quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DE aprovada na ALERJ

Por enquanto, só temos notícias sobre a DE da UERJ. Nem no O Dia, nem na página da ASDUERJ e da ADUENF, foi mencionada a emenda da DE dos docentes da UENF.
Da página da ASDUERJ:
O substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj ao Projeto de Lei 1782, que estrutura a Dedicação Exclusiva na Uerj, foi aprovado em plenária na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 26/9. Além da emendas acordadas na reunião do colégio de líderes na terça-feira, 25/9 (integração dos percentuais de férias e 13º salário ao cálculo do Adicional, prazo máximo de trinta dias entre a adesão ao regime e a sua publicação; definição do que será considerado trabalho esporádico pelos fóruns internos da universidade e a possibilidade de percepção de bolsas e direitos autorais para os que aderirem ao regime), foi aprovada em plenária a supressão do parágrafo 5º do artigo 3º, que atribuia a Uerj competência para estabelecer “critérios para selecionar os docentes que podem aderir ao Regime de Trabalho de Tempo Integral com Dedicação Exclusiva, bem como deferir ou indeferir o pedido, na forma da regulamentação”. Com a supressão do parágrafro é garantida a adesão à Dedicação Exclusiva para todos os que quiserem se dedicar exclusivamente à universidade.
Apesar da defesa de diversos parlamentares, inclusive do presidente da Comissão de Educação da Alerj, Comte Bittencourt (PPS), foi mantido o parcelamento do Adicional de Dedicação Exclusiva em três parcelas.
Reajuste salarial
O destaque à emenda do reajuste salarial foi retirado da votação a partir de um acordo de um dos proponentes, o deputado Robson Leite (PT), com o líder do governo na Alerj, André Corrêa (PMDB), que se comprometeu a intervir junto ao governo para que este envie uma mensagem ao legislativo propondo um índice de reajuste para os trabalhadores da universidade. O líder do governo não garantiu, porém, que terá sucesso em sua empreitada.
“Corte” de pagamento de substitutos
A supressão de dois meses de pagamento dos professores substitutos da Uerj, durante a greve, foi objeto de protesto de diversos parlamentares, que instaram o governo e a reitoria a reverter o corte.

3 comentários:

Saci disse...

O projeto de DE para docentes da UENF ainda nem foi formulado, pudera ser votado.
A vitória da UERJ fortalece o movimento de conquista do adicional também para a UENF.

Anônimo disse...

Ué, mas isso não está previsto no PCC?? Achava interessante o Saci ler o PCC, ou nunca leu?? Como o Estado pode pagar um adicional que está previsto no PCC?? Pagar 2 vezes?? O mais seria mais sensato não seria uma equivalência salarial com a UERJ com algum percentual de aumento para a faixa inicial de professor (que já recebe pela DE) e reajustar toda a nossa tabela. Pq a luta agora não é por isso?? Alias já deveria ser a muito tempo. O saci sabe que gratificações e adicionais não contam para aposentadoria e que a UERj nem todos os professores vão ganhar esse adicional??

Enfim, bom fim de semana para todos . . . e vamos tentar não levar o DC !!!

Saci disse...

Vamos aguardar esta semana que teremos boa notícia pra nossa DE.