segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nota do Comando de Greve da ADUENF

O Comando de Greve, reunido nesta manhã de segunda feira (21/02), avaliou os possíveis desdobramentos acerca do envio de mensagem à ALERJ, amplamente divulgada pelos órgãos de informação da reitoria da UENF, concedendo 22% a título de reposição salarial. Compete ressaltar que a mensagem ainda não entrou na pauta da ALERJ, e que desde nossa visita à ALERJ na última 4ª. Feira obtivemos o compromisso dos deputados Marcelo Freixo, Janira Rocha e Comte Bittencourt de que realizariam esforços junto à presidência da ALERJ para melhorar a mensagem enviada pelo governo Cabral.
Não obstante o acompanhamento do trâmite do projeto, que realizaremos com auxilio dos deputados supracitados, reafirmamos nosso compromisso inabalável com a decisão da assembléia de 24 de novembro, na qual foi decidido que nossa reivindicação seria de 22% de reposição mais um acréscimo emergencial de 50% no salário base reajustado a título de remuneração da D.E., até a regulamentação deste adicional em forma de Lei.
Cumpre realçar que os 22% impostos pelo governo Cabral sequer cobrem a inflação do período em que o atual governador está no poder, visto ter sido estimado em junho 2010, utilizando apenas o IPCA. Não só a inflação desde julho de 2010 está desconsiderada, como também já conhecemos o efeito daninho do parcelamento. Não será surpresa se, após a reposição escalonada, a nossa defasagem estiver pior do que antes, como já aconteceu no caso do “PCV Casas Bahia”.
É com pesar que constatamos que a reitoria da UENF simplesmente acatou esta proposta do governo. Se por um lado não esperávamos, e nem poderíamos esperar, que a reitoria assumisse a defesa da decisão da nossa Assembléia de 24/11, por outro lado esperávamos, pelo menos, a defesa da moderada proposta orçamentária aprovada pelo CONSUNI, de 39% de reposição.


Campos dos Goytacazes, 21 de Fevereiro de 2011.
COMANDO DE GREVE DA ADUENF
Finalmente, lembramos que só a nossa união e mobilização pode garantir ganhos mínimos nesse processo. Participem das atividades desta quarta feira e fiquem atentos, pois precisaremos levar uma grande delegação à ALERJ quando da votação da mensagem do governo, e dos destaques que serão apresentados pelos deputados que nos apóiam.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vamos votar galera. assembleias ja.

Anônimo disse...

Atualmente todos os seguimentos da comunidade universitária da UENF se encontram, pelo menos em termos, parados sob um regime de greve que vem se arrastando desde o ano de 2010. Todos aqui já sabem todos os motivos da atual conjuntura da universidade, salários corroídos por longos anos sem aumentos e uma grave crise no que tange a interlocução entre os sindicatos, reitoria e governo do estado. No entanto devemos nós perguntar onde está o verdadeiro vilão desde processo, seria a reitoria, os sindicatos ou até mesmo o governo do estado, nesta hora um pouco de censo critico é que está faltando a todos nós nessa reflexão, primeiramente que o momento não é nada oportuno para este debate já que todos estes segmentos estão pensando nas eleições para a reitoria.
Vamos ser realistas, se por um lado devemos observar que o sindicato tem conquistado grandes avanços com o estado e que ninguém coloca a cara na reta os poucos que se predispõe levam a fama como o prof. Marcos da ADUENF, mais seu papel neste processo é esse mesmo, do outro lado temos uma reitoria que dormi um pouco nas negociações e que agora assume a dianteira deixando o sindicato em uma situação delicada perante seus associados, mais é impossível se negar alguns avanços no que tange a atual administração do professor Almy, temos um campus impecável no que tange a infraestrutura, claro que sempre vão citar alguns problemas mais no mundo nada é perfeito, houve uma total reestruturação de setores da universidade como a Astran que teve sua frota renomada, a semana do servidor, a criação das semanas unificadas, a excelente qualidade dos cursos de graduação e pós, reconhecidos pelo Mec e Capes, além de diversas ações que visam uma melhora, é obvio que ainda há muito que se fazer pela Frente mais daí a falar que está tudo ruim é uma atitude no mínimo estranha e que se respalda no momento em que passamos.
A atitude de alguns professores me espanta, como, por exemplo, expor a imagem da instituição que é respeitada e lembrada pelo nosso saudoso professor Darcy Ribeiro em revistas locais com os ditos escândalos que só aparecem nas vésperas da campanha eleitoral, ora se estamos tão ruim de administração porque não lançar a chapa da aduenf e divulgar as ditas irregularidades a comunidade universitária.
E perverso pensar que estes doutores que acham que a universidade é um feudo estão nós formando e achando que nós fazem de massa de manobra, a estes digo bem claro que não somos e que sabemos das conquistas e dos defeitos tanto da reitoria, sindicatos e principalmente do governo do estado que deve estar muito feliz com essa atitude infeliz dos doutores.

Atenciosamente,
Aluno de Graduação da UENF.

Anônimo disse...

Se os docentes querem um "acréscimo emergencial" nós técnicos administrativos queremos um ABONO !!!!!!

Anônimo disse...

QUERO REAJUSTE IGUAL DOS DEPUTADOS!!!

62%%%%%%%%!!!
Vamos parar de hipocrisia, só os profs. acham que só eles tem direito ao reajuste que chega perto dos 82% !

Anônimo disse...

IGUALDADE DE TRATAMENTO: 22% PARA TODOS, ABONOS PARA TODOS !

Anônimo disse...

ABONO como para os PMs!