domingo, 3 de outubro de 2010

Simplesmente pensando...


Palavras Iniciais Sobre Neo-Humanismo


--O neo-Humanismo é um assunto que envolve Ecologia, espiritualidade e consciência. Abaixo segue um texto de Rogério Meggiolaro com um breve resumo sobre esta essunto que pretendo abordar e aprofundar em outros textos que publicaremos.

--As várias vertentes existentes do pensamento Humanista posicionaram ideologicamente o ser humano no pináculo da criação, desenvolvendo na psique coletiva um sentimento antropocêntrico de supremacia sobre todos os outros 'companheiros de jornada evolutiva' com quem compartilha a vida na Terra.


--Este sentimento de superioridade causou ao longo das últimas décadas um desencadeamento de ações, atitudes e apropriações desastrosas para todas as formas de vida do planeta e suas reservas naturais, sem precedentes na história. O resultado destas ações é claramente documentado hoje nos relatos sobre o efeito do impacto humano no ecossistema, no clima e na desigualdade econômica dos aglomerados urbanos.


--O Neo-Humanismo proposto pelo pensador indiano, Prabhat Rainjan Sarkar (1921-1990), surge não somente como uma resposta filosófica e educacional a este desastroso viés do comportamento de nossa espécie, mas como uma revolucionária ideologia de ações que visam diminuir o complexo de superioridade racial humano.


--A essência do Neo-Humanismo descansa sobre a clara percepção da sacralidade de toda a expressão cósmica, seja ela animada ou inanimada. Através da Teoria Gaia, proposta pela biologia contemporânea e pelos estudos de ecologia profunda, compreendemos a Terra como um macro-organismo, composto de infindáveis micro-organismos e estes por sua vez, comportam outros milhares de micro-organismos. Estes micro-organismos estão muitas vezes inconscientes do macro-organismo que os comporta. Assim como as células não estão inteiramente cônscias da identidade, ou da personalidade por detrás do corpo que as transporta, muitos de nós, seres humanos, viajamos pelas veias e artérias de nossas cidades sem darmos conta do grande corpo ao qual habitamos e do impacto de nossas ações dentro desta grande estrutura.


--Sendo a espécie de mente mais expandida neste planeta, a raça humana deve se mover para um despertar de consciência sobre sua identidade macro e micro cósmica, sobre sua localização temporal e espacial, sobre suas ações e sua inerente e subsequente responsabilidade em manter o bem estar de todas as formas de vida com as quais marcha, lado a lado, no caminho da evolução, garantindo a este imenso universo de belíssimas formas e cores um presente e um futuro brilhante e bem sucedido.

Rogério Meggiolaro

http://neohumanista.blogspot.com/2008/04/neo-humanismo.html

--Pense sobre isto...

--Equilíbrio
--"Trabalhar para Deus, não para si mesmo, é tão positivo quando a meditação. Então, o trabalho auxilia sua meditação e a meditação auxilia seu trabalho. Você necessita do equilíbrio. Apenas com meditação, você se torna preguiçoso. Apenas em atividades, a mente se torna mundana e você se esquece de Deus."

Paramahansa Yogananda,

"Assim Falava Paramahansa Yogananda"

Um comentário:

Anônimo disse...

É por esse motivo q/ sinto-me desmotivada p/ meditar.A dois anos estou desempregada e sem receber os meus direitos.Mais vou suportando c/Deus.Isso é Brasil é Campos dos Goytacazes..........