quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisa da FGV

Uma pesquisa realizada acerca de três anos atrás pela Fundação Getulio Vargas mostrou que cada ano de estudo proporciona cerca de 15% a mais de salário. Enquanto uma pessoa sem instrução ganha, em média, um salário mínimo por mês, uma pessoa com 18 anos de estudos pode ganhar cerca de R$ 5.027,00 por mês. Mostrou também que a taxa de empregabilidade ou aumenta em 3,38% para cada ano de estudos. 

3 comentários:

Uenfezado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Os dados da pesquisa confirmam a veracidade de uma frase de pai pra filho que diz: “Estude bastante meu filho, para arrumar um bom emprego e ganhar um bom salário”. Parece óbvio dizer que quem estuda mais, quem faz um curso superior e uma pós-graduação consegue uma remuneração melhor. Isso porque os estudos, além de trazer novos conhecimentos de cunho geral (nas áreas política, social, cultural, etc), qualificam o indivíduo para funções específicas, aumentam a capacidade de raciocínio pelo exercício constante da mente e melhoram sobremaneira o entendimento das coisas.
Infelizmente ainda muitas pessoas no Brasil não valorizam os estudos como fator de ascensão social, de aumento das possibilidades de emprego e de chances de sucesso ao abrir o próprio negócio.
Atualmente, as pessoas têm inúmeras possibilidades de concluir seus estudos: cursos noturnos para adultos, cursos rápidos – de formação de tecnólogos, cursos de nível superior à distância, cursos via internet, cursos rápidos de línguas estrangeiras, enfim, uma série de opções para melhorar a qualificação e, consequentemente, o salário do trabalhador.
Do mesmo modo, inúmeras vagas e oportunidades, notadamente nos últimos anos com o crescimento econômico do Brasil, têm sido abertas para quem estudou ou está estudando. Um exemplo disso, em nossa região, é a criação do complexo portuário do Açu, o qual exigirá mão de obra qualificada e especializada nas mais diferentes áreas: planejamento estratégico, exportações, mineração, navegação, administração, economia, ambientalismo, informática, energias alternativas e muito mais.
É duro dizer: qualquer um pode varrer uma rua, mas poucos podem ser cirurgiões. Não se trata de discriminação, deboche ou algo do tipo, pois somos sabedores do valor e da importância das pessoas que trabalham como lixeiros mas, como profissional de nível superior sabemos muito bem do grau de dificuldade num procedimento cirúrgico, assim como em qualquer outra atividade relacionada com a formação superior. Citamos o caso da cirurgia, mas poderíamos citar outras atividades como cálculo estrutural de uma construção, o manejo sanitário de um pomar, o dimensionamento correto de peças automotivas, o mapeamento ambiental, etc.
Felizmente o Brasil está promovendo mais educação em todos os níveis. A cada dia mais universidades federais, mais escolas, mais cursos noturnos para pessoas carentes, bolsas de estudos, internet gratuita, bibliotecas públicas, enfim, uma série de ações que visam a oportunizar os estudos para pessoas de todas as classes sociais.
Por isso estude ! Se já fez o ciclo elementar e fundamental, faça o ensino médio. Se já fez o ensino médio faça o técnico ou superior. Se já fez o curso superior, faça uma pós-graduação e se já fez a pós, faça um pós-doutorado. Estude, evolua, pois quem estuda mais – merece – ganhar mais.

Anônimo disse...

Ou então não estude, não invista na sua formação e venha tabalhar na UENF, pois tem uma tabela que vai, foi ou irá, não sei se vai chegar,que tem salários corrigidos pela "distorção" em favor de vcs.