terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 2009


Da Ascom UENF:
Em solenidade na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), o reitor da Uenf, Almy Junior, recebeu nesta segunda, 19/10/09, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 2009, conferido à Universidade pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na categoria 'Mérito Institucional'. Sessenta e duas instituições participaram da avaliação, sendo 52 de ensino superior e 10 institutos de pesquisa.

Na categoria 'Mérito Institucional', o Prêmio traduz um reconhecimento à instituição universitária onde o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Pibic) tem maior efetividade na transformação de ex-alunos da Iniciação Científica em mestres ou doutores. Em apenas seis edições, esta é a segunda vez que a Uenf leva o Prêmio - a outra foi em sua primeira edição, em 2003.

A cerimônia de premiação integrou a abertura oficial da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez o Prêmio contou com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O reitor da Uenf, Almy Junior, lembra que a segunda conquista do Prêmio pela Uenf significa uma 'demonstração inequívoca' do acerto do modelo institucional proposto para a Uenf pelo professor Darcy Ribeiro.

- A Uenf foi pensada para formar cientistas, e o CNPq está demonstrando que esta missão está sendo rigorosamente cumprida - avalia.

Iniciado há mais de 50 anos, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica está implantado em todas as unidades da Federação e abriga mais de 26 mil universitários bolsistas, como lembrou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago. Para ele, o Pibic é a ação 'mais emblemática' da instituição dentre o conjunto de iniciativas nas áreas de educação e divulgação da ciência.

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica também é concedido a estudantes universitários que se destacam individualmente em seus projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito Pibic. No total, foram recebidos 119 trabalhos, dos quais 104 foram avaliados, sendo 31 da área de Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias, 36 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes e 37 de Ciências
da Vida.

Nenhum comentário: