segunda-feira, 14 de março de 2011

Reitor responde

Nota do Reitor da UENF:

Dirijo à comunidade universitária uma palavra de esclarecimento suscitada por uma onda de denuncismo que, a pretexto de tentar atingir a pessoa do reitor, agride o conceito da instituição e de toda a comunidade da UENF. Esta prática ofende, particularmente, a integridade de todo um coletivo de servidores públicos que são mais do que peças na engrenagem burocrática - são pessoas sérias, que têm rosto, família, biografia e história pessoal.
Já há alguns anos, mas sobretudo nas últimas semanas, certos membros externos à comunidade universitária vêm utilizando setores da imprensa para distorcer fatos e insinuar a adoção de má fé em procedimentos administrativos legitimamente observados na nossa Universidade. A insistência e a frequência com que expõem falsa e negativamente o nome da UENF acabam por recomendar esta manifestação do reitor.
A Administração da UENF responde rotineiramente a uma série de questionamentos nas mais variadas instâncias, tais como Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Conselho Curador etc. Isto tem sido feito na mais absoluta tranquilidade, dentro dos ritos legais, inclusive, quando é o caso, revisando ou aperfeiçoando procedimentos.
Internamente, o próprio Conselho Universitário tem atribuições estatutárias para interpelar ou mesmo punir o reitor, quando necessário. Mas nenhum item do pacote denuncista foi objeto de questionamento naquela corte, que é a instância máxima da Universidade.
Também a imprensa - elemento fundamental na vida civil e democrática - tem a prerrogativa de levantar questões, e a Administração está sempre pronta a responder a veículos que gozam de credibilidade. Devemos estar todos atentos a uma possível conexão interna destinada a alimentar esta central de difamação e desinformação. Todo membro da comunidade universitária tem o dever de solicitar aos canais institucionalizados qualquer esclarecimento que julgue ser necessário.
Se não o faz, preferindo comprometer-se com o submundo, presta um desserviço à UENF e joga contra a autonomia universitária. Continuemos, pois, empregando nossas melhores energias no trabalho devotado à UENF!
Almy Junior
Reitor da UENF

Nenhum comentário: