sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carta de fim de noite: as mentiras me tiram o sono!

Tenho lido muitos comentários a respeito dos TNS em várias listas de discussão na UENF. Como na maioria dos e-mais tem sido colocados verdadeiros absurdos, farei, mais uma vez, uma retrospectiva para relembrar a alguns colegas porque a situação está do jeito que está. Chega de chutes e baboseiras e vamos aos fatos:
Os técnicos de nível médio e de primeiro grau propuseram ao sindicato uma nova tabela que contemplava apenas aumento para os técnicos de 1 e 2 grau, esquecendo dos técnicos de terceiro grau e professores. Essa tabela foi levada a Reitoria que, ao que parece, encampou o pedido.
A Reitoria encaminhou a proposta ao Conselho Universitário-CONSUNI, composto em sua grande maioria de professores. Sou do concurso de 2001, e sabia exatamente quanto ganharia na UENF e também o que precisava fazer para minha progressão; sendo que desde essa época todas as categorias da UENF recebiam o mesmo percentual de aumento. Se alguém se diz enganado ou que foi explorado, mente, pois as regras do Edital eram claras. Se não se deu o trabalho de ler...
Voltando, recebiam, porque, o CONSUNI sugeriu uma reformulação da proposta, para que a nova tabela pudesse atender “a todos”. Só que na hora “H”, ou seja, da proposta final, enquanto os colegas de 1 e 2º receberam aumento de mais de 60% e os professores associados 35%, deram uma “robusta” correção para o pessoal de 3º de 5%!!!
Esses são os fatos! Esta é a origem de todas as divergências que temos hoje! Estou mentindo? Fiz alguma confusão?
Bom, a partir daí, tivemos vários desdobramentos:
Devida a, com o perdão da palavra, sacanagem que fizeram com os TNS, nós nos reunimos pela primeira vez para garantir um mínimo de aumento para nossa categoria. Muitos de nós achávamos que essa tabela não iria para frente, ou seja, aprovada pelo CONSUNI por ter aumentos diferenciados para as várias categorias. Quebramos a cara! Essa tabela foi aprovada no CONSUNI! E olha que teve “coleguinha” conselheiro que queria aprovar a proposta inicial de dar apenas 5% de aumento para os TNS!
Parece que essa votação, finalmente, acordou alguns colegas, que perceberam que estavam passando os TNS para trás.
Acordaram para o fato de que, tradicionalmente, o estado tem dado aumento ou correção na tabela do PCV para UENF de 4 em 4 anos. Então, deveremos ter novo aumento (tabela aprovada) em 2015. Com a inflação no período deve girar em torno de mais de 20% e os TNS só terão 15% de aumento na tabela nova, significa que essa nova tabela não corrigirá nem a inflação do período.
Uma outra observação foi feita em relação à última faixa de cada nível, que é igual à primeira faixa (inicial) do nível subsequente, ou seja, como exemplo, a última faixa do nível médio é igual a primeira faixa do nível superior. Agora, isso só não acontece com os TNS, pois a nossa última faixa não é igual a primeira dos docentes.
Outro absurdo: sumiram com uma faixa dos TNS! Na tabela do PCV da UENF os TNS possuem (iam) 4 faixas e agora eliminaram uma faixa inteira sem qualquer explicação! A tabela simplesmente passa da faixa IX para a XI!

Por tudo isso relatado, os técnicos de nível superior da Uenf, tem se reunido. Porque se não fizermos isso, quem vai nos representar? A delegacia do SINTUPERJ? Que jogou as favas o que tinha sido aprovado em assembléias e convocou para manifestações no CONSUNI pela aprovação de uma tabela que prejudicava uma parcela dos colegas!! A ASSUENF (que não quer se meter nisso)? A Reitoria, que alega depender da aprovação SECT para tudo e vê o Reitor da UERJ reajustar o vale alimentação e creche?
Essa é a razão dos TNS estarem se reunindo. Alguns “colegas” podem continuar a plantar mentiras descabidas, mas a verdade é clara!
É claro que gostaríamos de ter um sindicato único da UENF! Para que 2 sindicatos e uma associação? Na hora “H”, do “pau cantar”, de segurar pirulito na praça, de fazer número, de participar de bandinha, todos são importantes, uma unidade! Um sindicato que realmente tivesse presente todas as categorias, inclusive os docentes! Isso seria o ideal!
Um sonho, pois o EGO fala sempre mais alto do que a razão, não é mesmo!? Assistimos muito disso também nas várias agremiações de esquerda, grande fragmentação e perda de força.
O que temos hoje: o “nosso” sindicato lutando por uma tabela que beneficia apenas o 1 e 2º e o sindicato do docentes que, abandonando a luta pelos 82%, quer somente a DE (dedicação exclusiva).
Hoje, os TNS se sentem excluídos, pois seu sindicato desconhece sua existência. É um fato, pois não?
E se amanhã os TNS decidirem criar uma associação, essa será criada sim, mas não por vontade de dividir mais os servidores dessa universidade estadual, mas pela simples necessidade de sobrevivência! Pois, nesse momento, somos uma minoria que está sendo massacrada!
Assistimos indignados a Reitoria encaminhar essa tabela para o governo, fato esse que provocou comentários de alguns colegas sobre o que poderia ser feito para reverter a cituação. As sugestões são muitas, desde a ida imediata ao Ministério Público ou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado, apresentando as aberrações da tabela oficial.
Os TNS até o momento nada fizeram, pois sabem que qualquer uma dessas medidas prejudicaria todos os colegas (pena que o sentimento não seja recíproco) e confiando no senso de justiça e equilíbrio do novo Reitor, para que o mesmo e sua nova equipe possam, não tirarando nada de ninguém, ser justos com todos.
Essa carta foi escrita no intuito de tentar por um freio no festival de besteiras que tem circulado por nossa rede. Afinal, as mentiras contadas todos os dias e por pessoas diferentes acabam virando verdade.

16 comentários:

Grieg disse...

VOU SUGERIR NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DO SINTUPERJ/UENF QUE O SINDICATO REIVINDIQUE AS SEGUINTES QUESTÕES PARA OS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DA UENF:

1. Colocar o valor da última faixa dos técnicos de nível superior igual ao valor inicial dos docentes, assim como feito para os técnicos de nível médio em relação aos valores recebidos pelos técnicos de nível superior;

2. Solicitar da Reitoria que refaçam a tabela com as quatro faixas originais do cargo de técnico de nível superior correspondentes a:
2.1. graduação;
2.2. especialização ou aprefeiçoamento;
2.3. mestrado;
2.4. doutorado.

3. Que o menor salário de um técnico de nível superior seja entre 8 a 10 salários mínimos conforme sugerem os Conselhos de Classe, ou seja, 545,00 x 8 = 4.360 reais iniciais.

Anônimo disse...

Técnicos de nível superior deveriam se sindicalizar junto com os professores. Ou formar sua própria associação. Simples assim !

Anônimo disse...

Se os TNM, TNE e TNF estiverem preocupados em corrigir injustiças e distorções vão apoiar os TNS na questão da injustiça feita na nova tabela, que retira uma faixa dos TNS e que coloca o último salário do TNS abaixo do primeiro salário do professor associado.

Anônimo disse...

Nunca tinha lido uma carta anônima, nem no original(papel) e agora via blog!!!!!!!!
Mas deixando de lado essas coisas menores, sugiro que os TNS que agora, muito espertamente, estão se filiando ao Sintuperj com intuito PESSOAL de se beneficiar de um advogado gratuito para questões judiciais da insalubridade, que os mesmos façam uma consulta ao mesmo advogado a respeito dessas questões, que me parecem ilegais, da nova tabela. Afinal devemos parar de olhar para o próprio umbigo e ver mais amplamente! Foi assim, olhando para o umbigo, que o novo reitor foi eleito. Alguém tem alguma dúvida que foram os votos servidores que fizeram a diferença?

Uenfezado disse...

"olhar para o próprio umbigo "!
È exatamente isso que alguns colegas fizeram ao propor uma tabela que somente os benificiaria!

Anônimo disse...

Isso mesmo, além de votarem em conjunto na situação, pois "acreditam" que o prof. Silvério vai dar continuidade a este processo. Esperem sentados para não se cansarem....

Anônimo disse...

Concordo com Grieg.
Mas vou tentar explicar porque os TNS terão aumento inferior a inflação até 2014.
Vou tentar ser didático.
Se você esta lendo este comentário, esta na frente de um computador ou notebook, vou considerar que esta usando um notebook.
Pois bem, vamos fazer um gráfico de evolução salarial dos TNS usando o monitor de seu notebook.
Imagine que o eixo dos x, linha horizontal de intersecção do plano de seu teclado com a tela, representa os anos de carreira; e que o eixo vertical, eixo y, representa os salários.
Ou seja, o canto inferior esquerdo da tela representa o salário do início de carreira (acabou de chegar na UENF), e o canto superior direito da tela o teto salarial (quase se aposentando).
Trace uma reta imaginária que começa no canto inferior esquerdo de seu monitor, e acaba no canto superior direito.
Esta é a reta de progressão normal, baseada em tempo de serviço. A curva pode ser antecipada no caso de profissionais com mestrado, doutorado.
O erro cometido por Almy e reitoria, foi eliminar a exigência de mestrado e doutorado para subir na carreira.
Na prática os TNS que não tem mestrado/doutorado tiveram sua progressão super acelerada. Hoje, mais de 90% dos TNS estão no topo da carreira, recebendo o teto salarial.
Qualquer governador ou gerente da seplag percebe que a reitoria foi "experta", criando mecanismos de deformação do princípio de avanço por tempo de serviço ou meritocracia. Estes princípios são a base de qualquer tabela PCS - Plano Cargos e Salários ou PCV!
Então a seplag, irritada, corretamente mandou a reitoria arrumar a bagunça. Para seplag a média salarial de cada categoria deve estar no meio da curva (meio da tela), e não no topo! Simples assim!
Como quase todos os TNS estão no topo salarial, todos os salários terão de ser rebaixados, ou seja, o valor do teto salarial dos TNS terá de ser rebaixado para média da curva! e isto independe da reitoria, vão mesmo ter de corrigir.
A meleca foi tão grande, que os TNS ficarão até ~2014 com reajustes abaixo da inflação. Somente depois de 2014 poderão ser recriadas as linhas associadas as exigências de mestrado e doutorado, conforme sugerido por Grieg.
Mas o retorno das faixas de mestrado e doutorado vai demorar, pois quem atingiu o topo, sem doutorado, não vai aceitar redução salarial (o que inclusive é ilegal).
Na prática tanto reitoria quanto seplag, vão esperar a inflação corroer os ganhos acima da inflação, para depois corrigir a tabela.
Mas o que é pior, quem não tem mestrado e doutorado foi erroneamente beneficiado, avançou mais rapidamente do que seria correto, avançou sem mérito. Agora, os TNS que tem mestrado e doutorado vão pagar o pato!
E dou um conselho gratuito, não adianta criar um associação só de TNS para tentar reverter este quadro, peguem os dados na GRH, façam gráficos da distribuição salarial por categoria, comparem a situação dos TNS com a situação das demais categorias, e verão que de fato foi um erro, e que vai ter de ser corrigido.
Se ainda existirem dúvidas, procurem na internet documentos, livros, apostilas, que falem de gerenciamento de recursos humanos e planos de cargos e salários.

Uenfezado disse...

Primeiramente é bom recordar ao didático comentarista que o sistema de pontuação é utilizado por TODAS as categorias (1, 2, 3 grau e docentes) e não somente por TNS.
Então, não seria esse também o motivo que levou técnicos de 1 e 2 grau a pedirem, de forma egoísta, aumento só para essas categorias?
Mais uma vez, refrescando a memória, lembro que essa decisão partiu da Reitoria e não de conchavos em baixo dos panos, como vimos recentemente, para beneficiar apenas parte dos servidores.
Segundamente, quero dizer que os TNS não estão satisfeitos com os salários atuais, pois basta comparar com as estaduais paulistas para ver que estamos muito defasados.
Continua...

Anônimo disse...

O país vive TOTAL INVERSÃO D EVALORES. Isso se reflete aqui dentro da universidade tb. A desvalorização dos técnicos de nível superior e o descaso para com eles se reflete na desvalorização dos professores tb. Vivemos numa universidade aonde se contrata professor sem doutorado via edital e rpa. Como pode ? E os técnicos administrativos mal reajustados e ainda com uma faixa simplesmente... desaparecida.
O absurdo aqui dentro da UENF virou algo normal e isso é lamentável.

Anônimo disse...

DISCORDO DO ANÔNIMO DE 10 de junho de 2011 22:40.

A UENF CRIOU UM MECANISMO JUSTO E COERENTE DE PROGRESSÃO POR MERECIMENTO PARA AQUELES QUE NÃO POSSUEM CURSOS DE MESTRADO E/OU DOUTORADO. JUSTO PORQUE BENEFICIA AQUELES QUE SÃO DEDICADOS AO TRABALHO MESMO NÃO TENDO TÍTULOS. NA VERDADE, O GRANDE ERRO, NO CASO DOS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS FOI COLOCAREM AS ESPECIFICAÇÕES MESTRADO E DOUTORADO EM NOSSO PCV. O CERTO É ENQUADRAR POR MERECIMENTO, POR DEDICAÇÃO, INICIATIVA, ETC.

Anônimo disse...

O maior papo furado esse negócio de curva estatística e etc e tal. Na PETROBRÁS a progressão dos funcionários é rápida, muito rápida e nada de curvinha estatística e outras conversas pra boi dormir. A progressão por merecimento foi a forma mais justa de enquadrar TODOS OS SERVIDORES DA UENF e, obviamente que ninguém merece esperar 15 a 20 anos para enquadrar no topo de careira pois com 3 a 5 anos o servidor sabe de cor e salteado o que fazer pela sua repartição.

Anônimo disse...

Se o proprio " CONSUNI " que deu para os " TNS " grandes " VALORES SALARIAL no PCV e ELES GOSTARAM " este mesmo " CONSUNI " quer reparar á " INJUSTIÇA " que fizerá para com os " TNM, TNF e TNE " e agora os TNS estão de olho gordo . Sai pra lá " TURMA RUIM ", RÉMEDIO para loho GORDO é " TRANSPLANTE DE CORNÊAS...Para ver melhor o trabalho e parar de "ENCHER O SACO "...Essa " MERDA ainda vai FEDÊ "!!!

Uenfezado disse...

"CONSUNI " que deu para os " TNS " grandes " VALORES SALARIAL "

Prezado anônimo raivoso: o CONSUNI não deu nada de diferente para os técnicos no aumentoi anterior!
Agora sim, nessa tabela frankstain, criou uma injustiça nessa universidade: a minoria recebeu o menor aumento!

Anônimo disse...

A tal injustiça está nas classes inferiores com 149% de diferença!

Anônimo disse...

É isso aí! Vamos fazer uma denúncia no MPE e ninguém ganha! Até elaborarem uma tabela decente!

Anônimo disse...

Quanta ignorancia deste uenfezado, infelizmente como sempre olhando apenas pro seu umbigo. Uma vez que ele nao tem nenhum conhecimento no que se trata das categorias e seus pisos, e em relaçao ao que ja é praticado em todas as universidades do Brasil, quiça do Mundo.
Infelizmente, mais uma vez estamos vendo a incapacidade dos TNS de entender o que é DISTORÇÃO.
Um abraço e piedade e misericordia aos que nao conseguem entender a verdade.