terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Distorções da vida...

Acompanhando a "novela" dos royalties, em que a maioria dos estados brasileiros (não produtores de petróleo) se acha no direito de legislar e retirar os direitos de uma minoria de estados da federação (produtores de petróleo), consegui relacionar algumas semelhanças deste caso (que destrói o pacto federativo) com um fato que acontece em nossa universidade (que corrompe e mina as relações entre servidores):

1-Os estados não produtores consideram os estados produtores os Emirados Árabes do Brasil! Aqui na UENF, uma grande parte dos técnicos de 1º e 2º consideram os técnicos de 3º os marajás da universidade! Atualmente, estamos sendo vistos quase que como criminosos por temos curso superior.
2-Pela nova lei dos royalties os estados produtores e municípios produtores receberiam menos royalties que os municípios não produtores e seu estado. Na universidade do 3º milênio, que forma técnicos de nível superior e pós-graduandos para o Brasil, foi proposto uma tabela em que técnicos de 1 e 2º recebem aumentos superiores a 65% e seus colegas de 3º somente 15% (abaixo da inflação).
3-O Supremo Tribunal Federal tenta colocar o direito e a legalidade acima dos ímpetos populistas e irresponsáveis dos parlamentares que querem a toque de caixa meter a mão no dinheiro dos royalties; mas os parlamentares não se convencem e tentam novas escaramuças para aprovação da Lei. Aqui no Rio, a secretaria de planejamento, por escrito e verbalmente pelo seu secretário, já disse que esta tabela está errada, que não é viável; mas os idealizadores não se convencem e tentam novas escaramuças para aprovação da tabela.

O resumo desta ópera é que o direito das minorias precisa TAMBÉM ser respeitado, mesmo estando a maioria coberta com sua pseudo-razão.

15 comentários:

Anônimo disse...

Como técnico de nível superior da UENF digo que pouco me importa se algumas pessoas têm inveja ou raiva de mim por ser justamente TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DA UENF. É assim aqui na universidade, é assim numa grande empresa, é assim num quartel do exército, e sempre será: uns invejando outros. Isso faz parte da vida humana. Aqueles que possuem cargos ou patentes mais baixos sempre ironizando, criticando, invejando outros, cujos cargos e patentes são mais elevados, embora eu tenha boas amizades com muitas pessoas aqui da universidade cujos cargos exigiram menos escolaridade que o meu, amizades boas e duradouras inclusive.
Dentro da "loucademia Gramsciana", idéias como distorção salarial entre pessoas que estudaram mais e outras que quase não estudaram na vida, é campo fértil para discussões infrutíferas e desnorteantes.
No mundo REAL, entretanto, valoriza-se JUSTAMENTE que mais estuda e quem mais se qualifica.
A UENF acordou para isso mas já era tarde demais... Vejam que, atualmente, a universidade já não abre mais concurso para níveis elementar e fundamental. Ela prefere terceirizar os serviços pertinentes a esses níveis de escolaridade.
Assim a UENF cria mais um paradoxo, dentre tantos outros: por um lado o CONSUNI reconhece que existe uma "diferença exorbitante" (palavras do REI-tor)entre as faixas salariais de TNS e demais níveis mas, por outro, não abre mais concursos para os níveis elementar e fundamental. Seria como um democracia de meia boca.
Resta-nos saber se o REI-tor reconhecerá distorção ou diferença exorbitante entre a DE conseguida pelos professores e o reajuste que iremos conseguir junto ao Governo do Estado... aí ficará a dúvida. Se forem "democratas" e "justos" como dizem ser... bem... só o futuro nos mostrará o resultado.
Um abraço a todos e que a democracia reine DE VERDADE nessa instituição de ensino SUPERIOR.

Anônimo disse...

Caro amigo:

Um ótimo texto e uma feliz comparação !

Apenas não concordei com alguns termos usados, como as palavras "Marajá" e "minorias".

Os TNS da UENF jamais poderiam ser comparados a "Marajás", até porque, nenhum Marajá tem descontado em folha 27,5% do seu rendimento para fins de imposto de renda na fonte.
Também não somos "minoria", muito pelo contrário, tudo indica que a universidade quer sim valorizar os profissionais de nível superior - veja o último concurso que abriu vagas somente para pessoas com nível médio e superior...
Creio que, daqui alguns anos, a universidade contratará apenas profissionais de nível superior, seguindo assim uma tendência mundial, ou seja, valorizar quem estuda mais, quem pensa mais.

Um feliz 2013 !

Anônimo disse...

Bem: levando em consideração que grande parte dos técnicos de campo já não atuam mais no rabo da enxada e que estão dispersos por aí em salas com ar condicionado ficam as seguintes dúvidas: (1) quem são os verdadeiros Marajás da UENF ? e (2) qual a verdadeira distorção dentro dessa universidade ?

Anônimo disse...

Apenas uma consideração importante, a maioria dos técnicos de nível médio da UENF possuem nível superior. Vocês que são concursados como nível superior na UENF, em geral, executam funções administrativas com pouca ou nenhuma necessidade de formação superior, técnica ou mesmo intelectual. Acreditar que executam funções que exija maior capacidade intelectual é no mínimo uma afronta a maioria dos técnicos de nível médio que trabalham e tocam a universidade. Através da minha função de nível médio na UENF,tenho a oportunidade de circular por toda a universidade e posso dizer com toda a certeza que são poucos os profissionais de nível superior que de fato trabalham com a exigência da formação. É lamentável que vocês acreditem ser superiores intelectualmente a outros profissionais por serem concursados com um cargo de nível superior

Uenfezado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uenfezado disse...

"vocês acreditem ser superiores intelectualmente a outros"
Isto é uma percepção\afirmção sua! Nenhum TNS pensa uma barbaridade dessas!

Lamentável que vc não tenha o que fazer em seu setor, para "circular por toda a universidade" e saber o que os TNS fazem!

"a maioria dos técnicos de nível médio que trabalham e tocam a universidade".
Parece que esta não é a visão da Reitoria, que não quer saber mais de contratar técnicos de 1 e 2 grau.

"nível superior na UENF, em geral, executam funções administrativas com pouca ou nenhuma necessidade de formação superior, técnica ou mesmo intelectual."
Para falar uma asneira dessas vc só pode ser uma figura má intencionada ou, infelizmente, ignorante mesmo!

Anônimo disse...

Percebo que você ficou bastante chateado com meu comentário. Está não foi minha intenção. Gostaria apenas que todos os profissionais da UENF fossem respeitados, independente da escolaridade ou mesmo do cargo que ocupam, já que são coisas totalmente distintas.

É fácil chegar a conclusão de que vocês se consideram melhores que os outros por conta de comentários como:

Anônimo disse..1 de janeiro de 2013 13:38

"...idéias como distorção salarial entre pessoas que estudaram mais e outras que quase não estudaram na vida, é campo fértil para discussões infrutíferas e desnorteantes."

Fico imaginando os amigos, que pouco ou nada estudaram, desta pessoa devem achar dele.

Outra frase do mesmo autor:

"Um abraço a todos e que a democracia reine DE VERDADE nessa instituição de ensino SUPERIOR."

Outro Anônimo diz:

"Creio que, daqui alguns anos, a universidade contratará apenas profissionais de nível superior, seguindo assim uma tendência mundial, ou seja, valorizar quem estuda mais, quem pensa mais"

Comentários como esses que corroem as relações entre as pessoas que trabalham na UENF. Sim, antes dos profissionais existem as pessoas, e elas devem ser respeitadas.

Apenas para esclarecimento seu, existem funções na UENF que exigem que os profissionais circulem pela universidade. A natureza do meu trabalho exige obrigatoriamente que eu saia da minha sala para trabalhar. Ao contrário de você e de alguns colegas seus (os que deixam comentários preconceituoso no seu espaço), não sou uma pessoa má intencionada. Grande abraço para você e espero que possamos ter neste espaço, tão acessado, um lugar para compartilhar a amizade e bons momentos entre as pessoas que trabalham na UENF

Anônimo disse...

Caraca !

quanta estultícia propagada pelo Anônimo de 2 de janeiro de 2013 17:58 !

Dentro da minha repartição, quase todos, senão a maioria dos documentos, modelos de fichas de cadastramento, e demais trâmites burocráticos, foram elaborados por técnicos de nível superior. Além disso, Normas vigentes, Manuais, Catálogos, elaboração de minutas de resoluções, elaboração de projetos institucionais, eventos, convênios, etc, tudo eleborado ou no mínimo com o olhar atento de um técnico de nível superior.
E me sinto muito lisonjeado quando meus ex chefes e meus chefes atuais elogiam nosso trabalho, como sempre o fizeram, até porque o técnico de nível superior é o único profissional técnico da universidade que entende realmente o que os professores desejam...

Esse tipo de comentário citado acima do Anônimo de 2 de janeiro de 2013 17:58, que cita "Através da minha função de nível médio na UENF,tenho a oportunidade de circular por toda a universidade e posso dizer com toda a certeza que são poucos os profissionais de nível superior que de fato trabalham com a exigência da formação." mostra não saber ABSOLUTAMENTE NADA sobre a UNIVERSIDADE em que trabalha e tampouco sobre a formação superior. Uma verdadeira lástima, pra não dizer, VERGONHA !
Quando cita "É lamentável que vocês acreditem ser superiores intelectualmente a outros profissionais por serem concursados com um cargo de nível superior", se faz de "coitadinho"... coisa da nossa gente brasileira... mas, no fundo, no fundo, sabe o valor de um curso superior. Tanto é que no início do seu discurso ele cita: "Apenas uma consideração importante, a maioria dos técnicos de nível médio da UENF possuem nível superior."
Com certeza, me considero inteligente, capaz e pró ativo.
Sou técnico de NÍVEL SUPERIOR DA UENF com muito orgulho SIM !
Fazer o quê ?

Anônimo disse...

por isso que precisamos fortalecer nossa associacào,quem quer melhores salarios que va estudar e fazer concurso,ah e tem que passar,o que alguns incompetentes da uenf nào conseguem,vamos contratar um advogado e pedir SUBESTABELECIMENTO,E DEPOIS DEFILIAR,do sindicato,pois o valor da nossamensalidade,dar e sobra para pagar o advogado,para dar continuidade do nossos processos,OU VAMOS CONTINUAR A SER COMANDADO PELOS IGNORANTES DAS DISTORCÒES,E PIOR SEM LUTAREM PELA REPOSICÀO SALARIAL,que hoje nòs TNS,recebemos menos que nas federais.

Anônimo disse...

Marajá? Esse cara sou eu!
Ass. Tec nível elementar que trabalha no ar condicionado.

Anônimo disse...

Fica a pergunta: quem, dentro na universidade, ganha com a divisão entre os servidores técnico-administrativos?

Anônimo disse...

quem ganha eu nào sei,MAS A MINHA CATEGORIA,NÀO VAI SER PREJUDICADA POR PESSOAS QUE QUERIAM NOS EXPULSAR DO SINDICATO,ENTÀO VAMOS NOS FORTALECER,TNS.

Anônimo disse...

Cara não interessa se tem ou não escolaridade, o que importa dentro da UENF, como outros setores da adm pública é o cargo! Se vc fez concurso para nível de 1º grau, contente-se em receber e fazer o que está determinado. Se vc tem 2º grau contente-se em ser remunerado de acordo com o gargo que prestou concurso. Assim como vc que tem uma graduação como grau de escolaridade.
Acontece aqui é muita inveja de saber quanto o OUTRO recebe, o que o OUTRO faz, a que horas este ou aquele pega no batente...
Se vc quer melhorar de FAIXA salarial, faça outro concurso público, pois o máximo que vc vai ter é reposição de PERDAS SALARIAIS por conta de inflação!

E por falar em perdas...até hj esperamos este reajuste devido a grande baderna que um grupinho de servidores tem provocado sob as asas da reitoria!
Leiam a Bíblia!

Anônimo disse...

Por quê essa peãozada que diz ter curso superior não tenta um emprego no Porto do Açú ?

Vão para o inferno !

Anônimo disse...

Alô piãozada do Campo sabem que voces vão receber o Pasep integral de um salário mínimo (= ao nosso este ano)

Pião vc ano que vem ganhará menos que o salario minimo do Rio.

Acorda Pião deixa de ser boi manso.