segunda-feira, 27 de julho de 2009

Na contra mão da lógica II - Especulação Imobiliária


Continuando o processo de contra mão da lógica, vamos agora tecer comentários sobre a especulação imobiliária em Campos.
Difícil, para quem veio de outras cidades ou outros estados, se acostumar com os exorbitantes preços dos imóveis em Campos. Para se ter uma idéia, uma casa velha, caindo aos pedaços aqui em Campos custa 150 mil Reais ou mais. Uma casa mais ou menos custa algo em torno de 200 a 250 mil Reais e uma casa boa, com três quartos, sala ampla e piscina... pasmem... algo em torno de 500 a 750 mil Reais. Aonde estamos ? Nos Emirados Árabes Unidos ? Em Dubai ? O que se produz aqui nessa "terra santa", petróleo ? ouro ? diamantes ? Resposta = nada !
Essa elevação dos preços dos imóveis se deu após a entrada dos royalties no município e, para espanto geral, o que teve de gente Zé Ruela adquirindo apartamentinho zero bala não tá escrito hein ?!
Muitas pessoas relacionam os altos valores praticados com uma possível lavagem de dinheiro justamente na compra destes imóveis. Seria a lei da oferta e da procura em ação.
O pior é que a ganância imobiliária aqui é tanta que os campistas pegam um terreno de 12x30 e o dividem em dois míseros terrenos (em formato de charuto) 6x30, constroem uma casinha de dois quartos com 10 m2 cada e vendem por 160 mil Reais.
Chuuuuuuuuuupa que é de uva neném !
Tal especulação não se justifica. Veja por quê: Campos possui uma praia distante e não muito boa para mergulhos, poluída com os dejetos lançados no rio paraíba. Campos é uma cidade suja, cheia de terrenos baldios imundos. Campos possui canais fedorentos. Campos possui a maior população de mosquitos do planeta. Campos possui cheiro de vinhoto extremamente desagradável. Campos possui um quadro político também extremamente desagradável. Campos possui altos índices de criminalidade. Campos possui vários bairros críticos em relação a alagamentos. Campos é um município totalmente esburacado. Campos não possui estações de tratamento de esgotos. Campos possui chuva de fuligem boa parte do ano. Campos está rodeada por favelas. Fazer o quê ?
Vale lembrar que, com 100 mil Reais pode-se comprar uma bela casa na região serrana dos estado do rio e com 160 mil um apartamento em Cabo Frio, locais bem mais valorizados e humanizados que Campos dos Goytacazes.
Seria a espaculação imobiliária um resquício do velho pensamento dos senhores de engenho escravocratas ?

2 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de relacionar na sua lista de coisas sobre Campos, a importação de desocupados de outras cidades, de outros estados, que vem ganhar seu dindin por aqui.
Como esse blog é de funcinários da UENF, ouvi dizer que muitos deles (os desocupados), só "trabalham" de terça a quinta e se acham a elite, os phdeuses. É isso mesmo?
Pena que com o salário miserável só dê para comprar um terreno tipo charuto e um carrinho 1000!
Fazer o que né?

Grieg disse...

Sorte esse município ter uma universidade do quilate da UENF que além de produzir ciência para todo o mundo forma profissionais de qualidade (realmente) e ainda promove o desenvolvimento regional por intermédio da extensão universitária.
De certo modo, estando num município tão arraigado nas práticas escravocratas da cultura da cana-de-açúcar e no toma lá dá cá dos "políticos" daqui, pertencer a UENF pode parecer algo elitizado mas não é. Trata-se de uma excelente instituição de ensino, pesquisa e extensão aberta a todas as pessoas, independente de poder aquisitivo, classe social e etnia.
Se os salários dos servidores públicos estaduais da educação é baixo, infelizmente isso acontece porque vivemos num país de corruptos e imbecis. Além disso o servidor público é um dos poucos cidadãos que tem, já descontado em folha, o imposto de renda mensal, ao contrário de muitos espertalhões por aí que insistem em burlar a lei.
Infelizmente pessoas que estudaram tanto na vida e que continuam estudando têm que conviver com situações de roubalheira, desvio de dinheiro público e especulação imobiliária, tudo isso feito por um bando de ignorantes espertalhões que nada temem nesse país das maravilhas chamdo Brasil.