quarta-feira, 22 de julho de 2009

Na contra mão da lógica


Nesses 10 anos vivendo em Campos não paro de me perguntar. Como pode um município como este ter tanta gente rica ? São carrões importados, palacetes de luxo, apartamentinhos em bairros chiques, motos importadas, filhos em colégios tradicionais (e caros...) num município que não produz b....ta nenhuma. Senão vejamos:
1. Campos não é pólo agrícola, não produz significativamente uma cultura que possa trazer riqueza para o município (soja, milho, trigo, feijão, café, fruteiras, etc). Exs: Municípios do sul de Minas Gerais e do estado de SP (vários), Municípios do RS, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso (são muitos, não dá pra citar aqui);
2. Campos não é pólo pecuário, com produção significativa de leite, carne, pele de animais, pêlos de ovelhas, mel, seda, matrizes e reprodutores equinos, etc. Exs. Nova Andradina - MS, Bagé - RS, Uberaba - MG, municípios do sul de Minas Gerais (bacia leiteira);
3. Campos não é pólo minerador e não temos aqui: exploração de granito, calcáreo, pedras ornamentais, caolim, etc. Exs: vários municípios de Minas Gerais e Espírito Santo;
4. Campos não é pólo moveleiro. Não produz absolutamente nada com madeira bruta, tampouco em MDF ou aglomerado. Exemplo: a serra gaúcha, Ubá (MG).
5. Campos não é pólo calçadista. Não produz qualquer tipo de calçados. Ex: Franca - SP;
6. Campos não é pólo tecnológico, como Santa Rita do Sapucaí - MG que produz componentes eletrônicos variados;
7. Campos não é pólo modista e não possui indústrias de confecções, como Nova Friburgo (RJ) e Joinvile (SC);
8. Campos não possui fábricas de tecidos;
9. Campos não é pólo petrolífero, tampouco da indústria química;
10. Campos não é pólo cultural. Aqui não são feitos festivais de cinema como o de Gramado - RS, dentre outros.

Depois de ter rodado bastante algumas regiões produtivas do Brasil confesso que o fato de Campos ter tantos ricos me intriga pois não vejo relação entre produção do que quer que seja e geração de riqueza.

O que Campos produz ? Como se sustentam seus ricos ? Qual uso foi feito dos royalties durante todos esses anos ?
Na contra mão da lógica vemos um bando de ricaços num lugar que não produz nada, absolutamente nada. Nem... laranja !
Será ?

Foto sugestiva: primo rico e primo pobre, extraída da internet.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc. ainda é novo (a) no pedaço, com o tempo, quem sabe vc. encontrará reposta para essa sua pergunta tão intrigante.
Aproveita que vc é bem "rodado(a)" e ande mais pela planície e verás que a coisa não é bem assim...

Grieg disse...

Quá quá quá quá !
Obrigado pelos aconselhamentos.

Igor Senra disse...

Vc realmente está desinformado em relação à Campos. A cidade pode ter mil defeitos, resultado das má administrações que nos assolam há anos, mas o município produz muito sim. É pólo de pecuária de corte/leite e agricultura (princ. a cana e frutas), vide os negócios fechados na 50º Expo. Possui usinas de açucar e alcool. É pólo de móveis escolares (ex: Móveis Escolares Santhe Ltda), fornecendo em grandes quantidades para diversos Estados do Brasil(Licitações , pregões, etc.). Além disso, possui um setor de serviços e comércio muito bem estruturado, que assim como o setor de médico hospitalar, é referência no interior do estado. Sem contar que é Pólo Universitário, fato impulsionado pelo surgimento da UENF. Se vc veio trabalhar aqui e não curte a cidade, tudo bem. Mas não fale o que não sabe, ok?

Anônimo disse...

Negocios fchdona 50ª Expoagro?
Os tais 200 milhões?
Francamente, conversa para boi dormir...
O que falta para Campos melhorar, é exportar num conteiner bem fechado os politiqueiros de hoje e de ontém. Pode jogar em alto mar, lá por onde caiu o avião da Air France.
E aqueles que vem trabalhar aqui=ganhar seu sustento, que voltem para suas cidades de origem que muitas vezes nem no mapa aparecem!!!!!!

Grieg disse...

Discordo. Vc Igor pode até ter o pensamento romântico que todo campista possui, ou seja, vcs "se acham" mas a relaidade é que Campos produz pouco ou quase nada. Vc acha que Campos é pólo pecuário ? Certamente não conheces nada a respeito. Te convido a viajar ao sul de Minas Gerais e ver a bacia leiteira de um estado realmente produtor. Te convido a viajar para Mato Grosso e conhecer as fezendas de gado de corte além dos abatedouros. Te convido a conhecer Castro - PR para conhecer a bacia leiteira instalada neste município e demais ao redor. Te convido a conhecer o vale do rio São Francisco em Petrolina, para verificar o que é fruticultura.
Acoooooorrrrrrdddddaaaaa campista !