quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia Nacional do Meio Ambiente

Da ASCOM/UENF:

As áreas verdes que (ainda) restam nas zonas urbanas são um dos assuntos que serão discutidos durante o Fórum de Debate Regional: Dia Nacional do Meio Ambiente, que ocorre no dia 05/06, de 8h às 18h, no Centro de Convenções da Uenf. O tema geral do Fórum, que será aberto a toda a comunidade, é "Pensando nosso futuro comum".
A abertura ocorre às 9h, com duas palestras. A pesquisadora Adriana Grativol, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Uenf, fala sobre o tema "Avaliação ecossistêmica do Milênio: síntese dos resultados". Em seguida, Carlos Ronald Macabu Áreas, da Prefeitura de Campos, fala sobre "Planejamento estratégico ambiental da cidade de Campos dos Goytacazes".
Às 10h, tem início a mesa-redonda sobre o tema "Recursos Hídricos", que terá como palestrante o professor Aristides Arthur Soffiati, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele vai abordar o tema "Redução do impacto das cheias pelo manejo das águas na planície fluviomarinha do Norte Fluminense". Os debatedores serão Paulo César de Oliveira Moreno (Águas do Paraíba) e Carlos Ronald Macabu Áreas (PMCG). O mediador será o professor Carlos Eduardo de Rezende (LCA/Uenf).
A mesa-redonda "Áreas Verdes" começa às 14h e será mediada pelo professor Carlos Ruiz (LCA/Uenf). Rosan Fernandes, da Associação Mico-Leão-Dourado, fala sobre "Corredores de biodiversidade e mosaicos de UCS — Novas abordagens na questão territorial de áreas verdes". Em seguida, Ana Maria de Godoy Teixeira aborda o tema "O desafio de se proteger espécies ameaçadas em paisagens fragmentas — O caso do mico-leão-dourado". A mesa-redonda tem ainda a participação do professor Marcos Pedlowski (Leaa/Uenf), que aborda o tema "Florestas urbanas", e de René Justen, que fala sobre "ICMS Ecológico".
Das 16h30 às 18h, haverá a Conclusão do Ciclo de Debates, mediada por Patrícia Kranz. Deverão estar presentes, além da Uenf, representantes da Prefeitura de Campos, Igesa (Instituto Goitacá de Estudos Socioambientais), CNFCN (Centro Norte Fluminense para a Conservação do Meio Ambiente), AMLD (Associação Mico-Leão-Dourado) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Coordenação de Extensão do CBB/Uenf (sala 110 do CBB) ou no próprio local, antes do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2739-7305.

Nenhum comentário: