sábado, 25 de julho de 2009

Setor sucroalcooleiro agoniza


Além da continuada crise financeira que já vem abatendo o setor desde a década de 90, somam-se constantes denúncias de maus tratos contra os trabalhadores rurais. Em uma reportagem do URURAU, podemos ver a Usina Sapucaia sendo denunciada por seus cortadores de cana, devido às péssimas condições de trabalho. Semanas atrás, foi a Usina Santa Cruz a enquadrada pelos mesmos motivos.
Crise financeira, trabalho degradante, fornecedores insatisfeitos, fechamento de indústrias. A dúvida é: até quanto tempo mais essa atividade vai funcionar em nossa região?
Haveria esperança se os principais elementos da atividade (trabalhadores, produtores e usineiros) estivessem empenhados em encontrar uma saída para crise. Mas nada está sendo feito. Parecem todos conformados com o quadro de involução ou esperando uma ajuda governamental cair do céu para “salvar a lavoura”!

3 comentários:

Grieg disse...

Campos é assim mesmo. Um engenhão atrasado com suas notórias figuras estampadas nas paredes das casas, seu Fulano, seu Cicrano. Pararam no tempo.

Anônimo disse...

Estamos investido grana e esperando a 16 anos que essa universidade com seus Doutores,pós-doc, mestres,alunos, etc, ajudem a fazer o tempo andar por aqui.
Está meio difícil ou não?

Grieg disse...

A UENF é uma instituição pública e gratuita de ensino de excelente qualidade, aberta a todos os cidadãos. Cabe lembrar que a UENF promove TODOS OS ANOS eventos os mais variados quer sejam: Semana do Produtor Rural, Workshop de Extensão, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Semana de Veterinária, etc. Além disso a UENF possui atendimento gratuito em Medicina Veterinária e diagnóstico de doenças das plantas na sua Clínica Fitossanitária. Seu quadro de professores altamente feras está sempre colaborando com os produtores, seja em reportagens na TV, jornais e revistas de circulação nacional. Ou seja, a UENF está aí de portas abertas. Só não vê quem não quer ou se faz de cegueta...