidência da tributação sobre a poupança independerá do prazo da aplicação. E afirmou que o governo quer a mudança a partir de janeiro do ano que vem, mas, evidentemente, isso dependerá dos parlamentares.

Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo não deve ter problemas para a aprovação, por ser "um projeto justo, para melhorar institucionalmente a poupança, que não pode ser afetado por discussões entre governo e oposição sobre as eleições de 2010".

Também presente à reunião do Conselhão para um balanço de um ano da piora na crise financeira global, Bernardo reiterou que "99% das cadernetas de poupança ficarão do jeito que são hoje, e vai haver uma mudança para um pequeno número de aplicadores".

O ministro da Fazenda lembrou que a mudança na poupança será para evitar fuga em massa de outras aplicações financeiras para as cadernetas. Com a queda dos juros, o rendimento de variação da Taxa Referencial mais 0,5% mensais torna a poupança mais atrativa em relação a outras modalidades de aplicação.

Mantega disse que não se confirmou a expectativa do governo, de que com a redução da taxa básica Selic, haveria uma migração forte para a poupança já este ano. "O mercado ficou estável. Não houve a migração, por isso, não precisamos reduzir a tributação sobre os fundos de investimentos", continuou ele.

Um comentário:

Uenfezado disse...

No blog do Alcimar, Economia do Norte Fluminense, há uma análise sobre o assunto.