sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Delegacia do Sintuperj chama
Missa para Luizz Ribeiro
A família e amigos do nosso "Avyador" Luizz Ribeiro, pedem para avisar que a missa de 7º dia em sua homenagem será realizada neste dia 30 de outubro (sábado) às 18h no Convento em Campos. Independente da fé religiosa de cada um, o comparecimento de todos será uma grande homenagem ao músico campista que nos deixou no último sábado.
Promoção Gigante Alvi-Anil
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Reformas de praças
Ora ora, se o piso retirado está interessando a alguém é porque não estava deteriorado e se não estava deteriorado para que então a reforma, com a colocação de outro modelo de piso??!!??
Será que esse tipo de assunto interessaria nossos bravos vereadores?
Bienal na praça
UENF PARADA
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Nota da Delegacia-Sintuperj
Em virtude do não agendamento de nova rodada de negociações da SEPLAG para com os servidores da UENF, foi decidido em reunião da Delegacia Sindical Sintuperj Uenf, realizada em 26/10/2010 uma paralisação de 24 horas para o dia 28/10/2010 (quinta-feira).
PARTICIPE DESTA PARALISAÇÃO EM DEFESA DE MELHORES SALÁRIOS!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Técnicos devem parar também
Em breve daremos mais detalhes.
Docentes param na quinta
TNS se reunem
Cidade dos sujos não faz limpeza

Bastou uma pancadinha de chuva qualquer para que as ruas da Terra dos Ficha Suja ficassem alagadas, pois não foi feita a limpeza das galerias pluviais no inverno (período seco)!
Só nos resta falar:
Me esculacha que eu gosto!
domingo, 24 de outubro de 2010
-Nosso pensamento ocidental é fortemente caracterizado pela idéia do homem utilizando o seu domínio sobre as outras espécies ditas ”inferiores”.
-Veja a matéria abaixo sobre “A inteligência dos Animais” e use sua consciência.
“A inteligência dos Animais”
-“Introdução
-Durante muito tempo afirmava-se que os animais não tinham inteligência, pois se pensava que existia uma separação total entre os seres humanos e os animais. Defendia-se o comportamento do ser humano era orientado pela inteligência, pensamento e consciência, o comportamento animal regia-se por instintos inatos e reflexos condicionados, apreendidos: aparentemente inteligentes mais não eram do que respostas mecânicas a estímulos com origem nos meios externos e internos. A inteligência animal está relacionada com o desenvolvimento do sistema nervoso central, particularmente com o tamanho e a complexidade do cérebro. Há animais que apresentam alguns processos cognitivos semelhantes aos dos seres humanos, que resolvem problemas recorrendo a estratégias semelhantes à do homem. Os animais considerados mais inteligentes são: aves: papagaios e Corvídeos; cetáceos: golfinhos e baleias; outros mamíferos: cães, cavalos e macacos. A capacidade de adaptação e a forma de resolver problemas manifestam as capacidades do animal.
-Influência do meio e da hereditariedade na inteligência
-A hereditariedade e o meio influenciam a inteligência de modo significativo. Contudo, não há unanimidade quanto ao peso relativo de cada um dos fatores. Muitos psicólogos consideram que faz mais sentido procurar compreender como a hereditariedade e o meio interagem na determinação da inteligência do que tentar decidir qual dos dois fatores é mais importante. Normalmente impõe-se a convicção de que a hereditariedade estabelece certos limites intelectuais ao determinar o potencial genético de um ser, mas dentro desses limites não existem fronteiras fixas. Assim, afasta-se a idéia de uma inteligência genética (inata), concepção que facilmente conduz à doutrina de que há indivíduos geneticamente superiores a outros, justificando erradamente a hierarquização social em bases biológicas. Deste modo, defende-se um condicionamento multifatorial da multi-inteligência, quer por parte da influência genética, quer por parte dos fatores ambientais, culturais e educativos a que o ser está permanentemente sujeito.
-Serão os animais inteligentes?
-A inteligência animal, mais recentemente apelidada de cognição animal, abrange o campo das capacidades mentais dos animais e é influenciada pela psicologia evolucionária. O termo inteligência animal refere-se às capacidades cognitivas dos animais não humanos, tais como a capacidade de criar ferramentas, mapas mentais e o planejamento consciente, que por tempos tinha sido considerado uma faculdade exclusiva dos seres humanos. É possível estabelecer uma diferença notória entre a inteligência animal e a humana: enquanto que no Homem se encontram “igualmente” desenvolvidas a inteligência conceptual e a inteligência pratica, nos animais é mais frequente o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas mediante atos motores, criação e adaptação de instrumentos, ou seja, da inteligência prática.
-A experiância
-Toda a discussão criada até agora à volta da inteligência ou cognição animal prende-se exatamente com a atribuição desse título aos animais devido a uma inteligência real ou a uma resposta prática e mecânica a estímulos do meio, sendo os únicos animais “pensantes”, os humanos. Atualmente, as experiências realizadas para determinar a existência ou não da cognição animal são baseadas em conhecimentos empíricos e não em meras suposições filosóficas ou teorias teológicas. Estas são realizadas com o objetivo de verificar a existência de certos comportamentos básicos que servem de bases aos comportamentos tipicamente humanos, mais complexos. As experiências de Skinner e a análise de comportamentos tornaram-se um dos processos psicológicos para analisar a cognição animal. As experiências ainda continuam a utilizar as técnicas de comparação psicológica, labirintos e caixas de Skinner, mas já se desenvolvem novas técnicas como os labirintos de água que são usados para comprovar a memória espacial. A estas experiências provocadas juntam-se as observações das espécies nos seus habitats naturais. O animal tem que responder aos estímulos provocados de uma maneira em que o conhecimento associativo não se possa expressar nos comportamentos, ou seja, face a situações novas, os animais vão desenvolver novos padrões de conhecimento. Também é utilizada a comparação dos recursos que uma criança humana (dentro das várias faixas etárias) pode utilizar em relação aos recursos que outros animais também podem utilizar.
-Uso de ferramentas
-Pesquisadores que observam grandes primatas nas florestas da África já apanharam estes animais a usar todo tipo de ferramentas. Para colher frutos em árvores espinhosas, calçam ramos lisos sob os pés, como se fossem sandálias. Outros aproveitam folhas largas como almofadas para se sentarem no chão úmido sem se molharem. Num nível mais avançado, alguns animais usam pedras como se fossem bigornas e martelos para abrir nozes ou cocos (uma pedra maior relativamente plana serve de base, onde é posicionado o fruto, que é golpeado com uma pedra menor). Recentemente, também pequenos primatas foram observados a utilizarem ferramentas.
-Moral animal
-Pode-se reconhecer em alguns primatas comportamentos que podem ser reconhecidos como uma espécie de moral entre tais animais. Relata-se o caso de que alguns chimpanzés, que são animais que não sabem nadar, morreram afogados em piscinas de um zoológico tentando salvar os outros de sua espécie. Alguns macacos resus, por sua vez, passaram fome por vários dias, uma vez que só podiam obter comida puxando uma corrente que causava choque elétrico a um companheiro, ambos têm capacidades de raciocínio diferentes e muito distintas
-Conclusão
-Com este trabalho concluímos que a inteligência não é um atributo único do homem, estando esta difundida por todos os vertebrados, com especial desenvolvimento (e mais parecida à nossa) nos animais sociais, nos quais a maioria dos problemas do dia a dia são muito parecidos com os da nossa espécie. Dos problemas de uma população humana no meio natural. Em relação aos animais ditos invertebrados há certos autores que também defendem a existência de alguma inteligência. O que domina na maioria dos animais é o instinto mas os animais também são inteligentes, e porém esta inteligência é limitada. Vários animais possuem ações intencionais nos seus comportamentos sociais. Nos animais é mais frequente o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas mediante de atos motores, criação e adaptação de instrumentos. Apesar de, tanto os animais como os humanos, estarem sujeitos a diversos tipos de aprendizagem, este processo está condicionado por outros factores, nomeadamente a inteligência e fatores ambientais e culturais a que cada ser está sujeito.”
Extraído da página web
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zIqj8Jq1WZQJ:www.scribd.com/doc/9114119/A-Inteligencia-Dos-Animais+%22multi+inteligencia%22+%2B+psic%C3%B3logo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
-"Se comparamos homem e os animais, em relação à inteligência, parece difícil estabelecer a linha de demarcação, porque certos animais têm, nesse terreno, notória superioridade sobre certos homens".
-O antropocentrismo e o especismo vêm sendo as marcas registradas da humanidade, em sua maioria, comportamento que tem causado extinção de várias espécies da fauna e flora deste planeta. Há pouco mais de cem anos atrás, dentro de nossa própria espécie, a depender da cor, era decretado qual ser humano “tinha” e qual não “tinha” alma, mas o que ficava encoberto, era o interesse da exploração de povos sobre outros. O mesmo nós fazemos com os outros seres. Esta atitude “facilita” a morte e destruição das outras espécies para o consumo humano, sem culpa.
-Pense sobre isto...
-Compaixão
-“Para a realização divina, é necessária a compaixão por todos os seres (daya), uma vez que o próprio Deus é transbordante desta qualidade. Aqueles que possuem um coração sensível, podem colocar-se no lugar dos outros, sentir o seu sofrimento e tentar aliviá-lo.” Paramahansa Yogananda, "God Talks With Arjuna - The Bhagavad Gita"
UENFezado de luto

Agradecemos por tudo que fez pela boa música! Trazia som onde só havia barulho!
Estamos sem palavras!
Do blog Avyadores do Brazyl:
A cena alternativa da música campista se despede de um de seus maiores nomes e que certamente abrirá uma lacuna jamais preenchida em nossa música local.
"Dá Licença, vou beijar o céu!!!"
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
RU
Capas



Na terra dos fichas sujas...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Semelhanças


quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Servidores docentes marcam nova paralisação
Blog da reciclagem
Abaixo, segue o último relatório:
Material Peso
Folha-A4(Reuso)166,200 quilos
Revista,Jornal 59,800 "
Papelão 229,300 "
PapelMixturado 276,900 "
Vidro 171,600 "
Plásticos 123,200 "
e-lixo 5,200 "
____________________________
Total 1032,200 quilos
Cederj: vestibular 2011
Você pode optar por um dos polos regionais do Cederj que oferecem vagas para cursos neste vestibular. São eles: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende (Centro e FAT), Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Ao ser aprovado no vestibular do Cederj, você será um estudante regularmente matriculado em uma das universidades parceiras (UENF, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ). Os 10 cursos de graduação oferecidos contam com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de aulas práticas de laboratório; ao concluir a graduação, o aluno receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.
O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO).
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Opções II
A Comissão de Valores Mobiliários - CVM - www.cvm.gov.br, torna pública a realização de Concurso Público para o provimento de cargos da CVM, de Nível Médio e Superior, na classe inicial de cada Cargo, totalizando 150 vagas.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.esaf.fazenda.gov.br, no período compreendido entre 10h00 do dia 18 de outubro de 2010 e 23h59 do dia 02 de novembro de 2010, considerado o horário de Brasília-DF.
Os cargos oferecidos são os seguintes:
- Nível Superior: Inspetor (20), Analista (80) - com remuneração de R$ 13.264,77, para 40 horas de trabalhos semanais;
- Nível Médio: Agente Executivo (50) - com remuneração de R$ 4.775,86, para 40 horas de trabalhos semanais.
JN

A entrevista da candidata do PT no Jornal Nacional de ontem a noite feita pelo casal padrão manteve a postura da globo com relação a seus assuntos preferidos: escândalos do governo e temas polêmicos!
Nada de novo!
PV

Agora que se anunciou que o Partido Verde-PV não apoiará nenhum candidato a presidente no segundo turno, com a votação expressiva que obteve, é de se perguntar se esse partido possuiria maturidade suficiente para governar o país!? Como faria acordos para garantir a governabilidade? Essa neutralidade, realmente, é muito estranha!
Obs: pelo menos o Ex-Gabeira foi "macho" e revelou seu apoio ao candidato tucano!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Opções
domingo, 17 de outubro de 2010
Algumas observações sobre a nota da Aduenf
Nota da ADUEnF:
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
INFORME DA DIRETORIA DA ADUENF SOBRE A REUNIÃO NA SEPLAG
Simplesmente pensando...

A Natureza da Ação
--“Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
--Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.
--Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
--- Mestre deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos!
Veja como ele respondeu a sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia compaixão!
--O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
--- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.”
Autor desconhecido.
--A ação é uma das características comportamentais das criaturas deste mundo fenomenal, quando extingue a ação, a vida não habita mais o corpo.
--A ação é fruto da natureza de cada ser a depender de seu condicionamento natural. Cada um deveria agir conforme sua natureza prescrita. Devemos sempre ter isto em mente e respeitar a diversidade dos pensamentos e comportamentos, sem apegos.
--Pense sobre isto ...
--Compaixão
--“Procure fazer coisas corajosas e amáveis que deixam de ser feitas pela maioria das pessoas. Dê presentes de amor e paz àqueles que os outros ignoram.” Paramahansa Yogananda, "Lições da Self-Realization Fellowship"
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Especulações
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
14ª Expocachaça

'Caminhando no Campus'
Semana de C&T
Imoralidades & blasfêmias
Mais uma vergonha nacional!
Reunião hoje
Ainda não sabemos o resultado do encontro.