quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E se...

Sabemos que antes do carnaval nada é resolvido nesse país (menos o aumento da gasolina!). Agora, e se Cabralzinho não sinalizar com o início do pagamento da DE? Será que os docentes começam o primeiro semestre?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estamos de Luto

Estamos de luto pelo assassinato do companheiro Cícero Guedes dos Santosdo, um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Campos.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Novos delegados tomam posse hoje

Hoje, às 14h no auditório do P5, os novos delegados eleitos da Delegacia do Sintuperj tomam posse.

domingo, 6 de janeiro de 2013

UENF oferece 546 vagas pelo Sisu

Da Ascom UENF:
A UENF oferece 546 vagas em 16 cursos presenciais. As vagas serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que tem inscrições de 07 a 11/01/13, pelo site do Sisu.
A relação de cursos e vagas da UENF, em ordem alfabética, é a seguinte: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Ciência da Computação (25), Ciências Biológicas/Bacharelado (80), Ciências Biológicas/Licenciatura (40), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física/Licenciatura (30), Matemática/Licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Pedagogia/Licenciatura (30), Química/Licenciatura (30) e Zootecnia (28).

Leia mais aqui.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Distorções da vida...

Acompanhando a "novela" dos royalties, em que a maioria dos estados brasileiros (não produtores de petróleo) se acha no direito de legislar e retirar os direitos de uma minoria de estados da federação (produtores de petróleo), consegui relacionar algumas semelhanças deste caso (que destrói o pacto federativo) com um fato que acontece em nossa universidade (que corrompe e mina as relações entre servidores):

1-Os estados não produtores consideram os estados produtores os Emirados Árabes do Brasil! Aqui na UENF, uma grande parte dos técnicos de 1º e 2º consideram os técnicos de 3º os marajás da universidade! Atualmente, estamos sendo vistos quase que como criminosos por temos curso superior.
2-Pela nova lei dos royalties os estados produtores e municípios produtores receberiam menos royalties que os municípios não produtores e seu estado. Na universidade do 3º milênio, que forma técnicos de nível superior e pós-graduandos para o Brasil, foi proposto uma tabela em que técnicos de 1 e 2º recebem aumentos superiores a 65% e seus colegas de 3º somente 15% (abaixo da inflação).
3-O Supremo Tribunal Federal tenta colocar o direito e a legalidade acima dos ímpetos populistas e irresponsáveis dos parlamentares que querem a toque de caixa meter a mão no dinheiro dos royalties; mas os parlamentares não se convencem e tentam novas escaramuças para aprovação da Lei. Aqui no Rio, a secretaria de planejamento, por escrito e verbalmente pelo seu secretário, já disse que esta tabela está errada, que não é viável; mas os idealizadores não se convencem e tentam novas escaramuças para aprovação da tabela.

O resumo desta ópera é que o direito das minorias precisa TAMBÉM ser respeitado, mesmo estando a maioria coberta com sua pseudo-razão.