segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nota da ADUENF

A diretoria da ADUENF vem a público para, sem muitas delongas, explicar o acontecido nos dias 07 e 08 de novembro, no Rio de Janeiro.
Chegamos ao Rio de Janeiro com a desconfortável noticia da votação, contra os interesses do Rio de Janeiro, que tinha acontecido o dia anterior na Câmara Federal. Os comentários do Governador foram os piores possíveis; não tem  dinheiro para pagar o funcionalismo público estadual e a copa fica inviabilizada. 
Como é do conhecimento de todos, no dia 07 não teve reunião por “problemas de comunicação” e seria impossível nos atenderem, ADUENF-Sintuperj-Reitoria, pois o secretário teria uma reunião com a comissão de orçamento e depois com o governador. Qualquer qualificativo que vocês, comunidade da UENF, tenham dado ao comportamento anterior, a diretoria assina junto, entretanto, temos a responsabilidade de tornar viável a negociação em curso, deixamos clara a nossa inconformidade com o acontecido e nos dispusemos a participar da reunião no dia seguinte. Esclarecemos que cada viagem ao Rio de Janeiro, e já são 73, é um sacrifício, pois, embora até alguns membros da comunidade tenham esquecido, temos família e compromissos e nada ganhamos por isto, razão pela qual pedimos que as pessoas tratem do assunto com o devido respeito e seriedade, com que a diretoria da ADUENF vem tratando do assunto. Esclarecido o ponto, ambos os secretários, mesmo separados, pediram desculpas pelo acontecido.
Aproveitamos os dias 07 e 08, para também fortalecer a justificativa da emenda, apresentada na comissão de Educação da ALERJ, e da reunião com o presidente da ALERJ, Deputado Paulo Melo. Falamos com vários deputados e os mesmos concordaram em nos apoiar.
Ontem, dia 08, aconteceu a reunião. Como era de se esperar o Secretário, Sergio Ruy, iniciou a reunião com duas apreciações; a situação ruim gerada pela votação de Brasília e que 65%  de uma só vez não seria possível de atemder. Explicamos a situação da universidade, como conseqüência à desvalorização da Carrera de Professor na UENF, e introduzimos a apresentação de uma proposta de projeto de lei, para pagamento da DE na UENF, que a reitoria tinha preparado e com a qual a diretoria da ADUENF em principio concordava.  Continuamos com uma série de justificativas e entregamos o impacto, de 7 milhões no primeiro ano, que a valorização da carreira de professor  faria no orçamento do Estado, no próximo ano. O secretário acolheu a proposta, achou positivo ter algum documento de consenso para trabalhar, explicou que não era objetivo da secretaria protelar o assunto, entretanto, não se comprometeu em enviar, ainda este ano, o projeto de Lei para a ALERJ.
 Caros Uenfianos, fica claro que, embora as negociações estejam acontecendo, temos que nos fortalecer e gerar fatos políticos que permitam acelerar a negociação e garantir o resultado.  Neste momento nos dirigiremos diretamente aos estudantes.
Caros estudantes, fica claro que o caminho escolhido pela diretoria da ADUENF é o da negociação, vcs são testemunhas de quanto temos trabalhado pela  valorização da Carreira de professor. Todo este esforço tem como objetivo principal, além do monetário, melhorar o ensino que a universidade oferece a Vcs. Queremos deixar claro que ao se iniciar o pagamento da DE na UERJ e com os aumentos salariais que as Universidade Federais estão oferecendo para os professores com doutorado, estamos na véspera da primeira grande diáspora dos professores da UENF para todos os recantos do Brasil. Será que os professores cariocas uenfianos suportarão o atrativo de trabalhar no Rio com melhores salários?. E os Paulistas, paulistanos e os que apreciam uma praia nordestina? Caros estudantes, o “ULTIMO” que fique,  por favor apague a luz para não gerar mais prejuízo. Evidentemente não queremos isso, e por isso estamos solicitando a participação de vcs, estudantes.
No final da carta vamos colocar os e-mails do secretário de planejamento, do secretário de ciência e tecnologia, da casa civil, do presidente da comissão de orçamento da ALERJ, da comissão de educação e o presidente da ALERJ, para que vcs, via email, participem do processo de valorização da Carreira de professor da UENF, e dessa forma fazer uma sensibilização política e cidadã dos principais responsáveis pela educação universitária do estado. .Podem enviar e-mails para quem quiserem, sabemos que a internet é o mundo atual dos jovens. Sejam criativos.....para não termos que utilizar velhos mecanismos de ação. Mandem as suas opiniões!!!!
Secretário Sergio Ruy, planejamento e gestão, sergioruy@planejamento.rj.gov.br
Secretário Regis Fisher, casa civil,  regis@casacivil.rj.gov.br
Secretario Luiz Edmundo,  Ciência e Tecnologia, luizedmundocosta@gmail.com
Deputado Paulo Melo, Presidente da ALERJ, paulomelo@alerj.rj.gov.br
Deputado Comte Bitencourt, Presidente da comissão de Educação da ALERJ, comtebittencourt@alerj.rj.gov.br
Deputado Coronel Jairo, presidente da comissão de orçamento da ALERJ, coroneljairo@alerj.rj.gov.br

14 comentários:

Anônimo disse...

Não tem DE.
Não tem aumento para os técnicos e administrativos.
Não tem insalubridade para quem entrou de 2009 para cá (em parte por culpa da reitoria).
Não tem bandeijão para os estudantes.
Ano que vem volta a temporada de concursos das federais e a UENF perderá 15-20% dos seus docentes. Cursos com carência de professores como a Computação fecharão as portas.
Triste fim...

Anônimo disse...

Fala sério, vcs fazem a greve, deixam os alunos na merda e agora querem que nos alunos os ajudem. Vao ver se tem algum otario na esquina e procurem dar melhores aulas, principalmente depois das greves.
Aluno nao é mais massa de manobra

Anônimo disse...

DATA BASE PORRA !

DATA BASE !

Anônimo disse...

Quando os "alunos" se formarem e forem profissionais e tiverem seus salários defasados, aí sim, quando forem pais de família e sustentarem ao invés de serem sustentados, vão entender o que estão passando professores e técnicos da universidade.

Anônimo disse...

Interessante como o que redige a nota fala em debandada como se fossem capazes de passar nos concursos. Sei de vários professores "doutores" da UENF, que vem tentando vários concursos e não conseguem passar em nenhum. A banda não toca assim não! E quanto a D.E. gostaria de saber se os professores "doutores" da UENF, tem dedicação exclusiva ou não? Eles podem ter outro vínculo empregatício? Então que DE é essa?

Boladão disse...

Anônimo disse...
Quando os "alunos" se formarem e forem profissionais e tiverem seus salários defasados, aí sim, quando forem pais de família e sustentarem ao invés de serem sustentados, vão entender o que estão passando professores e técnicos da universidade.

13 de novembro de 2012 23:14
APOIADO, ANONIMO, ACIMA SUPLACITADAMENTE...APOIADO!!!

Boladão.

Anônimo disse...

Aluno não tem que dar pitaco nenhum. Quer saber só de fumar, beber! Vai tratar de acordar cedo e prestar atenção nas aulas. Seus Zé Ruelas!

Anônimo disse...

Tem gente já explodindo laboratórios!!!kkkk

Anônimo disse...

Muita coisa errado! Não chamam ninguém do concurso, mas dos CONTRATOS as chamadas são cada vez mais intensas!!!!
OLHO ABERTO NOS FILHOS, AMIGOS, PARENTES.....

Anônimo disse...

Não tem dinheiro para chamar os concursados , mas para os CONTRATOS...a coisa é diferente!!!!

Anônimo disse...

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, marcou um protesto contra a aprovação da nova lei de distribuição dos royalties do petróleo no dia 26. A assessoria de imprensa do governo do estado confirmou as informações. A concentração será na Avenida Rio Branco, no Centro, próximo à Candelária, a partir das 14h. Ainda não há informações sobre o destino do passeata.

A HORA É ESSA DE FAZERMOS MOVIMENTO CONTRÁRIO À ESSE GOVERNO!!!!!!

Anônimo disse...

Nem todos os alunos "só querem saber de fumar e beber". Muitos são sérios e dedicados. Mesmo os que fumam e bebem, se o fazem, é problema deles, somente deles.

Anônimo disse...

Os contratos de pessoal para carreira técnica e administrativa é FATO ! Creio que a universidade, daqui alguns anos, só fará concurso público para professores.
Temos que saber se essa ação é isolada ou se isso também está acontecendo na UERJ e na UEZO.

Anônimo disse...

E nós técnicos, como ficamos, não vamos ter nada. Data base, aumento, reposição qualquer coisa. Existe o PCV que está sendo feito pela comissão do CONSUNI, é uma boa chance se exigirmos que seja votado e solicitado ao governo.