terça-feira, 29 de março de 2011

"Juventude, ciência e mídia" na UENF

Caros(as) colegas,
Dando continuidade ao esforço de fomentar, dentro da UENF, uma cultura de divulgação científica, gostaríamos de convidá-lo(a) a assistir à palestra "Juventude, ciência e mídia", que será ministrada no dia 13/04, quarta-feira, às 13h30, no Centro de Convenções da UENF, pela professora Simone Bortoliero, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
No mesmo dia, haverá o lançamento do livro "Descomplicando a Ciência", coletânea de matérias de divulgação científica publicadas pela ASCOM/UENF de 2003 a 2006 no Jornal Monitor Campista, de Campos dos Goytacazes - extinto em 2009 - a partir de subsídios fornecidos pelos pesquisadores da UENF.
Estudiosa das questões relacionadas à comunicação pública da ciência,Simone Bortoliero pretende abordar, em sua palestra, como capacitar os jovens brasileiros a interpretar as representações da ciência na mídia. Ela vai mostrar formas de viabilizar projetos de popularização da ciência e tecnologia (C&T) com jovens de ensino médio, dentro da perspectiva de inclusão de novas tecnologias - como é o caso da produção de vídeos científicos com o uso de aparelhos celulares (tema de uma oficina que ela também vai ministrar na UENF, na parte da manhã, para alunos de ensino médio de uma escola da rede pública de Campos).
Simone também pretende falar ainda sobre as ações envolvendo mídia e ciência que vêm sendo realizadas no país na área de Educomunicação e, ainda, quais as concepções que os jovens têm da C&T no Nordeste do Brasil. A palestra é dirigida a professores/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, além de demais interessados.
As inscrições devem ser feitas previamente, pelo email uenf@uenf.br,colocando como assunto do email "Palestra Simone Bortoliero" e telefone para contato, até 06/04.
Atenciosamente
Fúlvia D?Alessandri
Gustavo Smiderle
ASCOM / UENF

Nenhum comentário: