quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Chuva e estrada

Estive em Vitória no fim de semana próximo passado. Fomos de carro, e a estrada estava um buraco só, daqui até lá. Chuvia a cantaros, como aqui, não deu trégua a chuva.
Razão de tanto buraco na pista? O número de caminhões trafegando é qualquer coisa de por medo em qualquer motorista abtuado a circular por estradas. A BR 101 é a ligação entre o sul-sudeste e o nordeste. Conclusão, passa todo mundo por ali.
É uma constatação simples, ainda hoje 65% de toda carga transportada nesse país é feita através de caminhões, modal caro muito caro, o mais caro modal de transporte, perde somente para o modal aéreo. E são 65% porque o minério de ferro de Minas e Carajás, mais a soja do centro-oeste são transportados por trem, e aí sobram todo o resto, a comida, as roupas, os eletro-domésticos, os carros, os combustíveis e etc. trafegando por nossas combalidas estradas. E o pior, com super dimensionamento do peso, sempre levam um pouquinho mais para ganhar no frete.
Daí a buraqueira em nossas estradas, e os acidentes, por causa dos buracos ou por causa da super lotação das estradas por veículos em dias de chuva, que as torna mais perigosas ainda.
Uma aventura trafegar nas estradas em dias de chuva.

Nenhum comentário: