segunda-feira, 20 de junho de 2011

A GRC É A BOLA DA VEZ?

Temos visto no passar dos anos um processo de terceirização de alguns serviços aqui na UENF. Começou com o pessoal da limpeza e o pessoal da vigilância, em seguida com a manutenção da área verde (jardinagem), com o pessoal da manutenção elétrica e hidráulica e com o pessoal da manutenção em refrigeração. Esqueci de alguém?

Ultimamente quase todas as pessoas que conheço têm reclamado do serviço da Gerência de Recursos Computacionais-GRC, que cuida de nossa rede de internet, manutenção de computadores, programas, etc. A rede é lenta, muitas vezes instável, o pessoal do setor não dá conta da manutenção dos computadores, e várias outras reclamações.
Mas, antes de malharmos os servidores do setor, vamos pensar direitinho como esse processo chegou ao ponto que está: primeiramente, temos que lembrar que o último concurso para técnicos dessa universidade foi em 2001! E com os salários daqui normalmente são defasados em relação ao mercado, vários colegas da informática trocaram a UENF por melhores empregos. Hoje, assim como em quase todos os setores, falta pessoal no GRC.
Em segundo lugar, vamos analisar as condições de trabalho: há peças para manutenção em número suficiente e na especificação correta para atender a demanda da universidade? As ferramentas, computadores, programas e outros utensílios utilizados pelo pessoal do GRC são o suficiente e adequados ao serviço? Por que o GRC ainda não foi transferido para o prédio P5 onde há mais espaço para o setor? Por que não há um gerente em tempo integral para equacionar as várias questões expostas e restabelecer a confiança da comunidade universitária no setor?

A final, a GRC foi esquecida por essa administração? O estado atual foi deixado para que os usuários se revoltem e peçam a terceirização dessa Gerência? A GRC é a próxima “bola da vez”?

15 comentários:

Anônimo disse...

Pq o chefe do setor é um professor de uma área que não tem nada a ver e não um profissional da área?
Será que os cargos comissionados estão sendo usados como complementação dos salários dos professores?
Certamente um técnico de nível médio ou superior da área seria mais eficiente! Sem comparação!

Anônimo disse...

Não entendi a sua solicitação de um gerente em tempo integral? O gerente não trabalha em tempo integral? 40 horas semanais?

Anônimo disse...

Esqueceu de citar a PROGRAD e a PROPPG. Tb tem gente terceirizada por lá.

Anônimo disse...

Lembro-me mui bem que Almy fez mil elogios à GRC durante o debate na quadra do CCH. Mas nada fez para melhorar, ou melhor, nada fez para implementar um sistema informatizado dentro da UENF. Temos hoje, pró-reitorias, divisão de matrículas e secretarias acadêmicas funcionando na base do documento de papel, uma papelada sem fim, sistema retrógrado e ultrapassado por ser totalmente ineficaz. Informatizar toda a UENF e disponibilizar informações confiáveis sobre a universidade talvez seja um sonho.

Uenfezado disse...

Faz bastante tempo que há trocas periódicas de gerentes do GRC e atualmente, se não estou enganado, o atual gerente do cargo em questão é o Vice Reitor.

Anônimo disse...

Ninguém quer este cargo e por motivos óbvios:
- A complementação no salário é ridícula.

- A pressão é desproporcional; e é muito simples entender, faltou papel as pessoas trazem de casa, faltou água as pessoas compram no bar. Faltou internet, ninguém trabalha e todos chingam! chingam! chingam!
Agora, se a Internet funciona por 21 dias seguidos, nenhum e-mail elogiando ou agradecendo!
Na UENF a ingratidão é grande.
Pergunto, você já mandou e-mail para GRC elogiando alguém?
vou mais longe, já enviou algum e-mail na UENF fazendo elogios para alguém?

- Falta muito pessoal na GRC (quantidade).

- O pessoal existente precisa ser atualizado e treinado (qualidade).

- As máquinas existentes e programas, devem ser constantemente atualizados.

- Parte do pessoal existente é TQQ e faz bico. No caso, o bico é a UENF!

- Lá no fundo a UENF se dá bem com papel. É que com papel precisa de 5 técnicos para fazer o mesmo trabalho que 2 técnicos poderiam fazer se tivessem sistemas de informática integrados disponíveis. Ou seja, a UENF depois de corretamente informatizada, vai ficar com muito técnico sem ter o que fazer!

- Ao informatizar, diminui-se muito a possibilidade de manipulações (os registros podem ser rapidamente e facilmente acessados).
Então, nem todos querem que os sistemas sejam informatizados.

- Os reitores, pró-reitores, diretores de centro e chefes de laboratório ainda não entenderam a importância da GRC como instrumento de gestão, de extensão, de ensino e de pesquisa.

- Ou seja, GRC só vai ser foco da reitoria quando o caos estiver instalado.

Anônimo disse...

O pior é que a universidade possui um curso de graduação em Ciência da Computação e Informática e nem assim saiu da idade da pedra do papel para a era da informática. Santo de casa não faz milagres... mesmo !

Anônimo disse...

Para vocês saberem, NENHUM, isso mesmo, NENHUM técnico da GRC, NUNCA, isso mesmo, NUNCA recebeu qualquer treinamento na área para sua qualificação disponibilizado ou bancado pela Universidade. Sabemos que informática avança a passos largos, grandes são as modificações, porém, a universidade NUNCA disponibilizou treinamentos aos funcionários da GRC. Certa vez foi levantado um treinamento de certificação de cabeamento de redes, foi feito orçamento do curso, o mesmo seria dado dentro da UENF para 6 funcionários da GRC, isso mesmo, o fabricante viria dentro da UENF dar um treinamento OFICIAL de 40 horas para 6 técnicos, isso por apenas R% 5.000,00 (CINCO MIL REAIS), valor irrisório para o treinamento e a modalidade proposta. Sabem o que houve? Não teve treinamento, disseram que não havia dinheiro e o treinamento NUNCA foi dado. Os técnicos da GRC NUNCA receberam um treinamento de qualificação ou atualização. Não existe política de utilização de tecnologia da informação na UENF. Isto também foi questionado ao Reitor certa vez em uma reunião co a GRC e o mesmo disse para deixar como está, para não colocar no papel. Muitos professores são mal acostumados e não sabem seguir regras básicas que deveriam estar determinadas em uma política correta de tecnologia da informação e recursos computacionais, se sentiriam ofendidos, tadinhos né....
Todos só sabem falar mal da GRC mas sem conhecer suas limitações.
Sabiam que há um projeto de disponibilização da internet para fora da UENF, utilizando links de rádio para alguns bairros, e isso tudo pendurado na internet da UENF? Ou seja, o que está ruim, ainda pode piorar... Lei de murphy
Antigamente a GRC possuía 4 cargos comissionados para sua gestão, a atual reitoria retirou praticamente todos e distribuiu para outros lugares. Conheçam a realidade da GRC antes de falar mal ou criticar. Lamentável!!!

Anônimo disse...

A situação do GRC é de caos total. A política da Reitoria é de terra arrasada. Não se pode sequer dizer que a GRC é um órgão que funcione como tal. Não tem direção, não tem política, não tem nada. É um amontoado de pessoas sendo achincalhada dentro da Universidade, criando exatamente o clima favorável para as terceirizações, citado pelo Uenfezado. A situação é muito pior do que se pensa. O clima é de completo desestímulo.

Uenfezado disse...

É isso aí: desmoralizar o pessoal da casa para justificar a entrega dos serviços para terceiros!

Anônimo disse...

Com poucos funcionários no GRC, eles fazem é milagre na UENF atendendo como podem e conseguem!
Parabéns ao GRC!

Anônimo disse...

Anônimo do dia 22 de junho de 2011 08:56
"O pior é que a universidade possui um curso de graduação em Ciência da Computação e Informática e nem assim saiu da idade da pedra do papel para a era da informática. Santo de casa não faz milagres... mesmo !"

Que curso é este?
precisa se informar melhor, o curso tem 2-3 professores, então, não é um curso de verdade, é mais uma destas invenções da UENF e do CCT!
Criam um curso sem professores.
Daí, os alunos ficam fazendo papel de palhaços!

Dos professores contratados para este "curso", alguns já foram embora", outros nunca deram aula!!!
Como aluno posso dizer que o curso não funciona direito, melhor seria fechar.
Ou tem coragem de fechar, ou então cria vergonha na cara e contrata uns 10 professores, o mínimo para começar a funcionar.
Temos o tempo todo aula com professores terceirizados!

Anônimo disse...

A UENF toda tem sido estimulada a não trabalhar, esta é a verdadeira política da atual reitoria, e provavelmente da futura reitoria!

Os que estudaram, fizeram mestrado e doutorado, foram igualados aos demais, pois a necessidade de ter mestrado/doutorado para subir caiu. Almy e sua turma nivelaram a UENF por baixo!

Os que são dedicados e trabalham as 8h, acabam sendo mal vistos! Incrível, mas é verdade, vejo e sinto isto todos os dias!

Os politiqueiros que dão tapinha nas costas do reitor são beneficiados com os cargos comissionados. Pelo visto o pessoal da GRC não puxou bastante o saco.

Até para ganhar periculosidade e insalubridade, é bom puxar o saco!

Pelo preço de uma TV, repito uma TV, poderiam ter pago o tal curso para GRC. Mas, Almy e seus amigos tem outras prioridades!

Anônimo disse...

Concordo com os demais colegas, a GRC não tem políticas e os professores são um problema - eles se acham - e não aceitariam uma política global, para toda universidade.
Cada professor "se acha um especialista" e quer instalar e usar "o que quer", pois como disse é um "especialista".
Daí, os técnicos da GRC ficam malucos com tantos sistemas operacionais, softwares e sistemas. Simplesmente impossível de trabalhar num lugar assim!
A UENF é um caos total!
Mas tem gente que acha que tá tudo bem! vai entender! vivem no mundo da Alice.

Anônimo disse...

Os técnicos do GRC estão numa sinecura. Basta ver a B. que é a página da UENF. Ela é o retrato do serviço deles. Tem de terceirizar mesmo e oferecer estes funcionários ao ostracismos de outros órgãos falidos. Se estão achando ruim do que estou dizendo, provem o contrário. Trabalhem e façam um site melhor... ou então vão para algum repositório de RH do estado e esperem pela aposentadoria.