quinta-feira, 28 de junho de 2012

Contra a COVARDIA, os servidores vão parar!

Nota da Delegacia do Sintuperj:

A assembleia dos servidores técnico-administrativos realizada em 26/06/12 aprovou uma paralisação de 48 horas nos dias 03 e 04/07/12 contra a ADI 4782 (retirada do triênio). No dia 04/07 haverá uma manifestação organizada pelo MUSPE no Rio de Janeiro, saindo do Largo do Machado em direção ao Palácio Guanabara. Os servidores que desejarem participar desde movimento entrar em contato com a Delegacia Sindical SINTUPERJ UENF até amanhã (sexta-feira), pelo ramal 97245.
Delegacia Sindical SINTUPERJ UENF

Assembléia dos alunos da UENF


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nota da ADUENF


A diretoria da ADUENF vem a público para reafirmar que a luta dos professores das universidades estaduais fluminenses pela Dedicação Exclusiva e contra o corte dos triênios continua com força e vigor. Ao que parece existe um grupo de pessoas desinformadas disseminando versões fictícias sobre o andamento dos processos de luta que já estão ocorrendo. Deste modo, e gostaríamos de pensar que se trata apenas de desinformação, pessoas que estão veiculando, de forma errada, o fim da greve na UERJ. 

Pior que a desinformação anterior está o fato de se tentar relacionar um fictício fim da greve na UERJ com a perda de força do nosso movimento dentro da UENF. Nós temos demandas, experiências e força. Gostaríamos de lembrar a todos os associados que as principais conquistas da nossa instituição sempre foram atingidas, com apoio das outras associações, porém sem precisar de greves de solidariedade nas outras universidades estaduais.
Para finalizar a diretoria gostaria de lembrar que amanhã, dia 28, teremos assembléia da nossa associação na Sala 209 do CCT às 16 horas, para discutir sobre:

  1. INFORMES, 
  2. AVALIAÇÃO DO ESTADO DE GREVE, e 
  3. DECISÕES decidir sobre os PRÓXIMOS PASSOS DO MOVIMENTO

Docentes da UENF fazem assembléia na quinta

 Na próxima quinta-feira (28/06) os professores farão assembléia às 16h, com a seguinte pauta:
-Informes;
-Avaliação do estado de greve;
-Próximos passos do movimento.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Assembléia dos técnicos na terça

Nota da delegacia do Sintuperj:
Assembléia dis 26 de junho, 14h30 no auditório 2 do P4. PAUTA:
   1.. INFORMES GERAIS;
  2.. CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES PARA O ESTADO DE GREVE;
  3.. ADI 4782 (Ação Direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Governador para suspensão do triênio). Um Defensor Público estará presente.

Troca troca

Corre na boca pequena que o professor sairá e um técnico entrará.
3 nomes são cotados.
Quem será!?!

domingo, 24 de junho de 2012

Política de Cabral

Essa é a política do governador Sérgio Cabral: enquanto encaminha proposta para acabar com o triênio dos servidores do estado, propõe incentivos bilionários para grandes montadoras de veículos!

Deu na Coluna do Gois(O Globo - 20/06/12)
Andrea Calabi, secretário de Fazenda de Geraldo Alckmin, diz que ficou “escandalizado” com o incentivo fiscal dado a duas montadoras por Sérgio Cabral.
— O governo fluminense vai financiar 80% do ICMS em 50 anos, com 30 de carência, para Nissan e PSA (Peugeot/Citroën). Juntos, os benefícios chegam a R$ 10 bilhões. A medida é insana. Temo o efeito da decisão. Outras empresas e setores vão querer as mesmas condições...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Que fim levou?

Que fim levou a proposta da Reitoria de custear os gastos com (plano de) saúde dos servidores da UENF?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Governo promete DE da UERJ para agosto

Deu no O Dia de hoje (20/06/12) que a SEPLAG encaminhará para ALERJ no início de agosto o Projeto de Lei que regulamenta a concessão do adicional de dedicação exclusiva para os docentes da UERJ.
Diante de tantas promessas, ameaça de fim do triênio, só nos resta perguntar:
Será que essa nota é verdadeira?
Se for, será que haverá tempo para votação (por causa do período eleitoral)?

terça-feira, 19 de junho de 2012

Funcionalismo estadual unido contra Cabral

Da página do SINDSPREV:
O funcionalismo público estadual vai paralisar suas atividades por 48h nos dias 3 e 4 de julho, realizando, em 4/07, uma marcha ao Palácio Guanabara. Esse foi o indicativo aprovado na assembleia geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado (MUSPE), realizada na tarde dessa terça-feira 19, na Concha Acústica da Uerj. Tanto a paralisação quanto a Marcha visam pressionar o governo Sergio Cabral Filho (PMDB) a atender à pauta unificada do funcionalismo, que inclui reajuste, incorporação de gratificações, implementação dos planos de carreira, concurso público, manutenção do triênio, em defesa do Iaserj e contra as privatizações. A proposta de mobilização prevê que, até o dia 3 de julho, o máximo possível de categorias do funcionalismo estadual realize suas assembleias específicas para referendar o indicativo aprovado nesta terça, na Uerj.
A assembleia dessa terça-feira também aprovou a palavra de ordem ‘Fora Cabral’, que será divulgada em todas as manifestações do funcionalismo estadual. Na Marcha do dia 4, servidores se apresentarão com guardanapos brancos na cabeça, em alusão às escandalosas imagens do encontro entre o governador Cabral Filho e o dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish, durante jantar em Paris. A ideia é concluir a Marcha com um ‘almoço’ em frente ao Palácio.

Unificar a luta nas três esferas deve ser a meta
 “A saúde estadual vem sofrendo um ataque absurdo por parte do governo Cabral, que destruiu o único Instituto de Infectologia que havia no Estado do Rio, o São Sebastião, e também o Hospital Anchieta. Hoje as fundações de direito privado e organizações sociais estão entrando nas unidades de saúde, fundações e organizações sociais que são formas disfarçadas de privatização. Vamos preparar a greve e exigir fora Cabral”, afirmou a diretora do Sindsprev/RJ Denise Nascimento, informando que os trabalhadores da saúde estadual têm assembleia marcada para o dia 27/06, às 16h, no Hospital do Iaserj.
O também dirigente do Sindsprev/RJ Julio Cesar Tavares destacou a necessidade de unificação dos servidores nas três esferas. “No dia 5 de junho, mais de 15 servidores públicos federais ocuparam Brasília para dizerem que não aceitam a política de reajuste zero e privatizações impostos por Dilma, que também congelou a insalubridade. Nossa intenção é unificar os movimentos de servidores federais, estaduais e municipais porque Dilma, Cabral e Eduardo Paes têm as mesmas políticas, baseadas no ataque aos nossos direitos e na criminalização dos movimentos sociais. Juntos somos fortes. É greve, greve, greve”, disse, sob aplausos.
Cabral sucateia serviço público e criminaliza movimentos sociais
Falando em nome do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), a servidora Vera Nepomuceno apresentou um resumo dos brutais ataques movidos pelo governo ao setor. “Estamos enfrentando um governo que fecha escolas, não respeita as leis, não cumpre o que é determinado pela Alerj para os animadores culturais, privatiza os processos político-pedagógicos e persegue profissionais da educação. Sergio Cabral também quer acabar com o triênio e os planos de carreira. Não vamos ficar calados e por isso nossa tarefa é levantar os servidores estaduais contra a ditadura que se instaurou no Estado do Rio. Vamos construir a greve”, disse, após ser também muito aplaudida.
O cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Dacciolo também compareceu à assembleia, onde fez sua saudação com duras críticas ao governo do Estado. “Hoje somos 14 militares expulsos da corporação. Fomos expulsos por termos lutado por dignidade. Este governo [Cabral Filho] tenta criminalizar todos os movimentos sociais. Mas podemos reverter essa situação. Unidos somos fortes e vamos vencer”, afirmou.
 “Há 51 universidades públicas federais em greve e a Uerj, desde a zero hora desta terça-feira, também está em greve, com adesão dos técnico-administrativos. Nossa universidade é a primeira estadual a entrar em greve no Brasil. Querem nos tirar o triênio, o que não podemos aceitar. Temos que nos mobilizar e chamar todos à luta. Estamos em greve por conta dos desmandos do governo Cabral”, afirmou, em sua saudação, o representante do Sintuperj, Jorge Luis Matos de Lemos (o Gaúcho).
Participaram da assembleia na Concha Acústica da Uerj servidores da saúde, educação, universidades públicas (Uerj e Uenf), justiça, segurança, Faetec e Proderj. Entre as entidades, destaque para CSP Conlutas e InterSindical.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professores da UENF param nessa terça

Nota da ADUENF
Reunidos em assembléia nesta 2a. feira (18/06) os professores da UENF decidiram pela decretação do " Estado de Greve", bem como por uma paralisação de 24 horas para esta 3a. feira  (19.06) quando uma delegação representando a comunidade universitária da UENF deverá estar presente numa Audiência Pública que será realizada pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro a partir das 10:00 horas. 

É importante lembrar que esta audiência foi originalmente convocada para discutir a situação crítica em que se encontra a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde docentes e servidores já se encontram em greve.
A participação das comunidades da UENF e da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) ocorre de forma a também possibilitar a que os membros da Comissão de Educação da Alerj e dos secretários de Planejamento e  Gestão, Sérgio Ruy Pereira, e Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, possam ouvir também os problemas que ameaçam colocar também estas duas universidades em greve por  tempo indeterminado.
É bom lembrar que no caso dos docentes da UENF, a pauta é bastante similar a que levou os da UERJ a entrarem em greve:

1. Retirada da Ação Direta de Inconstitucionalidade que visa extinguir o pagamento dos triênios.
2. Reposição das Perdas Salariais
3. Remuneração do Regime de Dedicação Exclusiva

Uma coisa é certa. Os docentes da UENF decidiram pelo caminho da luta pelos seus direitos. Se o governo Sérgio Cabral quiser evitar mais uma greve na instituição, é bom começar a negociar logo e de boa fé.

FAETEC também para amanhã

Os servidores da FAETEC decidiram paralisar suas atividades na próxima terça-feira, dia 19/6. No mesmo dia, haverá uma assembleia unificada do MUSPE na Concha Acústica da UERJ, às 15 horas.
Nessa assembléia se discutirá a deflagração de uma greve unificada dos servidores públicos estaduais.

domingo, 17 de junho de 2012

ADUENF faz assembléia nessa segunda

A ADUENF faz uma assembléia nessa segunda-feira (18/06), às 16h no auditório 2 do P5. A Pauta será: indicativo de estado de greve.

sábado, 16 de junho de 2012

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UENF DECRETAM ESTADO DE GREVE

 Nota da Delegacia do Sintuperj:
Em Assembléia do SINTUPERJ, realizada nesta quarta-feira dia 13 de junho, os servidores técnico-administrativos da UENF decretaram ESTADO DE GREVE que inicia a partir de hoje. Diante dos fatos ocorridos em relação à falta de respostas favoráveis para as reivindicações e o anúncio da retirada do Adicional por Tempo de Serviço pelo governo do Estado a categoria decidiu fortalecer a luta participando ativamente na construção do cronograma das mobilizações.

Além do ESTADO DE GREVE, foi aprovada uma paralisação na terça-feira dia 19
de junho. Os servidores técnico-administrativos da UENF estarão paralisados por 24 horas em função da audiência pública que ocorrerá no Rio de Janeiro. No dia 20 de junho (quarta-feira) haverá uma assembléia para definir melhor os rumos do movimento, o calendário de mobilizações e a pauta de
reivindicações da categoria.

UENF figura no topo das universidades da América Latina

 Da ascom UENF:
A UENF figura no topo das universidades da América Latina no indicador de qualificação do corpo docente utilizado pela QS (Quacquarelli Symonds), agência britânica especializada em avaliações de instituições de ensino. Na versão 2012 do ranking, divulgada nesta quarta (13/06/12), a UENF aparece no ponto mais alto da lista no critério ‘professores com doutorado’, com índice de 100%.
O mesmo índice – que na UENF é uma realidade desde sua implantação – é atingido por outras 12 universidades latino-americanas. São dez brasileiras (UnB, USP, Unicamp, Unesp, Ufla, UFMG, UFSC, UFSCar, Unifesp e UFGRS) – e duas argentinas (Instituto Tecnológico de Buenos Aires e Universidad Torcuato Di Tella).
A UENF também se destaca no indicador que considera o número de artigos científicos por docente publicados em periódicos internacionais indexados. Neste quesito, a Universidade Estadual do Norte Fluminense figura em oitavo lugar na América Latina, atrás da Unicamp, USP, Unifesp, Ufla, UFRGS, Universidad de Chile e Unesp.
Na ponderação do conjunto de parâmetros de avaliação – incluindo itens como ‘reputação acadêmica, ‘reputação com empregadores’, ‘citações por artigo’ e ‘impacto na internet’ -, a UENF aparece entre as 117 melhores universidades da América Latina.
Em outra avaliação internacional recentemente divulgada (o ranking SIR, focado na produção e produtividade científica), a UENF aparece na 62ª posição na lista da América Latina e na 116ª na relação ampliada que inclui as instituições de Portugal e Espanha. Os dados foram retirados da base Scopus, considerada uma das mais abrangentes do mundo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Edital para Concurso de Técnicos na UENF

Finalmente, depois de longos 11 anos, a reitoria liberou o edital para seleção de técnicos-administrativos da UENF. Porém, o número de vagas está muito aquém da real necessidade de pessoal!
Veja o edital do concurso aqui.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Técnico-administrativos da Uerj decretaram greve


Os servidores técnicos-administrativos da UERJ entram em greve a partir da próxima terça-feira, dia 19 desse mês.
Leia mais aqui.

UENF de fora

Os docentes e técnicos decidiram  não aderir ao dia de paralisação (hoje - quinta) dos servidores do estado contra a proposta de Cabral de acabar com o triênio.
Se nós mesmos não protestamos contra as garfadas do governo, quem o fará?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Marcha pela educação na Quarta-feira


Assembléia dos servidores técnico-administrativos da UENF

Os servidores técnico-administrativos da UENF realizarão uma assembléia no dia 13 de junho, quarta-feira, às 14h30 no auditório do P5.  A pauta será: 1. Informes gerais; 2. Conjuntura; 3. Processos dos retroativos de insalubridade/periculosidade.

Alunos da UENF fazem assembléia hoje


sexta-feira, 8 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Técnicos da UERJ já estão em estado de greve

Da página do SINTUPERJ:
A Assembleia dos Sintuperj, realizada nesta terça (05/06), decretou ESTADO DE GREVE a partir de hoje. A categoria avaliou que a ausência de respostas às reivindicações e o anúncio da retirada do triênio pelo governo do Estado são mais do que motivos justos para o aumento da mobilização.
Além do Estado de Greve, a assembleia aprovou um conjunto de atividades para reforçar o movimento em nível estadual. No dia 14 de junho, quinta-feira, todos os servidores estaduais estarão paralisados por 24 horas em defesa do Adicional por Tempo de Serviço.
Após a assembleia, fomos até a Reitoria, por deliberação da categoria. Lá chegando, houve uma tentativa de impedir nossa entrada. Três colegas nossos, que, infelizmente defendem os patrões, agiram de forma violenta com os trabalhadores. Mas, o bom senso prevaleceu e até o Vice-reitor reconheceu a manifestação pacífica e permitiu a entrada de todos os presentes. Repudiamos a atitude desses servidores que, mesmo perdendo os direitos, ainda se prestam ao papel de ficar contra os trabalhadores e a deliberação da assembleia.
Em seguida, redigimos um ofício que foi entregue na Reitoria, com cópia das reivindicações anteriores já encaminhadas.
1-   Implantação das alterações na Carreira (com inclusão do triênio);3- Abertura de negociação para recomposição salarial progressiva até zerar as perdas; 2- Complemento da implantação da minuta anterior, conforme já em andamento: a)Abertura dos níveis para a continuação da progressão, retroativa para os que se encontram nos níveis finais; c) Recebimento dos títulos para correção da progressão, conforme já prometido pelo Reitor; 4- Revisão da AEDA do auxílio-excepcional e manutenção para aposentados;5- Incorporação dos auxílios para os que ingressaram após 1990 (R$ 274,00), conforme pauta de reivindicação anterior; 6- Criação de vaga para aposentado no Conselho Universitário; 7- Aprovação da proposta de eleição para Policlínica Piquet Carneiro, conforme relato aprovado pela comissão de legislação e normas; 8 - Regulamentação e pagamento do adicional noturno; 9 - Regularização do pagamento dos contratados e cumprimento da Legislação; 10 - Criação de um canal direto, com o Reitor, de Comunicação e Negociação. 

Docentes da UERJ em greve a partir de segunda-feira



Os docentes da UERJ decidiram ontem entrar em greve a partir do dia 11/06, próxima segunda-feira. Os motivos que levaram os professores a  pararem foi a luta pela Dedicação Exclusiva, recomposição salarial imediata de 22%, retirada da representação do governo do estado no STF contra os triênios e regularização da situação trabalhista dos professores substitutos.
Veja mais aqui.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

UERJ ÀS VÉSPERAS DE UMA GREVE

Nessa terça, 05 de junho, os docentes da UERJ que estão em estado de greve deverão decidir se entram ou não em greve por tempo indeterminado. A tendência é a aprovação da greve.

Os técnicos administrativos farão também uma assembléia na terça, às 9h. A pauta é: campanha salarial, PCV e indicativo de estado de greve.

Informações adicionais na página da ASDUERJ, e do SINTUPERJ.