segunda-feira, 17 de agosto de 2009

16 de Agosto: 16 Anos

Parabéns UENF por mais um aniversário!


Da ASCOM UENF:
Parece que foi ontem
Foi quase ontem que cidadãos inspirados pela Constituição Cidadã da República
fizeram valer a vontade popular e consagraram na Carta do Estado do Rio a futura criação da Uenf. Era 1989.
Logo a consciência cívica da população foi premiada por três brasileiros ilustres: Leonel Brizola, governador que decidiu criar a Uenf; Darcy Ribeiro, que fez do Plano Orientador sua obra-prima; e Oscar Niemeyer, que projetou o campus universitário. Ocorreu a primeira aula. Eram 16 de agosto de 1993.
Até ali era a pré-história, e só então começou a
história da Uenf. História tranquila, harmoniosa, sem sustos? Mas o projeto era uma 'Universidade do Terceiro Milênio', e como ter sossego neste milênio de perplexidades? Houve lutas para sobreviver aos primeiros anos e luta pela emancipação frente a incompreensões quanto à natureza de uma autêntica universidade. Houve lutas e vitórias.
Depois as lutas não pararam - nunca vão parar -, mas as vitórias foram mais frequentes e generosas. Destaques nas avaliações do MEC desde os tempos do Provão, prêmio do CNPq na Iniciação Científica, destaque nacional em produtividade científica segundo o Instituto Lobo, Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Aos 16 anos, a Uenf está entre as 15 melhores universidades do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) do MEC.
Hoje, a Uenf completa 16 anos contemplando uma história ainda curta, mas plena de significado. E vislumbra todo um horizonte por ser construído a partir das bases de um modelo que deu provas de sua força.

Nenhum comentário: