terça-feira, 28 de julho de 2009

Aberta a V Semana do Produtor Rural na UENF


A necessidade de reforçar cada vez mais a interação entre a Universidade a comunidade rural foi a tônica dos discursos durante a abertura da V Semana do Produtor Rural, realizada na manhã desta segunda-feira, 27/07. A cerimônia, realizada no auditório do prédio P4, contou com apresentação de poesia e de música, feita por agricultores integrantes dos assentamentos rurais de Campos.

- Nesta V Semana do Produtor Rural, queremos interagir um pouco mais com a comunidade. Não queremos apenas levar conhecimentos aos agricultores, mas também aprender com eles - disse o coordenador de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da Uenf, professor Fábio Coelho, responsável pela organização do evento.

Para o pró-reitor de Extensão da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, a Semana do Produtor Rural é um "aprendizado de mão-dupla", uma vez que permite o contato direto entre os pesquisadores da Uenf e a comunidade. Este contato permite que o pesquisador conheça de perto as dificuldades que acometem os produtores em seu dia-a-dia. Ele ressaltou a importância de integrar o saber popular e o saber científico.

Em sua participação, o reitor da Uenf, Almy Junior, destacou a necessidade de manter os agricultores no campo, permitindo que eles tenham acesso a todos os direitos dos trabalhadores urbanos. Uma das formas de permitir que isso ocorra, segundo ele, é levando educação de qualidade à zona rural. O reitor criticou o abandono das escolas agrícolas, bem como o fechamento de escolas nas zonas rurais.

Representando a Pastoral da Terra, que desenvolve parceria em projetos da Uenf, Inês Fátima Polidoro ressaltou a necessidade de que as pesquisas acadêmicas redundem na melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores. Segundo Inês, muitos agricultores assentados, que estavam nas cidades e voltaram ao campo nos últimos anos graças à reforma agrária, hoje passam por sérias dificuldades.

Também participaram da mesa de abertura o vice-reitor da Uenf, Abel Gonzáles Carrasquilla; o diretor do CCTA, Hernán Maldonado Vásquez; a professora Rita Nobre Soares (representando a Pró-Reitoria de Graduação); e o professor Fernando Saboya de Albuquerque Júnior (representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uenf).

Durante toda a semana, professores, técnicos e alunos do CCTA irão ministrar mais de 60 cursos de extensão, em diversas áreas, voltados em sua maioria para produtores rurais e pessoas ligadas à vida no campo. O evento conta com o apoio da Emater, Pesagro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Prefeitura de Campos e Fundenor.

Texto e foto: ASCOM/UENF

Nenhum comentário: