quinta-feira, 24 de maio de 2012

Greve também nas Estaduais?

Os docentes das universidades públicas estaduais  do Rio de Janeiro já discutem a possibilidade de entrar em greve, assim como as universidades federais.
Leiam a nota da associação de docentes da Uenf, ADUENF:
Na UENF os professores decidiram paralisar suas atividades por 24 horas no dia 30 de Maio para viabilizar uma série de atividades de mobilização em prol do pagamento do Regime de Dedicação Exclusiva que todos já cumprem ao ingressar no corpo docente da instituição.
Ao mesmo tempo, a Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro convocou uma assembléia para o mesmo dia para decidir uma possível greve pelo cumprimento das promessas do governo do Rio de Janeiro no tocante a este mesmo ponto.
Há que se lembrar que em levantamento feito pelo ANDES-SN, sindicato que representa os professores universitários brasileiros, os salários pagos à categoria estão entre os menos valorizados dentro do serviço público brasileiro.
Por isso, tanto os professores das universidades federais como das estaduais estão num movimento nacional neste momento. No caso das universidades fluminenses a situação é ainda mais gritante, especialmente porque o Regime de Dedicação Exclusiva ou não foi efetivado (como no caso da UERJ e da UEZO) ou foi efetivado e não é pago (como no caso da UENF).
Por essas e outras questões, é que os docentes estão escolhendo o caminho da mobilização para defender seus direitos após décadas de desvalorização social e sucateamento das universidades estaduais do Rio de Janeiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

DE PARA OS PROFESSORES JÁ !

EU APOIO !

Boladão disse...

DE, se ganhar, vai barrar o Presidente da República. Vá trabalhar ao invés de perseguir servidor téc. adm. meus " chapas "

Boladão muito dinheiro no bolso e sem ter o que fazer...

Anônimo disse...

A causa é justa. Greve pela DE já

Sambishão disse...

Defato o Governador do Rio de Janeiro, está querendo uma mega " GREVE " o cara de pau entrou com uma ação ADI -4782-, no Supremo Tribunal Federal, agora quer tirar á concessão do triênio do trabalhador: que covardia é essa, devemos todos, fazer uma " GREVE GERAL ", tirar mais um direito...

Ass. Sambishão, ganhando mal e ainda querem tirar-nos um direito