sexta-feira, 25 de março de 2011

Alguns trechos da votação da lei que reajusta o salário dos docentes

Esta na página da ALERJ a integra da votação. Aqui copiamos apenas alguns trechos:

O SR. ANDRÉ CORRÊA (Pela ordem) – Sra. Presidente, vou fazer a leitura na íntegra. Já conversamos com a Deputada Clarissa, com os Deputados Luiz Paulo, Roberto Henriques, Marcelo Freixo e farei a leitura na íntegra, do Substitutivo. ...  E por último: “Esta lei entra em vigor na data de sua publicação com efeitos retroativos a contar de janeiro de 2011.” A pedido foram aprovadas com subemendas as Emendas de nº 4, de autoria de Deputado Luiz Paulo, e nº 8, do Deputado Roberto Henriques. Portanto, Sr. Presidente, reafirmo o pedido de forma de Redação Final com base no § 2º do art. 162.
O SR. ANDRÉ CORRÊA (Para emitir parecer) – Sr. Presidente, o nosso parecer é favorável com Subemendas às Emendas nº 04 e 08; contrário às demais Emendas e concluindo por Substitutivo.
O SR. CHIQUINHO DA MANGUEIRA (Para emitir parecer) – Eu acompanho o parecer do Deputado André Corrêa.
O SR. ANDRÉ LAZARONI (Para emitir parecer) - Sr. Presidente, acompanho o parecer do Deputado André Corrêa.
O SR. CORONEL JAIRO (Para emitir parecer) – Voto com o relator.
O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – Com os pareceres emitidos, em votação o Substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça. Os Srs. Deputados que aprovam a matéria permaneçam como estão. (Pausa). Aprovada, salvo os Destaques.
O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – V.Exa. retira o Destaque. A matéria principal já foi votada. Aprovada. A matéria vai a Autógrafo. Considerada a forma Final de Redação proposta pelo relator, de acordo com o art. 164, § 2º.
O SR. ROBERTO HENRIQUES – Presidente, nós estamos aqui para defender os interesses dos funcionários profissionais da Educação lotados na Universidade Norte Fluminense, porque são profissionais que têm dedicação exclusiva. Eles não trabalham em outra escola, sequer dão aula em suas próprias residências. Portanto, valem todos os esforços. Parabenizo a categoria que aqui se faz presente, bem como a todos os Deputados que aqui lutaram para melhorar toda a proposta, que vem do Poder Executivo.
O SR. MARCELO FREIXO (Para declaração de voto) - Sr. Presidente,...,– sabemos que esse reajuste sequer paga a perdas salariais do tempo do Governo Cabral, que são superiores a 22%  ... É importante dizer aos Deputados que todas as conquistas, todas, dessa universidade não foram feitas pelo bom entendimento do governo sobre o papel estratégico que tem as universidades, e sim pela luta de professores e funcionários. ... Por exemplo, em 2001, a Uenf não tinha sequer CPNJ. Imaginem uma universidade que não tem sequer CNPJ. Não tinha, em 2001. Foi com muita luta, com greve, com mobilização de alunos, professores e funcionários que conquistaram isso. Em 2006, houve a conquista do plano de cargos e salários, mais uma vez com enorme mobilização de professores, alunos e funcionários.... Agora, mais uma vez, esses 22%, que deveriam ter sido pagos em agosto do ano passado, conforme nós defendemos aqui – fomos derrotados pela base do governo –, estão sendo pagos agora. Por quê? Porque tem quatro meses a luta desses profissionais.
O SR. SABINO (Para declaração de voto) – .... Nós esperamos que o Governo do Estado viabilize a realização do compromisso de levar um campus avançado da Uenf, uma das melhores e mais importantes universidades brasileiras, para o interior mais pobre, para Italva, no Noroeste Fluminense.
A SRA. CLARISSA GAROTINHO (Para declaração de voto) - – Sr. Presidente, eu não tinha como votar contra essa matéria.É evidente que a Casa avança, mas, no meu entendimento, avança muito pouco, porque o aumento concedido pelo Governador Sérgio Cabral não corrige sequer a inflação no período do governo deleAlém disso, quero deixar meu protesto porque precisamos iniciar nesta Casa um processo de discussão para garantir a autonomia financeira da Universidade Estadual do Norte Fluminense, nos mesmos moldes da USP...

Um comentário:

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS:
EM OUTUBRO DE 2010 O PROF. MARCOS PEDLOWSKI CITOU:

Prezados,

Em primeiro lugar, é interessante que vocês também tivessem analisado a última sentença da nota, onde está escrito que "a ADUENF espera que a reitoria ocupe um papel positivo no sentido de que possamos superar esta etapa da história da UENF com ganhos salariais para TODOS os servidores que constroem a instituição cotidianamente".

E me parece que TODOS os servidores é algo bem mais amplo que apenas os servidores docentes.

...

Finalmente, há que ficar claro que a diretoria da ADUENF entende que não pode haver uma solução só para os docentes e defende que qualquer ganho na tabela seja aplicado à todos, visto que a mesma é única. Assim, se nesta negociação emergir alguma coisa a mais para os docentes do que 22% haverá a necessidade de se repassar a diferença também para os técnicos em todos os seus níveis de carreira.

Atenciosamente,

Marcos Pedlowski
Presidente da Aduenf
18 de outubro de 2010 08:23
__________________

SENDO ASSIM, E PERANTE O QUE FOI AQUI RELATADO, NÃO ACREDITAMOS QUE A ADUENF IRÁ ACEITAR QUALQUER TIPO DE BOLSA OU REAJUSTE DIFERENCIADO QUE NÃO SEJA APLICADO A TODOS OS SERVIDORES DA UENF.