quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Sindicato" quer achatamento dos salários dos técnicos de nível superior


Mais uma vez o "sindicato" dos técnicos administrativos da UENF promoverá assembléia e seus "dirigentes" não fizeram qualquer tipo de alusão aos profissionais de nível superior (vide convocatória da Assembléia para 04 de agosto).
Desde o início das assembléias este ano o "sindicato" deixou a ver navios o pessoal de nível superior. Coincidência ou não, trabalhamos para uma instituição que forma profissionais de NÍVEL SUPERIOR. Das duas uma: ou acham que os técnicos de nível superior estão recebendo excelentes salários ou querem criar aqui um separativismo torpe ao estilo 'classe contra classe' nos moldes comunistas ultraretrógrados.
Se acham que os técnicos de nível superior não merecem ser contemplados por um reajuste salarial, desconhecem, mesmo trabalhando dentro da universidade, o que seja um curso de nível superior.
O "apego" aos níveis elementar, fundamental e médio e o descaso contra os técnicos de nível superior mostra a incapacidade por parte dos "representantes" do "sindicato" em justamente REPRESENTAR A TODOS. É o sindicalismo na contra mão do bom senso.
Para piorar, os "representantes" do "sindicato" atearam fogo no palheiro com a proposta enviada à Reitoria. Observe a discrepância entre os salários de técnico de nível médio com graduação (C IX) e o salário de técnico de nível superior graduado (D X). Pode um graduado receber salário maior que outro graduado ? Ambos são graduados ! Continuando nossa linha de pensamento: pode um graduado (C IX) receber salário maior que um especialista (D XI) ?
Isso reflete numa desvalorização dos profissionais de nível superior da UENF. Outra contra mão da lógica pois, em qualquer empresa, quem estuda mais recebe maiores salários... 'Also sprach Zarathustra!'

Proposta salarial do SINTUPERJ para o Profissional de Nível Médio:


C
VII
1.482,00
1.593,15
1.704,30
1.815,45
1.926,60

VIII
2.119,26
2.278,20
2.437,14
2.596,08
2.755,03

IX – Nível médio com graduação
3.030,54
3.195,40
3.360,21
3.525,12
3.690,00



Salários atuais dos profissionais de nível superior da UENF. Sem alteração, segundo proposta do SINTUPERJ:

D
X - Graduação
2.207,00
2.307,00
2.407,00
2.507,00
2.607,00


XI – Especialização
2.807,00
2.907,00
3.007,00
3.107,00
3.207,00




__________________________________________________


"ASSEMBLÉIA"

DIA: 04 DE AGOSTO

(Terça-feira)

14 HORAS (Auditório 02 - P5)

ASSEMBLÉIA SERVIDORES

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Pauta:

1. Informes gerais;

2. Percentual de 20 e 40% para a insalubridade (Resolução jurídica p/ o caso);

3. Alteração da tabela do PCV para o nível elementar, fundamental e médio (Envio de documento a reitoria solicitando esclarecimentos de como se chegou aos índices atuais p/ cada categoria).

4. Acordo de repasse de verba da diretoria executiva p/ a delegacia sindical Sintuperj Uenf como definido no VII Congresso do Sintuperj realizado entre 22 e 25/06.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tenho que comentar e vou me poupar de dizer meu nome, mas suas informações estão um tanto incorreta e, no meu entendimento só serve para para dividir.
Vejamos;
1) O sindicato é de todos os que são filiados, portanto se os técnicos de nível superior não comparecem para reinvindicar seus direitos, fazer o que? Devo dizer que sou TNS.
2) Até o que fui informado eles estão sugerindo os mesmos percentuais de reajuste que foram aplicados para os TNS, nada mais justo ou não?
3) Fizemos, nos TNS, uma tabela baseada 1º no início de carreira do NS o salário base de 8,5 mínimos, hoje = R$ 3952,50 e daí por diante até chegar aos professores no teto máximo do salário do governador (próximo).
4) Gostaria Tb. De termos um estudo de quanto foi o % aplicado para os professores e, se for maior dos que foi aplicados para nós, sugiro lutarmos pela igualdade de tratamentos, assim como estão fazendo do elementar, fundamental e médio.



Nisso tudo o pior mesmo é dividir, pois até hoje só conseguimos alguma coisa estando todos amarrados e, principalmente aos professores, ou vcs. Que a insalubridade saiu por nossa causa?

Anônimo disse...

tem que mostrar tudo, quanto ganha um funcionario nivel superior final de carreira, incluindo trienios?

Uenfezado disse...

O “nosso” sindicato já morreu! O problema foi não termos enterrado o falecido. Por isso continua assombrando e aterrorizando!
A grande maioria dos funcionários não confia nos dirigentes da delegacia sindical e muito menos nas suas intenções.
Ficamos amarrados: sindicato inoperante e associação politicamente omissa.

Grieg disse...

Cada um tem o sindicatozinho que merece...
A falta de técnicos de nível superior nas assembléias do "sindicato" talvez seja reflexo da falta de coerência e atitudes positivas por parte dos dirigentes sindicais.
Se o "sindicato" está sendo "justo" ao solicitar um percentual de reajuste similar ao aplicado aos TNS, deve ser JUSTO também com os profissionais de nível superior, vc não concorda ?
Se, como TNS acha justo receber salário inicial menor que o de um técnico de nível médio, teu conceito de justiça está descambando para o populismo barato. Estudar então pra quê ?
Formar pessoas pra quê ?
Mas... como temos em nosso país um dirigente Mor que nunca estudou, talvez os estudos realmente estejam em processo de decadência.
Uma outra coisa: o ganho final do TNS não pode ser colocado como justificativa para o "sindicato" querer ACHATAR os salários iniciais do profissional de nível superior. Teus estudos, acerca dos 8,5 salários mínimos iniciais mostram justamente o contrário, ou seja, os TNS em início de carreira na UENF recebem menos do que deveriam receber.
Sem mais, permaneço na espectativa de que absurdos como esse não passem (certamente não passarão) pelo CONSUNI. Acreditamos, como sempre, que o mehor caminho serão as negociações entre a Reitoria e o Governo do Estado. No final, teremos o velho placar de sempre: Reitoria 1 X Sindicato 0. Isso porque não se pode conquistar direitos tendo como base propostas que, além de absurdas, ponham em risco nosso PCV.

Anônimo disse...

"tem que mostrar tudo, quanto ganha um funcionario nivel superior final de carreira, incluindo trienios?" citou Anônimo.

Olha gente fina: Em primeiro lugar, TODOS OS SERVIDORES DA UENF TÊM DIREITO A TRIÊNIOS. Em segundo lugar, os técnicos de nível superior da UENF recebem salários de acordo com seu grau de formação, ou seja, especialista, mestre ou doutor. Se o servidor de nível superior recebe mais por ter um título de mestre ou doutor que mal há nisso ? Ele fez por onde não ?
Infelizmente não existe o cargo técnico de nível médio doutor. Aliás, é bom lembrar: quem na sua sã consciência faria um concurso para nível médio sendo mestre ou doutor ? Sem lógica né ?

Anônimo disse...

Quem está dividindo as categorias é o SINDICATO que NÃO APRESENTOU PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL PARA OS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR.

Anônimo disse...

Entendam que apesar dos salários do pessoal elementar,fundamental e médio sofrerem um aumento no valor, este não significa que foi dado aumento e sim, até onde eu entendo, é um percentual de equiparação ao pessoal de NS. Sendo assim, os TNS, sugerem um início de 8,5 mínimos (está na lei)o que nos dias de hoje, vai ser maior valor do que o fim do médio.
É só uma questão de interpretação, todos emos direitos e deveres iguais.
iguais.
Não vamos deixar que uma coisa que não está bem esclarecida, provoque uma divisão na categoria de servidores.
Quem for sindicalizado que vá as reuniões e cobre. Quem é da ASSUENF, cobre atitudes da mesma e, quem não está nem aí´para nada disso, pq. tem outro bico (deve ter bastante), que continue assim.
Esta é minha opinião como TNS.

Anônimo disse...

Obviamente que um cidadão que faz um curso de nível superior deva receber maior salário em relação a outro indivíduo que cursou até o nível médio. Do mesmo modo para aqueles que fazem cursos de pós-graduação em relação aos que não fazem tais cursos. Uma questão de lógica, bom senso e QUALIFICAÇÃO PROFISIONAL.
Certamente todos temos direitos iguais mas esse "direito" não pode ultrapassar os limites da razão, da sensatez e da coerência.
Se alguma coisa não "está bem esclarecida", para nós dois fatos ficaram bem esclarecidos, bem claros e nítidos: (1) o "sindicato", não sabemos por quê motivos, simplesmente deixou de lado os técnicos de nível superior quando não apresentou proposta de reajuste de seus salários e (2) os salários propostos para o nível médio com graduação ultrapassaram os salários dos técnicos de nível superior (já que não houve proposta de mudança por parte do "sindicato"), o que carecteriza uma DESVALORIZAÇÃO do profissional de nível superior justamente dentro de uma instituição que forma profissionais de nível superior, uma tremenda incoerência e uma atitude inconsequente e descabida por parte dos senhores "sindicalistas".
Se alguém aqui dentro da UENF possui outros bicos e se esse bico for fora do horário de trabalho, trata-se de uma questão de cunho privado. Agora, se tais bicos e bicudos agem sorrateiramente à luz do dia isso caracteriza a política do toma lá da cá, ou seja, algo parecido com o que Sarney vemtentando fazer a algum tempo no país.