terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CRIME NA LAGOA

Foi preciso uma enchente. Uma grande enchente que desabrigou milhares de famílias e causou enormes prejuízos ao patrimônio particular e público.
Foi preciso que uma tragédia acontecesse para que um crime que a varias décadas era cometido na Lagoa Feia despertasse interesse das autoridades públicas.
A invasão da Lagoa Feia por produtores rurais não é coisa nova. A cada ano de seca, onde a lagoa “encolhia”, produtoes “espertos” demarcavam sua área e faziam drenagens e diques de contenção. Quando as chuvas recompunham o volume de águas, estas não encontravam mais suas terras.
Os ecologistas gritavam! Mas quem ouvia? “Ecochatos”, “Ecobobos” eram os termos depreciativos que alguns jornalistas locais tachavam quem se importava com a natureza. O que valia era a produção (cana, pasto), “a lagoa era grande demais, um pedacinho a menos não faria falta”.
O governo (federal, estadual e municipal) como não quis cumprir seu papel (defesa do bem público) enrolou todos esses anos um pedido dos defensores da Lagoa: sua recomposição e demarcação definitiva. Cozinhou esse pedido por vários anos: devem ter pensado ”vamos empurrando com a barriga que as pessoas acabam esquecendo”!! E foi o que aconteceu. Tirando quem realmente se preocupa com o meio-ambiente, a sociedade sequer sabia que a Lagoa estava sendo vitima de um crime. Crime sim, porque “pegar” áreas de lagoa é crime.
A decisão dos ministérios públicos estadual e federal de cumprir a lei e eliminar os diques da lagoa é um presente de natal para a sociedade e para a natureza. Espero que quando as águas baixarem e o problema das enchentes não tiver mais no noticiário, as ações continuem: punir quem fez os diques, punir quem foi cúmplice (governos), eliminar os diques remanescentes, eliminar construções indevidas, demarcar definitivamente a lagoa.
Agora, a nota dos sindicatos dos produtores rurais, produtores de cana e usineiros que foi publicada nos jornais é a grande piada de mau gosto do ano! Além de ofender os executores das ações na lagoa, ofendem a nossa inteligência!
No momento que o setor canavieiro luta por subsídios federais, defender um crime e os criminosos que “pegaram” terras da lagoa é um tiro no pé. Devem defender a categoria sim, devem defender a atividade, porém, dentro da lei. Fora isso irão continuar com a velha imagem ruim que o setor sempre carregou.
Parabéns mais uma vez a Justiça Estadual e Federal!

Nenhum comentário: