quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Setor Sucroalcooleiro Vira Cinzas

Deu no Ururau:
Trabalhadores da usina Sapucaia fizeram outra manifestação nesta quarta-feira (16/12). Mais uma vez os funcionários puseram fogo em pedaços de madeira para impedir o acesso a localidade, que se dá através de uma ponte estreita.
Na Usina Paraíso, ... também paralisaram os trabalhos, reivindicando o pagamento referente ao mês de novembro, que segundo eles, está atrasado.
Nesta terça, ex-funcionários da Usina Cupim... fecharam a BR 101, na altura de Ururaí, ...também alegam ter salários e rescisões atrasadas.
Na semana passada os funcionários da Usina Santa Cruz também se mobilizaram para impedir a retirada de máquinas de dentro da Usina. Eles também querem receber seus direitos atrasados.

O estado em que a atividade sucroalcooleira está, se deve em sua totalidade aos usineiros. Esses não aproveitaram os recussos fartos da década de 70 para modernizar a atividade.

Ou melhor, aproveitaram sim, porém, não para o que deveria ser feito! Sempre individualistas e dependentes de política$ pública$, deixaram um setor que ainda emprega diretamente 20 mil pessoas em uma crise sem volta.

Para as empresas citadas não há o que fazer. Emprestar mais dinheiro para quem não pagou financiamentos passados? Seria vergonhoso!

A preocupação deveria centrar nas pessoas que dependem da atividade. Em como receber as dívidas e como realoca-las em outras atividades.

Nenhum comentário: