segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cabral ameaça cortar o ponto na UERJ

Da página da ASDUERJ:
Nota da diretoria da Asduerj a respeito da ameaça de corte de ponto

Em reunião do fórum dos diretores realizada na última semana, o reitor informou que o governador estaria disposto a cortar o ponto dos servidores da Uerj. 

Não é a primeira vez nesta greve que esta possibilidade se apresenta em tom de ameaça. Lembramos, que somos alvo de um processo de dissidio de greve movido pela própria reitoria. Esta ação, que está sendo contestada judicialmente, tem entre outros intuitos o corte de ponto. Contudo, tal ação não teve sucesso. 
Dentre os complicadores, está o fato de muitas das atividades naturais do trabalho docente possuírem complexidade e subjetividade peculiares, ficando difícil aferi-las com o intuito de cortar o ponto. Além disso, como historicamente a categoria docente repõe as aulas após o término da greve, este tipo de ameaça não tem se concretizado, nem no plano estadual, nem no plano federal. 

Por fim, mesmo que algum ataque ao direito de greve neste nível seja deflagrado, para sua efetivação, ainda seria necessária uma conjunção de medidas em diversos níveis da administração universitária. Algo que não pode ser tomado com agilidade e que é passível de contestação judicial.

Nenhum comentário: