quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os efeitos da Dedicação Exclusiva

Não compete a mim analisar se os docentes tem ou não direito a Dedicação Exclusiva (DE). Isso foi uma decisão democrática da categoria deles e deve ser respeitada.
Porém, esta decisão afeta diretamente a categoria de técnicos. Aí sim eu meto o bedelho! 
Acontece que a grande maioria dos companheiros técnicos ainda não percebeu que no dia que a DE for efetivada (e esse dia não está longe), será o corte do "cordão umbilical" que unia nossa categoria com a categoria dos docentes, pois nossos índices salariais sempre estiveram atrelados aos dos professores, dando uma garantia que não seríamos prejudicados. 
Mas...
Juntamente com a DE dos docentes, surgiu a tsunami da Tabela Frankenstein, do lado dos técnicos, que cegou boa parte da nossa categoria, pois prometeu ganhos elevados de forma rápida (mesmo que para isso, deixasse uma parte dos companheiros sem aumento real).
Teremos a DE para os docentes e a Tabela Frankenstein para os técnicos.
O tempo e a falta de dinheiro vai mostrar aos vendedores de ilusão e demais companheiros que acreditaram que podemos caminhar sozinhos (sem os docentes), que caíram no conto do paco! Depois da DE, com uma tabela separada dos professores, jamais teremos os mesmos índices de recomposição salarial! Os docentes sempre ganharão mais! É fato, em qualquer instituição universitária, gostem ou não os vendedores de ilusão.
O falso paraíso oferecido agora será o inferno de amanhã. 

Obs:
No "conto do paco", o malandro oferece a um otário um falso "bilhete premiado" em troca de quantia em dinheiro vivo. O desejo de enriquecimento sem esforço deixa o otário sonhando, e a razão dá lugar a  ambição que afeta suas reações. O otário, então, pega o bilhete e dá a grana para o malandro, que logo desaparece. Quando o otário percebe o golpe, já é tarde, e só lhe resta chorar!

E você, técnico universitário? Se identifica com algum personagem?

8 comentários:

Anônimo disse...

isso é Brasil mano vei, acontece em todos os lugares públicos... de uma forma ou de outra...

Anônimo disse...

Isso foi realmente engraçado. Pena que é mais um factoide do SUPERIOR TNS. Uma pena.

Saci disse...

Gostei da frase "Os docentes sempre ganharão mais!"

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Uenfezado disse...

A raiz do problema foi uma eleição. Simples assim!

Uenfezado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uenfezado disse...

Desvios de função são feitos pelos gestores e tolerados pelo sindicato. Se pessoas despreparadas são nomeadas, a culpa é do gestor.

Simples assim!

Uenfezado disse...

Todos na universidade foram beneficiados pelo sistema de pontuação. Na época não me lembro de ninguém reclamando!