domingo, 17 de outubro de 2010

Simplesmente pensando...

A Natureza da Ação

--“Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
--Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.
--Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

--- Mestre deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos!
Veja como ele respondeu a sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia compaixão!
--O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
--- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.”

Autor desconhecido.

--A ação é uma das características comportamentais das criaturas deste mundo fenomenal, quando extingue a ação, a vida não habita mais o corpo.

--A ação é fruto da natureza de cada ser a depender de seu condicionamento natural. Cada um deveria agir conforme sua natureza prescrita. Devemos sempre ter isto em mente e respeitar a diversidade dos pensamentos e comportamentos, sem apegos.

--Pense sobre isto ...

--Compaixão

--“Procure fazer coisas corajosas e amáveis que deixam de ser feitas pela maioria das pessoas. Dê presentes de amor e paz àqueles que os outros ignoram.” Paramahansa Yogananda, "Lições da Self-Realization Fellowship"

Nenhum comentário: